domingo, 25 de agosto de 2013

Receita - Farofa temperada crocante


Sem ideia de um acompanhamento gostoso pro almoço? Essa farofa é simples e fácil de fazer, rende bastante, não sai caro, é bem temperada e muito saborosa. Cada vez que faço essa receita pra quem ainda não experimentou, ou levo a algum churrasco, ou almoço de família e amigos, ela faz sucesso! Quando vou pra Curitiba, pra praia, pra Guarapuava, já faço potes imensos e deixo por onde passo, ela dura até 15 dias em pote bem tampado na geladeira. Essa versão com bacon é uma adaptação da receita original que só leva alho e cebola, mas em dias de churrasco ou feijoada ela ganha adereços... rsrsrrsrsrssr. Aprendi a fazer essa farofa com a minha avó, mãe do meu pai, uma paraibinha de um metro e meio que só faz coisas maravilhosas na cozinha, mas como ela mora em Resende e nós aqui, a distância é grande e nos vemos apenas uma vez por ano. Quando tinha uns 16 anos eu pedi pra ela me ensinar a fazer a bendita farofa, ela me ensinou e desde então ela é figura certa nos nossos almoços. A farofa da minha avó é mais queimadinha, tanto a cebola quanto a farofa, mas aqui, meu marido e meus pequenos a preferem assim mais dourada. Pra ninguém ficar com vontade, fotografei as etapas e o ponto correto pra que ela fique assim dourada e crocante. 





Os ingredientes são bem básicos e simples, e você pode alterar as quantidades a olho, de acordo com seu gosto pessoal, na minha receita eu uso:

* 04 colheres de sopa bem cheias de manteiga
* 04 cabeças grandes de cebola cortadas ao meio e depois cortadas em fatias, não precisa ser muito fina ou simétrica.
* 12 dentes de alho grandes, cortados em lascas ou fatias finas
* 2/3 do pacote de farinha de mandioca branca (não pode ser a torrada)
* sal
* bacon, azeitona e etc... (opcional)


Derreta completamente a margarina ou manteiga, em seguida acrescente a cebola fatiada, mexa acomodando bem e de forma uniforme. Aqui entra uma dica, deixe o centro da panela vazio, acomode a cebola nas bordas. O calor se concentra no centro da chama, fazendo com que a água evapore mais depressa, eu faço isso sempre, inclusive com carnes e refogados. Essa etapa é bem lenta porque a cebola solta muita água, deixe refogar sem pressa, mexa de vez em quando, para que tudo fique dourado por igual.


 Quando a cebola começar a dourar, acrescente o alho fatiado, mexa bem e deixe dourar também.


O grande segredo dessa farofa é daqui pra frente, é acertar o ponto correto de acrescentar a farinha e deixar torrar em seguida. Quando o refogado estiver assim dourado, já começando a escurecer, é hora de mexer bem e acrescentar a farinha branca. Mesmo acrescentando a farinha, a cebola continua molenga, é assim mesmo, misture bem e abaixe o fogo.


A mistura ficará assim, cebola e alho bem douradinhos e misturados à farinha branca, ainda crua.


Agora é apenas ter paciência e observar o ponto, cuidando pra que não queime. Baixe o fogo, e deixe a farinha torrar, vá mexendo lentamente, você perceberá que a farinha que está embaixo vai torrando e ficando bem dourada, misture bem pra torrar por igual. Quando estiver como mostra a foto, é hora de desligar e deixar "descansar". A cebola que nesse ponto ainda está meio molinha, ao esfriar fica crocante. Salgue no final e se quiser acrescente bacon ou torresmo.


Essa farofa é seca, bem sequinha... Acompanha muito bem pratos com molho, feijoada, ensopados, churrasco e também o feijão nosso de cada dia. Várias pessoas que me disseram não gostar de cebola comeram e se lamberam... rsrsrsrsrsr. Façam, e depois me contem, simples, barata e deliciosa. 
Vamos pular a parte das calorias, né? rsrsrsrsrsr

Beijos e bom domingo ♥


13 comentários:

Adriana Balreira disse...

Tays,
Que delicia deve ficar mesmo essa farofa! Adorei o jeito que você faz. Fica bem dourada mesmo! E que figura foi essa na farinha????? Como assim????
kkkkkkkkkkkkkkk
Beijos
Adriana

Jack Lins disse...

Menina, que que é isso!!!???
Estou aqui salivando, e hoje mesmo vou fazer pra acompanhar uma carne assada.
Infelizmente, só tenho farinha torrada, será que dará certo?
Tenha um ótimo domingo, beijos

Craft Room disse...

Já estou salivando só de imaginar o sabor... vou fazer com certeza!!
Ótimo domingo
bjos
Denise

Vanessa Takeushi disse...

oie
hummmm
que delicinha...
amei...
beijos querida
bom domingo

Maria de Lourdes Santos Barros disse...

É Tays, vc tocou no meu ponto fraco. Amo uma farofinha. E esta, tá de dar água na boca. Obrigada. Vou fazer.

Lauisa Nogueira disse...

Toda vez que vc falava nos post dessa farofa ficava doida pela receita..mas sempre esquecia de pedir kkkk gente vou fazer sim para testar pq amo de paixão farofa...sábado vou preparar com todo carinho e venho te contar..beijus minha ruiva gata..vi que a vida por aí está voltando ao normal...que bom..sucesso e paz sempre

Ione Maria Souza disse...

Tays,
Deu água na boca, menina! É uma delícia isso aí.

Obrigada por compartilhar.
Cheiro,
Ione

Luci Cardinelli disse...

Eu amo farofa! E com cebola e alho assim douradinhos, deve ser dos deuses :)

beijo e ótima semana!

Fátima Rufino disse...

Huuummm... a receita é deliciosa e esse post tão bem feito, com fotos tão bem tiradas me deixaram com água na boca! rsrsrs. E olha que acabei de almoçar... hahaha...
Parabéns, Tays! Até para passar uma receita, você arrasaaa! ;)
Bjs.
Fátima.

Silvana Almeida disse...

Ai que farofa maravilhosa estou aqui com água na boca Thays uma delicia quero já fazer lá em casa bjs!!

Déa Prado disse...

Amo farofaaaa.
Essa sua está com uma "cara" bem apetitosaaaaa.
Amei!
Como comecei hoje a dieta..rs
Vou guardar a receita para futura escorregada..
Beijos.

Go Artes disse...

Que coisa mais saborosa!!! Só de olhar, já dá água na boca!
Adorei o passo a passo. Obrigada por compartilhar.

Linda semana e xerocas carinhosas
Go

By Neymes disse...

Hum!! Tá com uma cara boa amiga?!Manda pra cá,hehe.Beijo.Valéria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...