quarta-feira, 2 de março de 2016

Reeducação alimentar, um dia de cada vez...




Um dia de cada vez, degrau por degrau... É assim que eu tenho seguido meus dias, e tenho usado esse mantra pra tudo. Sempre fui muito ansiosa e perfeccionista, ou fazia tudo perfeitamente, me cobrando de uma forma quase cruel, ou então nem começava. Resultado, muitas vezes desisti por ter expectativas altas demais. Mas a gente cresce, envelhece, amadurece e aprende que nem tudo é perfeito, que somos humanos, falhos e vulneráveis, que é melhor fazer o possível imperfeito do que não fazer nada... E então a vida se torna mais leve, as metas mais tangíveis, e a ansiedade reduz consideravelmente. O fato de não dar mais a menor importância pra opinião alheia também ajuda muito e eu melhorei muito nesse quesito, me sinto livre, leve e bem mais feliz.


Salada, batata-doce grelhada, lombo assado e abacaxi fresco

Desde que comecei a compartilhar no Facebook e no Instagram muitas meninas deixaram comentários e mensagens me perguntando sobre cardápios, que dieta era, como começar... Fiquei bem contente porque algumas escreveram que ao ver os posts, se sentiram motivadas também, e não há nada melhor na vida do que sermos inspiração positiva na vida das pessoas, agentes de mudança, propagadores de boa informação. Fiquei feliz de verdade... 

Vamos começar do começo? O que me motivou a começar? O cansaço do sobrepeso; meus exames em si não estavam tão ruins, só o colesterol um pouco aumentado, mas eu estava cansada... Cansada fisicamente, emocionalmente, irritada por não me agradar com nada que vestia, e o principal... Saber que eu vinha ganhando peso por comer mal, pra ganhar tempo, pra aplacar a ansiedade, numa desorganização sem fim, numa fuga sei lá de que (mentira, eu sei sim...). Como eu li num artigo esses tempos, eu vinha "comendo sentimentos" e percebi que isso estava dia a dia me destruindo silenciosamente... Eu me sentia insatisfeita, cansada, estressada, sem a menor prioridade na minha vida. E bem nessa fase, já de férias na praia, eu li um livro do Augusto Cury chamado "O Código da Inteligência" e um trecho em específico me deu um bofetão desses que a gente vai parar a uns 3km de distância, foi doloroso, foi pungente, triste... Mas foi também libertador... Esse livro, por esse e outros motivos, passou a ter um significado muito forte na minha vida.

O Código da Inteligência, Augusto Cury - pág 53

Esse foi o trecho que li e me vi descrita, fora o humor depressivo que isso eu nunca tive, o restante, era eu própria... Chorei copiosamente quando li, porque sei das minhas falhas, sei das minhas teimosias e da insistência da minha família que chegava até a me irritar, pra que eu trabalhasse menos, me cuidasse mais, me priorizasse diante do restante. Foi nessa noite que eu decidi que faria alguma coisa por mim. E foi a melhor decisão que eu poderia ter tomado...

Já tinha aqui as últimas duas orientações da nutricionista, resolvi começar por aí, colocar em prática o que ficou somente no papel. Pro meu biotipo e metabolismo, o indicado por ela foi uma dieta de 1400 calorias por dia, o que me sacia bem e não é nada difícil de fazer. Meu problema maior é a Coca-Cola que eu vinha tomando todos os dias e o chocolate, doces em geral. Cortei ambos, mas não definitivamente, deixei combinado comigo mesma que a hora que a vontade fosse muita, tomaria sem culpa. Tenho conseguido deixar somente pros finais de semana e consumido pouco, e tem me bastado.

Vitamina, um dos meus grandes aliados contra a fome na hora da pressa.

Percebi que o grande problema de eu não ter levado adiante das outras vezes era a falta de organização, na hora da pressa e do improviso, eu comia qualquer coisa, o que aparecesse na minha frente. Como contornar? Passei a me organizar de verdade, tem funcionado pra mim da seguinte maneira:

* CARDÁPIOS E COMPRAS

- Sexta-feira: elaboro o cardápio da semana, de segunda a sábado da semana seguinte. Elaborado o cardápio, faço a lista de compras baseado nisso, carnes, verduras, legumes, frutas, tudo que será necessário pra cada prato, cada lanche, de cada dia. Já pesquiso receitas com produtos de época, o que barateia bastante.

- Sábado: dia que esse meu marido santo que Deus me deu, vai ao supermercado. Sim eu odeio e ele me poupa disso desde que casamos e ainda paga a conta sem reclamar ♥

- Domingo: sabe aquele dia que a maioria está passeando, dormindo, lendo, assistindo filminhos romaticamente, vendo Faustão e Fantástico? Então... Eu passo o dia praticamente inteiro na cozinha, lavando folhas, cozinhando legumes no vapor, picando temperinhos, congelando polpa de frutas e grãos, preparando carnes, deixando tudo encaminhado e organizado pra durante a semana eu não cair no improviso. Sim, no domingo. Pra que eu tenha mais tempo livre com meus filhos e também possa oferecer uma qualidade de vida melhor a eles durante a semana. Não existe milagre, existe comprometimento com você mesmo, disciplina e persistência. Se eu tenho um compromisso ou quero sair no domingo, faço isso no sábado... Mas em um destes dois dias eu tenho que fazer, já que trabalho a semana toda. E agora isso é prioridade pra mim e ponto.

Legumes, salada, crepe integral de iscas de carne e queijo

* TROCAS SAUDÁVEIS

A minha intenção principal não é o emagrecer, mas sim, ter uma qualidade de vida melhor, ser mais saudável e conseguir gradativamente introduzir isso para a minha família também. Que o emagrecimento seja uma consequência sem pressa dessa mudança de hábitos. Pensar dessa forma reduziu o imediatismo e zerou a ansiedade. Sendo assim tenho comido coisas muito saudáveis, e algumas são calóricas... Essas mudanças estão vindo naturalmente. De início eu troquei tudo que era possível por integral, e todos estão aceitando muito bem.

Prioridade absoluta para água, sucos naturais ou polpa congelada, ou ainda em últimos casos polpa concentrada. Exatamente nessa ordem.

Troquei o açúcar refinado normal por Açúcar Magro.

Preferência para saladas cruas, muitas folhas sempre. Sementes e grãos nas saladas, além de experimentar vários temperinhos diferentes.

Diminuí drasticamente a quantidade de industrializados, fiquei com vergonha de antes dizer que não tinha tempo pra bater um bolo, 20 min e o bolo está no forno, e a louça limpa...

Parque São Lourenço, lugar lindo onde caminho ♥


* ROTINA, DISCIPLINA

Enfim, nem tudo são flores, não tenho conseguido caminhar durante a semana, nem frequentar a academia, meu marido está trabalhando também à noite e não tenho como deixar as crianças. Então durante a semana tudo que faço é à pé, levá-los pra escola, ir a panificadora, esses dias precisei atender um cliente no centro, fui andando, 6 Km em 1:15h, não deixei de fazer nem uma coisa nem outra.

Sábados e domingos não abro mão, saio caminhar e correr, chova ou faça sol, são os únicos dias que eu posso. Não preciso de companhia, aliás prefiro ir sozinha, tenho tempo pra pensar na vida com clareza, lucidez e sossego, pra conversar com Deus... Pego meu Ipod cheio de musícas boas e também Podcasts e vou, é a melhor das terapias pra mim...

O que tem me ajudado muito também são os meus horários bem definidos, pras crianças essa referência também é ótima.

Não tem mágica, tem prioridades. A gente precisa querer, eu sempre fui a rainha dos argumentos e hoje falo com muita propriedade, quando a gente quer de verdade, o tempo aparece, a gente dá um jeito e a gente consegue. Eu tenho conseguido e espero que cada um de vocês que tem a mesma vontade, consiga também!

Nos próximos posts eu vou começar a colocar os cardápios, algumas receitas que adaptei, outras de blogs que sigo, vamos conversando, desabafando e trocando experiências. A retomada do blog veio justamente por isso também, fazer coisas que eu gosto, retomar o que ficou pra trás, ter um tempinho pra mim. Priorizar o que me faz feliz... E escrever é uma terapia, um bálsamo pra mim.

Eu estou feliz :D E sim, no sol meu cabelo é discreto assim, bem dessa cor! kkkkkkkkk :P


Foram 45 dias até agora e 6 Kg a menos, quanto ainda falta? Não sei, pra minha nutricionista ainda falta 20, pra mim, vou decidindo conforme o tempo for passando e eu me sentir bem ou não... Dessa vez estou fazendo o que posso, com o que eu tenho, aonde eu estou. E se hoje eu falho, tudo bem, amanhã começo outra vez, e vamos em frente, sempre!

Beijos ♥

9 comentários:

Neli Rodrigues disse...

Que exemplo.
Tô precisando de um tapa na cara pra mudar minha rotina alimentar, tb.
Não tem sido fácil.
Mas não encontro ânimo ou uma motivação.
Adorei seu post.
Pretendo me inspirar nele.
Continue firme.
Bjs

Paula Louceiro disse...

Que bacana Tays.
Sabe que eu melhorei bastante minha alimentação depois de ir à nutricionista.
Nem sempre sigo tudo a risca, mas já senti bastante diferença.
O chocolate mesmo, troquei por meio amargo ou amargo e sinto que é muito doce quando como de outro tipo.
Já não como mais tantos doces e bolachas como antes (que eram minha perdição).
Também tenho conseguido ir na academia com mais frequencia.
É como você disse, tudo é questão de prioridades.

Elaine Gaspareto disse...

Tays, que inveja eu senti ao ler seu post!
Que vontade de ter essa força de vontade rsrsrs
Mas olha, me inspirou... ando tão cansada, tanto, mas tanto... e talvez o caminho que você aponta sirva pra mim...
Inspirada eu fiquei, com certeza!
Aguardarei receitinhas rsrsrsrsr
beijosssss

ALE DOSSENA disse...

Oi Tays!
Que delícia ter sua visita no meu blog!!! Obrigada!
Desculpe a demora em responder, mas ando assim como você, um passo de cada vez... tá bem difícil conciliar meu trabalho oficial com a faculdade de Letras e os trabalhos de escritora. Até porque sou escritora independente e além de escrever, tenho que ser o departamento de publicidade, de vendas, de inovação...rsrsrs.
Mas vamos em frente!
Que legal que você está lendo "Por quem os sinos dobram". Esse livro está na minha lista de 2016! Depois trocamos figurinhas. =)
E que maravilha também que foi um livro que te inspirou a mudar sua rotina, fico tão feliz com depoimentos de leituras que mudam a vida das pessoas. Te desejo muito mais sucesso do que você já é e espero outros encontros, virtuais ou reais!!
Beijos!!!

Nane Regulle disse...

Você já deve ter percebido que quase não comento, não sou mais ativa em redes sociais, pouco tenho exposto meu dia a dia no IG, mas seria extremamente grosseiro da minha parte não demonstrar o quanto essas suas mudanças são maravilhosas e lhe dar os parabéns, porque só quem já passou por isso sabe o quão árduo é o caminho para se chegar onde se deseja, nem que ele tenha "várias paradas"!! É como digo: permita-se, sempre!! Bojo

Unknown disse...

Que bacana Tays, também estou nessa de melhorar a alimentação e a vida, estou praticando pilates. Estou voltando à blogosfera, em breve quero voltar atualizar meu blog como antes. Estarei aqui de olho nas dicas, porque será bom pra mim também. Sucesso pra você e valeu por dividir.
Bjos!!

Sueli Panicacci disse...

Parabéns está conseguindo. Tão feliz por você ter voltado! Você é e está linda. Seu cabelo está lindo. Posta mais o que tem feito de artesanatos, amo seus trabalhos. Abraço boa Sorte

Ivone Delgado disse...

nossa, que lindo isto , amei , ah to esperando as receitinhas com muia ansiedade, pois tbem to precisando urgente ..........valeu . aprendo muito aqui , e nao desista , pois eu to torcendo por voc e. ah amei a cor do cablo, viu ....kkkkkkkkveremelho paixao . fogo na vei a..........A VIDA PEDE PASSAGEM ...............

Silvana Almeida disse...

Uau Tays tô mesmo precisando de uma sacudida dessas na vida, ter pulso firme para tomar decisões e ter foco para manter a organização!
Te vendo assim com certeza me motiva a mudar, esses pratos me deixou com água na boca,caminhar sozinha e escutando músicas é uma benção ainda mais nesse lugar lindo!
Beijos <3 continue focada nos teu objetivos, estou amando acompanhar!
http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br