quinta-feira, 3 de julho de 2014

PAP - Como fazer flocagem ou efeito camurça


Muita gente me escreve pedindo técnicas, dicas e passo-a-passos, falando sobre como gostariam de aprender várias coisas mas não tem acesso a aulas e cursos. Eu sempre fiz muitos paps aqui no blog, mas por questão de tempo eu não tenho conseguido mais manter uma rotina de publicações. De tudo que tem sido pedido, a flocagem ganha disparado, embora seja uma técnica muito simples e fácil de fazer, algumas pessoas ainda tem dúvidas. Esses dias aproveitei uma das minhas encomendas e fotografei as etapas do processo, do início ao final, em cada passo eu acrescentei dicas e todas as informações e observações que eu repasso aos meus alunos nos workshops. A flocagem valoriza o acabamento, acrescenta valor à peça, e tem um efeito lindo e delicado. Quando aplicado da forma correta, o pó de flocagem não marca, não fica com emendas, fica uniforme e tem uma durabilidade excelente. Você pode flocar caixas e peças em MDF, resina, gesso, cerâmica, e até mesmo vidros e latas, desde que tenham sido previamente preparados com Multi Primer.

Abaixo está tudo explicadinho, vem aprender também!



Comece escolhendo a cor de fundo, que deve ser do mesmo tom do Floco Color a ser aplicado. É importante que os tons sejam, senão iguais, muito parecidos. A cor de fundo vai proporcionar um melhor fechamento da cor do Floco, deixando o acabamento mais perfeito e uniforme, e caso haja alguma pequena falha na aplicação do Adesivo Permanente ou do Floco Color, a cor de fundo sendo a mesma, fica praticamente imperceptível.


Aplique uma demão da cor escolhida com pincel macio, aguarde secagem e verifique, se estiver transparente, aplique uma segunda demão. Aguarde secagem.


Depois do fundo pronto e bem seco, aplique uma demão do Adesivo Permanente em toda superfície a ser flocada, usando pincel macio ou de cerdas brancas. Ao ser aplicado a cor é esbranquiçada e ao secar ele torna-se incolor. O Adesivo Permanente atinge um ponto de mordência, ele fica grudento ao toque, é um processo de colagem a seco. 


Depois de seco aplique mais uma demão do Adesivo Permanente, essa segunda aplicação é necessária para aumentar a fixação do Floco Color, e também como precaução, caso tenha faltado adesivo em algum ponto na primeira aplicação. ATENÇÃO: Não tentem fazer essa técnica usando cola branca ou qualquer outro tipo de cola úmida, não funciona, faz uma sujeira imensa e o acabamento fica péssimo.


O Floco Color é um pó obtido à partir de fibras de nylon de alta qualidade, é peneirado várias vezes, o que assegura uma qualidade excelente, fácil manuseio, e é livre de grumos. Após secagem total do Adesivo Permanente comece a aplicar o Floco Color, coloque pequenas porções e vá espalhando delicadamente com as mãos, apertando bem. 


Pressione bem nos cantinhos e detalhes, quando houver. Aplique dessa forma em toda a peça, onde o pó entrar em contato com o Adesivo já adere e faz o fechamento. Coloque a quantidade de pó que julgar necessário e mais confortável para trabalhar, lembrando que o excesso é 100% reaproveitado.


Depois de terminar a aplicação retire o excesso do Floco Color sobre uma superfície bem limpa, tudo o que sobrar pode ser guardado e reutilizado em novos trabalhos. você pode usar um pincel de cerdas brancas para varrer delicadamente os excessos dos cantos.

Como saber que a aplicação está correta e o acabamento perfeito? Essa é uma das perguntas e dúvidas mais frequentes que recebo. Eu tenho por hábito voltar a peça contra a luz, se a luz refletir e aparecer transparência ou brilho, é sinal de que está faltando pó de flocagem. Esse brilho (tipo verniz) é o Adesivo Permanente aparecendo, e quando isso acontecer, reforce a aplicação nesses pontos. 

Floco Color Floresta

O resultado final é um acabamento lindo, perfeito, que valoriza e complementa nossos trabalhos. Caso tenha ficado alguma falha em algum ponto, há como corrigir repetindo as etapas desde o início somente no local onde há problema. Cuidem com unhas longas, elas podem deixar marcas que é difícil corrigir depois. O acabamento da borda da tampa pode ser feito com lixa P320 que retira os excessos de Adesivo e Floco sem arranhar a peça.

Abaixo algumas outras opções de cores pra vocês.

Floco Color Azul Marinho

Floco Color Rosa

Floco Color Bege Marfim

Floco Color Pistache

Floco Color Café

Floco Color Turquesa

Pra quem quiser mais informações, no site da True Colors temos a cartela completa das cores em linha. Em breve teremos mais paps, dicas e sugestões de uso com esse produto. Acompanhem!
Estamos também no Facebook, acompanhem a fan page!

Para elaborar esse passo-a-passo eu usei: PVA Verde Floresta, Adesivo Permanente, Floco Color Floresta e pincel linha 123 n22 da Pincéis Cassia.

Beijos ♥


11 comentários:

Adriana disse...

Tays, perfeita como sempre! Eu só acrescentaria que é interessante fazer este trabalho após finalizado o lado de fora da caixa, inclusive com verniz... pq trabalhar o lado exterior da peça sem que haja fiapos do floco é impossível, ao menos pra mim... bjs

Go Artes disse...

Tudo que eu precisava Tays!!
Eu já comprei o Floco Color preto e o adesivo também, vou aplicar em um porta controle.
Depois mostro como vai ficou.

Xerocas carinhosas

bycantini disse...

Adorei o PAP...amo esse efeito camursa!
Beijos, Nath
http://blogdacantini.blogspot.com/

Luxo da Lix disse...

Adoro seu blog e suas dicas! Ótimo finde!

Celinha disse...

Tays...
Me legal... adorei... estava pensando esses dias vou perguntar como faço esse flogado... eis que vc me faz brilhante mente esse post... muito bom!!!
Uma perguntinha, onde encontro aqui em Londrina esses produtos?
Sucesso em sua nova fase!!!
Grande beijo,
Célia Borges

Verinha Bezerra disse...

Muito obrigada Thaís!!!! Voce é um anjo!!

Nilza Toledo disse...

Parabéns Tays...como sempre '''PERFEITO'''.Deus continue iluminando vc ...abraços

mary disse...

Tais achei muito interessante suas dicas. Perfeita para quem esta iniciando um trabalho cm artesanato, assim cm eu que estou aposentada e quero fazer algo para preencher o tempo. Obrigada, por vc transmitir o que vc sabe através de blogger. Deus te de muita sabedoria para estar ensinando outras pessoas....abraços.

Jô Turquezza disse...

Perfeito e lindo!
Comprando o material certo e sendo cuidadosa, fica tranquilo de fazer, não é?
Obrigada pelo PAP.
joturquezzamundial
Beijos.

Unknown disse...

Boa tarde! Achei fantastico este pap, pois estou com todo o material para fazer uma caixa com flocagem e ainda não me arrisquei (rsrs), mas agora com suas dicas e passo a passo com certeza vou fazer e vai dar certissimo. Obrigada.

Unknown disse...

Obrigado por compartilhar a informação. Faço artezanto como hobby em objetos que vou utilizar.