sexta-feira, 11 de março de 2016

Saladas gostosas, dicas e ideias!



Cada vez que eu faço uma postagem no Instagram ou Facebook sobre as saladas e comidas que tenho feito, chovem comentários e inbox de muita gente pedindo receitas... Então pra ficar mais simples e organizado, estou postando aqui. No post de hoje algumas dicas de montagem de saladas que são bem gostosas e nutritivas, fáceis de fazer, que alimentam de verdade e não tenho sentido fome. E aí? Já estão animadas? Vamos começar a melhorar a alimentação? Não desista sem tentar! Comece devagarinho e vamos juntos trocando experiências, dicas e nos ajudando. Vem!!!!!!!! :D



No post passado eu comentei com vocês sobre a organização, que envolve a compra, cardápios e preparo dos alimentos. Pra que durante a semana as coisas fiquem mais leves e simples, lembram? É um processo que requer tempo, tempo que você investe uma tarde e depois como recompensa, tem a semana praticamente livre de ficar horas e horas na cozinha. Como preparar os alimentos? Vou passar pra vocês como eu faço, o meu hábito de casa...

* Folhas em geral, chegando do supermercado dou uma lavada rápida, escorro e depois coloco de molho na água com hipoclorito, uso em torno de 10 gotas para 1L de água. Você pode usar também água sanitária, na medida de 1 colher de sopa rasa para 1L, deixo de molho por 30 min e depois é só enxaguar bem em água corrente. Deixo escorrendo e depois é só guardar em saquinhos plásticos de congelamento ou potes.

* Enquanto as folhas higienizam, eu vou processando outros alimentos, cozinho legumes, lavo frutas pequenas, descasco e pico frutas maiores, acondicionando na geladeira em potes. 

 * Alguns legumes como vagem, brócolis e couve-flor eu já deixo prontos e refogados, com alho, azeite de oliva e sal.

* Algumas carnes já deixo previamente preparadas também, iscas de carne refogadas, frango cozido e desfiado e carne moída refogada. Isso sempre tem no meu freezer e também não deixo faltar grão de bico cozido, ervilhas frescas, feijão cozido, seleta de legumes que eu mesmo faço, molhos de tomate, ao sugo, pomodoro e bolonhesa, além de salsinha, cebolinha, coentro, e polpa de frutas congeladas. 

Pra quem tem dúvidas e tiver interesse, eu falo um pouco sobre congelamento e disponibilizo um manual para download nesse post: http://taysrocha.blogspot.com.br/2011/01/dieta-coletiva-organizando-semana.html

Nesse outro post tem mais ideias de saladas e falso Yakisoba: http://taysrocha.blogspot.com.br/2012/04/sugestoes-gostosas-rapidas-e-saudaveis.html

Saladinha simples onde cada um se serve do que gosta.

* SALADAS

Eu faço dois tipos de saladas, as saladas simples que são acompanhamento da refeição principal, que eu sirvo com outros pratos. E aquelas que são a própria refeição, que são o prato principal. Qual a diferença? Na segunda opção ela precisa ser nutricionalmente mais completa, já que eu não como nada além dela. A primeira não tem segredo, é a nossa salada comum do dia a dia, já a segunda eu penso bem nos ingredientes pra que ela fique completa porém sem exageros ou excessivamente calórica. A minha montagem não muda muito, eu procuro sempre misturar ingredientes que eu acho que combinam entre si:

- Base de folhas e brotos: alface de sua preferência (eu amo a americana), agrião, rúcula, palmito, broto de alfafa ou feijão. (Livre, à vontade)

- Leguminosas e grãos: ervilhas frescas, ervilhas tortas, grão de bico, milho verde, soja, lentilha, trigo em grão, trigo de quibe (eu escolho um desses).

- Verduras: tomate, cenoura ou beterraba, repolho, pimentão, brócolis, couve-flor, vagem, abobrinha e outros (escolho três desses, de preferência cruas).

- Proteína: tiras de carne, tiras de frango ou frango desfiado, cogumelos, atum, ovo cozido, lombo, presunto ou peito de peru. Se for o caso, camarão, marisco e etc... (somente um tipo)

- Tempero básico: azeite de oliva, sal temperado com alho e salsa, limão ou vinagre balsâmico. Salsinha, cebolinha, orégano, ervas finas, pimenta-do-reino. Eu faço combinações diferentes desses ingredientes.

- Sementes: linhaça, gergelim torrado, gergelim negro.

- Frutas: manga, laranja, morango, abacaxi, uva-passa (escolho uma dessas).

Não utilizo chia nas minhas saladas, eu prefiro hidratá-las em água e beber a mistura 30 min antes das refeições. Em breve falo mais sobre ela aqui no blog. Proporção: 1 colher de sobremesa de chia em meio copo de água, aguarde 10 minutos, ela começa a absorver água, incha e fica gelatinosa. Não é bom, não é ruim, tem gosto de nada... rsrsrsrsr.

Conforme prometi, vou colocar abaixo algumas das saladas que tenho feito como sugestão pra vocês.


Salada simples bem colorida, servida como entrada, pra só então servir o prato principal. Gosto muito dessa estratégia, porque preenche o estômago, aumenta a saciedade e consigo me satisfazer com muito menos quantidade de alimento. Como eu tomo a chia hidratada antes, a saciedade é bem prolongada.

Ingredientes: Alface americana, cenoura crua em rodelas finas, pimentão verde, tomate-cereja, pepino-japonês, milho-verde, broto de alfafa e pimenta-biquinho.
Tempero: azeite de oliva, sal, limão, cebolinha, salsinha, gergelim torrado, gergelim negro e alho crocante.


Uso muita sobra, aqui raramente eu jogo alimento no lixo... Meu marido é apaixonado por Tender, e volta e meia ele traz um do mercado e faz cara de pidão pra eu assar... Assei esses dias e sobrou, usei alguns cubinhos na salada que ficou sendo prato único e principal pra mim. Fiz essa salada num domingo e abusei um pouquinho no molho e etc... Ficou divina!

Ingredientes: alface americana, cubos de manga e tender, repolho cortado finíssimo misturado com cenoura ralada em fios, pimenta-biquinho.
Tempero: molho de iogurte natural (1/2 pote de iogurte natural, sal, suco de 1/2 limão, 01 colher de chá de mostarda, azeite de oliva, salsinha e orégano), gergelim negro.


Salada para acompanhamento, nesse dia comi apenas ela e bife grelhado acebolado.

Ingredientes: alface americana, tomate italiano em gomos, cenoura ralada, grão-de-bico e cogumelos em fatias.
Tempero: azeite de oliva, sal, limão, alho crocante, orégano, gergelim negro, gergelim torrado e linhaça.


Uma salada bem nutritiva e completa, além de deliciosa!

Ingredientes: alface americana, rúcula, manga, castanha de caju, peito de peru picado, ovo cozido e pimenta-biquinho.
Tempero: azeite de oliva, sal, limão, orégano, gergelim negro e linhaça.


Outra salada que ficou deliciosa! Sobras de lombo defumado com abacaxi, uma combinação perfeita!

Ingredientes: alface americana, rúcula, grão-de-bico, lombo defumado, abacaxi, cenoura ralada em fios, tomate-cereja e pimenta-biquinho.
Tempero: azeite de oliva, sal, limão, orégano, gergelim negro e gergelim torrado.


Vocês perceberam que todas essas saladas tem grão-de-bico? Eu amo de paixão e nessa semana foi o grão que eu escolhi, mas para a próxima já alternei com feijão e ervilhas. A ideia é diversificar! Essa salada foi feita no final da semana, com a geladeira já meio vazia e misturei todas as sobras que eu tinha aqui. E ficou ótima da mesma forma :)

Ingredientes: alface americana, tomate-cereja, grão-de-bico, repolho roxo, castanhas de caju e abacaxi.
Tempero: azeite de oliva, sal, limão e só. Estava com dor de estômago e não quis colocar nada mais... 

________________________________________________________________________

Espero que sirva de inspiração e motivação pra vocês, assim como tem sido pra mim. Há dias não me peso e honestamente não estou muito curiosa ou preocupada com isso, até porque tenho sentido a diferença nas roupas, já doei uma sacola cheinha de roupas largas... Melhor que emagrecer é estar em paz, tranquila, com uma sensação boa de estar cuidando de mim mesma, de estar agindo corretamente em tudo que eu faço, de deitar a cabeça no travesseiro e saber que eu tenho feito o melhor que eu posso, agradecer a Deus com honestidade e sinceridade. Eu estou numa paz tão grande esses últimos dias, que não tem nada no mundo que pague ou que valha à pena ser diferente. Com o coração aberto vou falar pra vocês... Muitas vezes todo o sofrimento e angústia que passamos, são escolhas nossas, a maior batalha é contra nós mesmos. E chega uma hora que a gente precisa escolher o que quer viver e o preço que quer pagar por cada escolha. Algumas escolhas estavam caras demais pra mim, a ponto de eu ter ficado doente emocionalmente, e essa certeza eu tenho, não quero mais isso pra minha vida. Eu só quero estar feliz e em paz com meu marido e meus filhos, cuidando da minha vida e da minha casa, exercendo meu trabalho da melhor forma que sei, com honestidade e sinceridade, o que já incomoda o suficiente muita gente, mas estamos aí... Não necessariamente pra agradar... rsrsrsrsrsrsrs.

Obrigada por todo apoio, pelas palavras de carinho e incentivo, vocês são espetaculares! Gratidão enorme!

Beijos e um fim de semana maravilhoso pra mim e pra vocês!

Ahhhhhhhhhhhh... Essa semana estarei viajando a trabalho, na volta tem posts novos de peças e livros, certo? Espero vocês!

Beijos, beijos! ♥


7 comentários:

Edna Camargo disse...

Adoro ler seus posts, suas dicas, a suavidade de suas fotos. Obrigada

Sandra Vanizatto disse...

Tays, fiz curso com você em Catanduva! Que pessoa incrível você é!
Estou há horas pulando de um post pra outro e não dá vontade de parar!
Obrigada pelos seus ensinamentos, por compartilhar sua arte linda conosco, por ser tão generosa. Amei saber da sua vida, conhecer seus filhos e as dicas preciosas de tudo! Que Deus mantenha sempre esse teu brilho de amor e talento!
Bjs!

Sueli Panicacci disse...

Parabéns está conseguindo!!! Seu cabelo está um espetáculo de lindo. Posta o que tem feito de artesanatos também... Abraço boa Sorte sempre!

Ivone Delgado disse...

nossa, que lindo isto , tanta honestidade consigo mesma, sem medo de ser feliz!amei , ah fiquei feliz, tava esperando as receitinhas com muia ansiedade, pois tbem to precisando urgente ..........valeu . aprendo muito aqui , e nao desista , pois eu to torcendo por voc e. ah vi no outro post, amei a cor do cablo, viu ....kkkkkkkkveremelho paixao . fogo na vei a..........A VIDA PEDE PASSAGEM ...............
bjs ruiva linda!

Maria Teresa Domingues Valente disse...

Tays, até na alimentação está se superando!
Que prato lindo e apetitoso!
Você é incrível!

Elisete Roque disse...

Amei, amei tantas ideias e dicas! Amanhã já vou fazer essa de abacaxi, assei lombo hoje e sobrou!
Beijos minha diva! ♥

Unknown disse...

Parabens Tays!Vc nao so arrasa no artesanato, na culinaria tbem! Amei suas saladas!