sábado, 30 de março de 2013

Salada de frutos do mar, folhas verdes e ervas finas


Bom dia! Como foram de feriado? Aqui foi tudo em paz, tirei o dia pra descansar, repensar, refletir e agradecer por tantas bênçãos e coisas boas que tem acontecido na minha vida e da minha família. Hoje é dia de dar uma geral na casa, de atender alguns clientes online, de brincar com as crianças e aproveitar o dia lindo de sol que está lá fora. Dando continuidade aos posts que eu queria mostrar pra vocês, ainda das férias, hoje vamos de salada!

Essa salada não tem receita, é um prato de um restaurante italiano muito famoso de Curitiba, o Mangiare Felice. Meu sogro ama e foi através dele que eu conheci, sempre fui companhia pra dividir o prato, mas o fato é que é um prato muito caro e que das últimas vezes nos decepcionou, porque veio cheio de alface e tomates, camarão e frutos do mar que era bom, tinha que procurar com lupa e disputar a tapa... Resolvi então que quando tivesse oportunidade eu tentaria fazer algo parecido, mas resolvi adaptar, incluir alguns ingredientes e temperos, e fazer tudo do meu jeito. Modéstia à parte, ficou uma delícia, muito melhor que a versão original e gastamos 1/3 do preço... definitivamente pagar a grife do restaurante caro, nesse caso, nesse prato, não tem sentido.

Vou listar mais ou menos o que eu usei, porque faço sempre tudo a olho, raro seguir qualquer receita.

*Ingredientes

- 1 Kg de camarão vermelho médio descascado e limpo
- 350 g de marisco 
- 350 g de anéis de lula
- 350 g de polvo 
- 6 camarões-rosa gigantes (opcional)

* Os frutos do mar foram muito bem lavados, escorridos e temperados com limão, deixei descansar até praparar os outros ingredientes.

- 1/2 cabeça de alface americana
- 1/2 cabeça de alface frisante
- 1/2 cabeça de alface roxa
- 2 caixas de tomate-uva ou tomate-cereja (uva é mais adocicado, prefiro)
- 1 vidro de palmito 
- 1 vidro pequeno de alcaparras
- 1 vidro pequeno de champignon

- Pão baguete
- Manteiga ou margarina
- Azeite de oliva
- Alho fresco picado
- Flocos de alho, ou alho crocante (já prontos)
- Ervas Finas
- Orégano
- Limão
- Sal
- Pimenta do reino

*Mão na Massa


Não tenho medida pra temperos como alho e cebola, isso é sempre muito pessoal, aqui usei 4 dentes de alho bem gordinhos. Retire o bulbo central e pique miudinho, refogue na margarina ou manteiga com um fio de azeite de oliva para aromatizar, até ficar dourado.


Em seguida adicione os mariscos, devem ser acrescentados antes porque juntam muita água, deixando o camarão, lula e polvo borrachudos se permanecerem cozinhando juntos. Sempre que for necessário refogar algum ingrediente que junta água, em geral carnes, deixe um "buraco" no centro da panela, o caldo que se forma fica acumulado ali e evapora mais rápido, diminuindo o tempo de cozimento.


Quando o marisco estiver bem refogado e o caldo tiver diminuído bem, acrescente os anéis de lula e o polvo em pedaços, evite mexer muito, mexa ligeiramente de tempos em tempos. Quando estiver branquinho e firme como na imagem, está cozido.


Por último acrescente os camarões, tenha em mente que eles não podem ultrapassar mais que 5 min em cozimento, de macios ficam borrachudos. Polvilhe sobre eles as ervas finas e o orégano, não esquecendo de esfregá-los entre as mãos, é dessa forma que se ativa o aroma e libera os óleos essenciais, que tem muitas propriedades medicinais. Acrescentei alho em cubinhos, comprado já pronto.

Pode ser que nessa etapa tenha se formado mais caldo novamente, se isso ocorreu, use uma escumadeira para retirar os frutos do mar e reserve. Diminua o caldo em fogo baixo, reduza a uma pequena porção que vai servir apenas de molho pra salada. Depois misture tudo novamente e deixe esfriar.


Comprei 6 camarões gigantes para decorar, abri, limpei bem e fiz um corte no meio, no sentido longitudinal, enrolei os camarões em espiral e refoguei junto com a mistura. 


O restante da salada não tem segredo, basta misturar todos os ingredientes, as folhas, os tomatinhos cortados ao meio, palmito em pedaços grandes, champignon em fatias e as alcaparras (não esqueça de deixar de molho alguns minutos para tirar o excesso de sal). Em seguida misture delicadamente o refogado de frutos do mar com o molho que restou, corrija o sal e pimenta do reino, tempere com limão, polvilhe mais alho e ervas se achar necessário e regue com fios generosos de azeite de oliva.


Faço as torradas da forma mais prática possível, em um recipiente eu misturo manteiga ou margarina, um pouco de azeite de oliva, orégano, alho cru ou pronto e passo nas fatias de baguete com uma colher, depois é só colocar no forno, esperar dourar e pronto. 

Mas aí a pessoa se distrai conversando, tirando fotos e fica de bagunça na varanda... e engata numa conversa boa com as visitas do sogro, e pronto... tá lá... meia dúzia de torradas tostadas além da conta... rsrsrsrsr. Ainda bem que deu tempo de correr.... entre mortos e feridos salvaram-se todos! hahahahahah... faz parte!


Rendeu muito bem, essa travessa grande, e mais uma redonda, muito bem recheada de frutos do mar, com camarões de bom tamanho. Ficou uma delícia, muito saborosa e aromatizada. Fui aprovada com louvor, muitos elogios e sobrou um tiquinho de nada, bom demais fazer coisas boas, agradar as pessoas, colocar carinho no que faz, trazendo conforto e prazer.

Em relação a custos, o valor que meu sogro pagava na salada magra que era o suficiente pra nós dois, foi o mesmo que gastei nessa salada super recheada e caprichada e jantamos em 5 pessoas que comiam muito bem! Esse certamente é uma das receitas que repetiremos outras vezes.

Mariana cunhadinha, eu, Sandra e Irenes, minha sogra.

Minha cunhada estava no balneário ao lado, e veio nos visitar, Sandra também, ela e o marido são amigos dos meus sogros. E uma noite meio monótona e chuvosa, que nem tinha nada programado, virou em festa! E daí que a gente estava na praia, né? Sem glamour, sem maquiagem, de roupas simples, preguiça grau 1000 e Havaianas... mas o que importa é que comemos essa salada deliciosa regada a champagne, falei que ia mandar essa foto pro #mulheresrhykas.... cof, cof, cof, cof... Sandra é divertidíssima, professora, linda, de bem com a  vida e só bebe champagne (gente chique é outra coisa...), acompanhamos a visita, foi uma noite agradável e divertida que se estendeu madrugada adentro e gargalhadas afora!  Pra quem não quis a salada, minha sogra fez uma senhora pizza, ela é italiana purinha e faz desde a massa, resumindo... comer pouco e combinar alimentos é para os fracos, a gente come muito, mistura tudo e somos é felizes! kkkkkkkkkkkkkkk.




Ó pra sua salada mamãe! Prefiro meu "milho vedi" e pizza da vovó...






Mariana se atracou no "milho-vedi" e na pizza, Leo foi pra fora treinar, estava aprendendo a andar de bicicleta sem rodinhas, e enquanto não tomou a água do coco que ele mesmo colheu, não deu sossego pra minha sogra... "Mamãe vou lá fora, essa salada tá muito fedida" #sofro...

Por pura falta de opção e pra não me estressar, sou sempre muito democrática, sempre tem opções pra escolher, porque aqui em casa um não come isso, outro não come aquilo e o outro maior ainda, não come nada daquilo outro... minha vida é fácil como vocês podem perceber... rsrsrsrsrsr.

Agora vou preparar nosso almoço, curtir o sol e as crianças. Desejo um bom final de semana a todos, aproveitem o dia, divirtam-se :)

Beijos ♥♥♥

16 comentários:

Sônia Pb disse...

Fiquei com água na boca....... que comida com cara boa demais........
Boa Páscoa prá vc e toda a sua família.
bjs
Sônia

Tesoura, papel e outros amores! disse...

Hum que delícia!!!Deu água na boca.
Bjoks

Anônimo disse...

Deu águ na boca só d verm, quando li então... kkkk Obrigada por comparilhar as receitas. Cheiro.

Ivone Maria souza

Anônimo disse...

ADOREI A RECEITA!!! OBRIGADA!!!

didian cristian pereira ferreira

Go Artes disse...

uma linda páscoa para essa família linda!!!
Adoro seus posts, você escreve muito bem e muito humorada, adoro!
Guarde tudo para escrever seu livro(s) no futuro!

Xerocas carinhosas
Go

Nubia fonseca disse...

Tudo lindo e deve ter ficado muito gostoso também!
Feliz páscoa. bjoss
http://meudocelarnf.blogspot.com.br/

Bia Jubiart disse...

Tays, manda o tiquinho que sobrou p/ o Tocantis rsrsrsrs.
Já vi que sua páscoa foi perfeita! Família, e amigos é tudo de bom. Fiquei com água na boca, excelente receita, na minha city é impossível encontrar frutos do mar...
Vou compartilhar essas delícias...
Tenha uma semana iluminada!

Bjossss

Ateliê Rocha disse...

Hummm... deu água na boca!!! rsrsrs
Qualquer dia vou fazer!!!
Beijos e boa semana

silvioafonso disse...

.


Tudo ou quase tudo
passa nessa vida;
A páscoa passou,
o tempo passa, a
uva também, mas a
saudade não tem co-
mo.

Estou seguindo o seu
blog, siga o meu...

Beijos,

silvioafonso








.

Unknown disse...

Realmente a salada deve ter ficado maravilhosa. Nunca comi ela nesse restaurante, engraçado pois até tem um perto de casa, e acabo indo em outros locais, mas falam super bem dele, acho que fui uma vez em um deles do outro lado da cidade. Com certeza economizamos e fazemos melhor, gostei da carinha do prato, dá vontade de comer sempre.
Quanto as cças, sempre é um estresse, os egredo é não abrir muito para fazer comidas diferentes, tentar ao máximo fazê-los comer o que vai a mesa, mas claro que algumas vezes não dá certo e temos que nos adaptar. Bjks, uma linda semana

Unknown disse...

Boa tarde amiga , queria saber se já enviou minha marmita por sedex kkkkk. Uma otima e abençoada semana
bjs

Carmen Ferreira disse...

Oi Tays
Que lindo post, pena eu não poder comer frutos do mar, tenho alergia, mas amo de paixão. Da última vez que comi fui para no hospital, estava tão inchada, inclusive a língua que já não conseguia falar nem respirar. O prato ficou com uma aparência linda e apetitosa...

Um grande bjo
Blog Pesquei na Net

Liliane de Paula disse...

Tays, li sua receita e fiquei curiosa em saber porque se tirar o miolo do alho, antes de refogar. Aqui refogo inteiro.
Sim, deve ter ficado delicia, porque a foto, prova isso.

Unknown disse...

Olá flor,
Que feriado totoso,familia e comidinhas!AdoroOoooo!
Obrigada pela visitinha no blog!
xerooo
Ótima quinta!

receberecelebrar disse...

Tays, que saladona gostosa!! Até eu que não sou muito fã de frutos do mar confesso que fiquei com vontade!
Amei seu post! Parabéns.
E mesmo atrasada, quero agradecer por você ter compartilhado os printables de Páscoa que disponibilizamos lá no blog.
Recebemos algumas visitinhas vindas do seu blog e ficamos muito felizes.
Super beijo!!
Mel

Lena disse...

Se as imagens são deliciosas, imagino só o sabor.
Tenho de experimentar.
Obrigado pela partilha
Helena
http://vidasolelua.blogspot.pt/