20 de abril de 2011

Quadro em Arte Francesa com passo-a-passo detalhado


Eu nem sei quanto tempo faz que eu tinha prometido colocar aqui esse passo-a-passo, muita coisa aconteceu e eu me atrapalhei, e honestamente quando eu olhava as quase 30 fotos prá editar... morria de preguiça, mas essa semana eu decidi acabar com tudo de inacabado e incompleto na minha vida, não quero mais nada pela metade, coisas sem terminar, promessas não cumpridas, projetos que não saem do papel, e também não quero mais sonhos que não se realizam. À partir de agora ou finalizo e concretizo as coisas ou então dou fim, chega de postergar, essa palavra se tornou uma constante na minha vida e eu só de ouvi-la  fico em cólicas e com urticária. Eu quero viver e ser feliz agora, com o que tenho e com o que posso. Desabafo feito, vamos ao PAP...


Escolhi essa lâmina da TeC para fazer o quadro, cores contrastantes e muitas sobreposições. Não vou entrar em detalhes de conceito dessa vez, porque já fiz isso aqui, cliquem que vale à pena tem tudo explicadinho e outros modelos de quadros.


Resolvi organizar as lâminas assim aos pares, prá que ficasse mais simples de visualizar o que está sendo retirado da imagem e sendo sobreposto. A primeira lâmina eu deixo inteira, porque é o meu desenho de fundo, na segunda lâmina eu retirei a parede, porque na Arte Francesa trabalhamos perspectiva e profundidade, nesse caso vamos retirar o que está mais prá trás, mais ao fundo da imagem.


Levando em consideração a lâmina anterior, que já está sobreposta ao lado, mas sem colar, somente posicionada, na terceira lâmina retirei a cortina, porque é o que está atrás do violino, e nessa etapa retirei também as flores e folhas maiores, porque essas estão mais à frente também.


Nessa quarta lâmina, eu retirei o tecido azul que estava embaixo do violino e da partitura, porque observando a lâmina anterior, fica fácil perceber que ele está tanto atrás do violino, quanto da vela. Uma dica: flores devem ser trabalhadas quantas camadas forem possíveis, porque dão um efeito mais bonito com várias sobreposições, ficam "repolhudinhas", bem cheias, parecem vivas e por isso, eu mantive novamente as flores e folhas maiores.


Essa é a quinta e última lâmina, lembrando que a quantidade de lâminas depende em grande parte da complexidade do desenho, se ele permite trabalhar tantas camadas ou não, dependendo do desenho eu chego a usar 8 lâminas e já vi trabalhos com 12 lâminas. Nesse caso o que estaria mais ao fundo seria o violino, então eu o retirei inteiro e mantive somente as partes menores dele que estariam em relevo, mantive as flores, mas sem as folhas.


Aqui eu apenas quero mostrar à vocês uma prévia de como ficará, nada está colado, apenas posicionado, coloquei bandejinhas de isopor entre as lâminas, já dá prá perceber o volume, o relevo, as sobreposições.


Aqui a mesma coisa, mas por outro ângulo.


Iniciando a montagem, fundo da moldura pintado de marrom chocolate, primeira lâmina colada, muito cuidado nessa etapa para não ficar com rugas ou bolhas.


Existem várias maneiras de se fazer Arte Francesa, algumas delas são com massa de biscuit, com silicone e fita-banana. Aqui estou sobrepondo a segunda lâmina sobre a primeira, poderia ter usado silicone? Poderia, mas não gosto de usar nas camadas em que a lâmina está mais inteira, porque gasta muito, e o papel ondula, faz aqueles buracos, ondas... prefiro a fita-banana porque essas primeiras camadas maiores não requerem "movimento". Percebam na foto que é importante cuidar principalmente das extremidades, dos pequenos detalhes e não esqueçam que prá cortar a fita assim fininha e pequena, sem mastigar com a tesoura, só usando estilete, em base de corte ou vidro.


Outro detalhe importante... a fita deve ser colocada nas extremidades, mas sempre deixando uma margenzinha, percebam na foto como mesmo olhando de lado, não se percebe a fita-banana, um bom corte do desenho também é essencial, prá que a figura se sobreponha certinho, sem excessos nem faltas.

As flores... todo mundo tem dúvidas e dificuldades quando chega a hora de montar os cenários e temos arranjos de flores. Antes de tudo, algo que eu considero imprescindível na Arte Francesa: boleador e base de EVA. O boleador é o que vai dar movimento e vida à vários objetos, que vai torná-los mais reais. Ele faz toda a diferença, sem essa ferramenta, o trabalho fica plano, chapado, achatado. Nesse caso vamos bolear pela frente do desenho, em movimentos circulares suaves, fazendo as bordas da flor "subirem" um pouquinho, que é como ela é de verdade, quando está na natureza.


Observem que depois de boleada a flor fica mais gordinha, arredondadinha. Flores por exemplo requerem vida, forma, movimento, então optei pelo silicone, porque com a fita-banana ficaria achatado.


Quando houverem folhas, uma dica bacana é colocar uma gota de silicone sobre a folha da lâmina, e posicionar a folha recortada de forma a parecer que ela está  embaixo da flor, deixando a pontinha mais levantada.


Depois de posicionar a folha, eu dou uma leve pressionada na base, dessa forma. A base fica escondida embaixo da flor e a pontinha fica mais levantada. Nesse caso em que a folhinha tem uma nervura central, eu dobro a folha acompanhando essa ranhura, deixando-a levemente fechadinha. Tudo isso dá mais realidade ao projeto.


E agora vamos trabalhar a parte final, deixar essas flores mais reais e vivas. De cada lâmina que fui usando, fui retirando as flores, mas prá não ficar apenas sobrepondo-as inteiras, resolvi desmembrar um pouquinho mais cada uma delas, observem na foto como recortei, respeitando o desenho e as sombras ao redor.


Aqui as partes já separadas, prontas prá serem boleadas.


No passo anterior eu boleei pelo direito, nesse passo eu farei pelo avesso, porque agora estou trabalhando o miolo da rosa, a pétala da frente que se fecha sobre as demais, nessa etapa eu quero as bordinhas viradas prá baixo, e não prá cima.


Para posicioná-las, picos altos de silicone, para que fiquem bem cheinhas, gordinhas...


Como as rosas são bem trabalhadas, nos permitem sobrepor ainda mais um detalhe, observem na foto o pedacinho que retirei, e nessa etapa também colocaremos os detalhes do violino.

Detalhes do  violino boleados pelo avesso, com as bordas prá baixo, detalhes da rosa boleados pelo direito com as bordas prá cima.


O fato de alternar na mesma flor o modo de bolear, nos confere mais detalhes, mais realidade ao cenário. E isso faz muita diferença no efeito final.


Aqui a peça pronta, já com moldura em Pátina Provençal, que eu também já ensinei aqui como fazer, com passo-a-passo.

Outros modelos de quadros:


Sei que o post foi longo, mas a técnica realmente é detalhada e esse era um pedido que eu tinha ficado de atender, espero que prá quem tinha dúvidas ou apenas queria conhecer, tenha servido e seja útil. Quaisquer dúvidas, comentários ou algo que queiram acrescentar, entrem em contato, é sempre um prazer!

Beijos ♥
Follow Me on Pinterest

Sobre a autora:
Tays Rocha Tays Rocha é farmacêutica por formação, mas trocou a área da saúde pelas artes, trabalha há 9 anos com artesanato, idealizadora do Atelier Mundo Country, mora atualmente na região de Londrina-PR, casada e mamãe feliz do Leonardo e da Mariana. Romântica, apaixonada pela família, pela vida, pela arte e suas inúmeras possibilidades; feita de cores, palavras, músicas e imagens, e neste espaço compartilha um pouco disso tudo e muito mais.

15 comentários :

Alessandra disse...

Oi Tays...

Acho tão lindo esse tipo de trabalho, mas dá trabalho né? Deve ser gostoso de fazer. Um dia vou me arriscar... Um dia... Rsss
Tem que ser qdo a Cacá não estiver por perto, ou ela vai querer participar comigo, aí já era!!
Estou com saudades, Passa no blog ver um pouquinho da nossa festa no sábado.
Beijos e ótimo feriado.

Marcia disse...

Oi, querida!! Acho arte francesa um luxo!! Parece trabalhoso, mas o resultado é fantástico.
Beijocas e boa páscoa

Lola disse...

Que interessante Tays! Achei que vc detalhou super bem, apesar de achar a técnica difícil e delicada!

Bjs

✿ chica disse...

Acho lindo,mas há que se ter dom e paciência pra fazê-lo,não é? beijos,tudo de bom,chica

http://claudiaaoextremo.blogspot.com/ disse...

Tays parabens admiro demais esse trabalho tão minucioso, delicado admiro a paciencia para realizar um trabalho assim
Ficou perfeito
Parabéns ficou lindo!!
Beijo

Adriana Balreira disse...

Lindo, trabalhoso e vc ensinou super bem! Já sei onde vim buscar explicações maravilhosas sobre esse trabalho de sobreposições.
Parabéns, ficou lindo.
Feliz Páscoa
Adriana Balreira

Camille Nascimento disse...

Nossa é muito lindo porém para poucos, rsrs eu mesma não me atrevo!!!

Beijos e uma ótima páscoa =)

Mari disse...

Que BELO trabalho, amiga!!! Vc é um talento!!!
Eu amei o seu recadinho e aproveito para respondê-lo aqui.
Amiga, nem precisa pedir desculpas pelo "sumiço" não, pois eu entendo PERFEITAMENTE. Eu tb tenho filho pequeno e sei bem o tufão que é. Posso imaginar vc com dois... rsrsrsrsrs...
Te gosto muito, viu?!
Um beijo carinhoso,
Mari

Atelie Inventare Arti - Ivelise disse...

Nao pensei que fosse ter uma aula com voce tao cedo, eheheheheh!Com esta tua explicaçao ficou "quase" facil!!! adorei mesmo esta aula, vou aprimorar minhas artes francesas! beijos e uma Feliz Pascoa!!!
Ivelise

calma que estou com pressa disse...

amia - ficou dez - o pap super emexplicado e a arte pronta - acho linda esta arte - parabéns profiii
bj
lu

Indy disse...

Oi Tays, sabe que já assisti a videos explicativos de arte francesa, vários paps, mas ainda não me animei para fazer,hihi.
Muito boa sua aulinha virtual.
Beijokas

Dinny disse...

Lindo teu trabalho.
um dia aprendo isso....
acho que vai demoraaaaar.
enaqunto aprecio a arte de quem sabe
parabens!!!!

Cibele Leite disse...

Tays é lindo! mas dificil.... bem explicado, e maravilhoso trabalho, quem sabe eu me aventuro...

Um super beijo

adriana disse...

Boa tarde!

Parabéns seu trabalho é lindo!!!!
Estou fazendo um trabalho de faculdade sobre arte Francesa, e estou precisando de artigos sobre este tema.

voce pode me ajudar

Fátima disse...

Tays,
Eu amo arte francesa e já arrisquei algumas peças. Menina, não sabia que você também arrasava nessa técnica! Que show de peça! E o pap mais que perfeito!!! Uau, você é demais mesmo! rsrs. Amei e vou tentar fazer este quadro, se conseguir o mesmo papel, pois adoro violino. hehehe...
E suas palavras iniciais me caíram como luvas. Estou cheia de projetos inacabados e preciso tomar essa atitude de finalizar e dar um jeito em tudo também! :)
Mais uma vez, meus parabéns pela beleza e capricho de suas peças!:)
Bjks.
Fátima Rufino.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...