terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Jateado - Reciclagem e outras possibilidades!



Quem gosta de reciclagem? Vamos aprender um jeito diferente de reciclar vidros e garrafas? A técnica de hoje é o Jateado! Vem que eu te explico, ensino a fazer e ainda dou algumas ideias! ;)
O efeito fosco que originalmente conhecemos e vemos nos vidros, janelas, portas e divisórias é conhecido como Efeito Jateado, esse processo de fosqueamento é obtido através do atrito de finíssimos grãos de areia contra o vidro com o uso de um compressor. O efeito é lindo, mas é um processo tóxico, só pode ser executado por mão de obra especializada e além de tudo é caro!

Para simular esse efeito em vidros e garrafas no artesanato, até então usava-se Verniz Fosco à base de solventes orgânicos, o que é péssimo pra quem tem alergias e sensibilidade. Qualquer produto contendo solvente é potencialmente um alérgeno e tem graus variados de toxicidade, além de danificar pincéis e ter o odor muito forte.


Como sempre a True Colors surpreende! Agora conseguimos um efeito jateado perfeito e fácil de aplicar com o Verniz Jateado! Produto atóxico e totalmente à base de água, sem cheiro desagradável!
Após secagem pode ser manuseado, e após 72h pode inclusive limpar a superfície com pano úmido, só não recomendamos deixar de molho, imerso em água, mas a resistência à limpeza é ótima!


O Verniz Jateado deve ser utilizado com rolinho de espuma seco ou pincel macio, da experiência que eu tenho, o resultado fica muito melhor se aplicado com rolinho. Tomar o cuidado de esticar bem o produto em uma bandeja de isopor e só depois passar o rolinho, cuidar para não encharcar a espuma. Quando aplicado puro o efeito é esse fosqueamento incolor, aspecto gelado.



Nesses frascos o verniz foi aplicado com rolinho, após secagem a textura foi aplicada com stencil e pincel pituá (veja no video abaixo). A decoração foi feita com rendinhas, fitas, pérolas e strass usando Siliccola (cola de silicone), fica lindo se utilizados como luminárias com pequenas velas dentro!


É possível também deixar o vidro natural e jatear usando stencil, criando inúmeras estampas, desenhos e temas! Sem você se preocupar em estragar o stencil e seus pincéis, com total facilidade para criar! 


Essa garrafa fez muito sucesso na Mega, o fundo rosa é jateado colorido! Você pode tingir o Verniz Jateado com qualquer cor da nossa linha PVA ou Acrílica! Veja os detalhes no video, respeite sempre a proporção de 1 parte de PVA para 3 partes de Jateado. Se houver PVA demais o efeito se perde e ao invés de jatear, a peça ficará apenas pintada. Sobre o fundo rosa foi feito stencil com PVA Branco! Decoração com rendas, flores de papel, arabescos de strass com Siliccola.  Veja outros modelos de garrafa nesse estilo AQUI!


Vamos aprender? Super simples! Em um minutinho você aprende! Esse video foi feito por mim com muito carinho para a True Colors no programa Arte que Faz!

Materiais:

- Vidro ou garrafa
- Pincel macio, pincel pituá, rolinho de espuma
- PVA Verde Enseada, Verniz Jateado, Textura Light Areia e SilicCola True Colors
- Stencil com motivos de mar
- Sisal ou barbante, conchinha, pérolas ou strass

* Como fazer:

1) Coloque o Verniz jateado e o PVA na bandeja de isopor (3 partes de verniz para 1 parte de PVA), misture bem com o pincel.
2) Estique a mistura na bandeja com o pincel deixando uma camada fina e sem excessos. Carregue o rolinho passando repetidas vezes sobre a mistura.
3) Em seguida, aplique suavemente em todo o vidro, apenas uma demão. Espere secar.
4) Para pintar a rosca, a parte de cima do pote, use o pincel e emseguida passe o rolinho para uniformizar e retirar as marcas. Espere secar naturalmente.
5) Coloque o estêncil no vidro e, com um pincel redondo de cerdas duras (pituá), aplique a Textura Light dando "batidinhas". Retire o estêncil e espere secar.
6) Enrole o sisal ou barbante na boca do frasco, finalize com um nó. Cole a conchinha com Siliccola.
7) Decore a peça com pérolas, strass, rendas ou outro material de sua preferência.

Não desperdice! Transforme, recicle! A natureza agradece!

* FICHA TÉCNICA

- True Colors: Verniz Jateado, PVA Branco e Textura Light (cores à escolha) e Siliccola.

- Condor Pincéis: Pincel pituá 462/2, Pincel 484/22

- OPA Criando Arte: Stencil OPA1707 (âncora), OPA1714 (manche), OPA465 (medalhão tulipa)

- Toke e Crie: Adesivos Strass Arabescos, Flores Artesanais Vintage II (13403)

Beijos ♥

2 comentários:

Isabel Ramalho disse...

Ficou maravilhoso!!!!!!!!! Já anotei tudinho para fazer.
Beijos, minha linda e feliz semana.

baudaarteira.blogspot.com

Ana Kroetz disse...

Apaixonei! Você é uma diva das artes!
Beijinhos, Ana