domingo, 26 de fevereiro de 2012

Cartão volta às aulas - Desafio #63 do ACC

Eu adoro desafios, acho que através deles a gente "se obriga" a criar, a inventar... seguindo os critérios, as regrinhas, usando muitas vezes materiais e técnicas que jamais usaríamos. Os desafios nos estimulam e nos abrem para uma visão nova de muitas coisas. Já participei várias vezes, mas ultimamente não tenho conseguido mesmo, não consigo acompanhar e nem mesmo cumprir os prazos, mas participar com mais frequência de desafios e projetos coletivos de scrapbooking é uma das metas que eu tenho prá esse ano, eu quero produzir e criar mais, de uma forma mais solta. Essa semana o blog ACC - Addicted to Cards Challenges está com um desafio super bacana proposto pela querida Babi Kind, é o desafio #63 e as regras eram:

1- Fazer um cartão ou trabalho com materiais de cartão (lembrancinhas, álbuns, scrapdecor...) com o tema volta às aulas.

2- Usar pelo menos uma tinta (tinta acrílica, tinta em spray, entre outras tintas livres de ácido)

3- Enviar o cartão até  27-02-2012 até às 20 horas.


Quando eu li sobre o desafio, decidi que queria fazer um cartão e já pensei na hora em imitar um chalkboard ou quadro negro. A base do cartão é Cardstock Preto (TeC), o papel estampado com números e a base xadrez coloridinha fazem parte da coleção Grade School Stack da Provo Craft, acabamento com fita de gorgurão vermelha e botões. No centro eu usei uma ficha pautada Tilibra, na lateral o efeito de encadernação foi feito com furador EK, e o acabamento sombreado é carimbeira marrom TeC. O carimbo "many thanks" é da Clear Stamp e o adesivo de mochilinha é um Adesivo Chipboard Escola TeC, que tinha sobrado de um projeto que mandei prá Feira de Scrap de SP. 


E a tinta? Eu usei PVA Branco True Colors para fazer esse respingado no cardstock preto, imitando o pó de giz branco do quadro negro, fiz os respingos ou chuva americana com escova de dentes dura. Usei a tinta também para carimbar, gosto do efeito da tinta clara em fundo escuro, além de ser fácil de limpar e nos permitir personalizar da forma que quisermos, numa gama de cores infinita.


Alguns detalhes... costurinha à máquina em zigue-zague médio, uma delícia e tão fácil de fazer! Usei a fita de gorgurão vermelha deu um destaque e combinou com os números do papel, que são metalizados. Detalhe da borda da ficha pautada distressada em marrom e do carimbo com tinta.


Costurinha e botões prá dar um charminho e colorir, combinando com a mochila e com a fita de gorgurão, vejam que fofura a alça da mochila em fita de cetim.


E era prá ser só um cartão, simples de tudo, mas... quando eu o abri, vi o avesso da costura, formando uma moldurinha e pensei em utilizar isso de uma forma que enriquecesse o cartão, pensei em colocar um carimbo, ou uma tag... mas como estava com meus tentáculos ocupados entre o cartão, caixas de Páscoa e as panelas... deixei prá pensar melhor depois, e enquanto isso fui fazendo o outro lado. Como o cartão tem fundo escuro, é necessário fazer um "tapete" mais claro prá que possamos escrever e não fique desconfortável prá ler, reaproveitei a outra metade da ficha pautada, mas dessa vez furei na parte de cima e não na lateral, distressei com carimbeira marrom também. 

Ia colar retinha e inteira, mas achei tão politicamente correta... rsrsrsr tão certinha, engessadinha, simetricazinha... inha, inha, inha... Rasguei a parte de baixo e colei assim, torta! Decidi rasgar um pedaço prá sobrar aquela borda embaixo, eu queria carimbar ou fazer algum detalhe diferente.

Esse carimbo é da TeC, do kit Feliz Aniversário, ele tem as três primeiras flores, aí eu fui repetindo as carimbadas. Amei o resultado, gostei muito mesmo, era isso que eu queria, carimbei com a mesma tinta, PVA Branco True Colors. Remexendo na minha caixa de fotos, achei essa do Leo que revelei menorzinha, e cabia certinho... colei a foto, me deu a ideia de fazer mais um cartão e dedicar às professoras do Leo e da Mariana, que tem sido tão atenciosas na adaptação das crianças, todos os dias me chamam prá conversar, sempre com recados carinhosos na agenda e até contato por telefone.


Abaixo da foto eu coloquei a fita de gorgurão branca, uma estrela azul do Furador Gigante da TeC, combinando com a camiseta da foto (sou dessas), e no centro um botão laranja. Já tinha dado por encerrado, aí achei em cima da mesa um retalho da fita vermelha que eu usei na frente, dobrei, coloquei uma bailarina e colei abaixo da foto. Vejam na foto de cima, deu um contraste muito bacana.

Obrigada Babi querida pelo convite! Foi muito bom brincar de scrapear hoje, sem muito compromisso, só mesmo pelo prazer de criar, coisa que às vezes, depois que a gente passa a trabalhar e deixa de ser hobby, a gente esquece...

Scrap decor - maletinha volta às aulas

Caderno de Recordações - homenagem à professora

Eu já trabalhei há algum tempo esse tema em duas outras peças. A primeira peça é uma maletinha que fiz prá Scrapbooking Show, prá vitrine da TeC, uma feira anual de scrapbooking que acontece em São Paulo. A segunda, é um caderno totalmente artesanal, feito como homenagem de final de ano à uma professora, dentro estavam reunidas várias folhas com as dedicatórias e desenhos dos alunos. Para ver mais detalhes desses projetos, basta clicar nos links, tem várias fotos de outros ângulos e todos os detalhes.

Beijos e boa semana ♥

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Páscoa - Gravuras para artesanato em geral

Meu tempo está curtíssimo por esses dias, nem consegui parar por aqui ou responder vocês, estou no meio de uma encomenda enorme de Páscoa e outra de scrap decor. Tenho produzido muito e logo volto aqui prá mostrar tudinho pra vocês e colocar a vida em ordem, certo?  Hoje eu passei rapidinho para deixar presentinhos, algumas gravuras de Páscoa que podem ser usadas em decoupage, cartões, scrapbooking e etc... Para usá-las, você pode imprimir na impressora da sua casa mesmo, aguarde secar bem (eu espero uma hora pelo menos) e depois e só impermeabilizar com duas camadas de Goma Laca Incolor, intercalando secagem. Se você preferir, leve o arquivo em uma gráfica ou papelaria especializada e imprima a laser, dessa forma não precisa usar a goma laca, basta usar e pronto.

Dicas

* Eu gosto de imprimir em papel couchê fosco, fica igual aos papéis de decoupage comprados prontos, mas se você imprimir em casa, deixe secar por mais tempo.  No mínimo umas duas horas, ele é um papel menos poroso e acetinado, se não estiver bem seco, borra com facilidade.

* Os arquivos estão em boa resolução e qualidade, salve e deixe do tamanho que você precisar e quiser, eles não perderão a definição.

* Se for levar para imprimir na gráfica, monte uma folha com o máximo possível de imagens, pois as cópias são cobradas por unidade, e você pagará a mesma coisa por uma folha cheia ou com uma imagem apenas.
























Muitas opções de coelhos fofos e ovos coloridos, dá pra soltar a imaginação e criar bastante. Na próxima semana eu trarei um passo-a-passo de lata reciclada que vira uma cestinha, bem simples de fazer. Escolha uma gravura e vem fazer comigo, vamos inspirar outras pessoas a fazer também? Mostrando o quanto é fácil, gostoso, barato e está ao alcance de todos ;o)

Beijos e um ótimo final de semana ♥


terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Brigadeiro de panela, brigadeiro de copinho! Mas tem que ser colorido...


O Leo às vezes se invoca com umas coisas que eu não sei bem de onde surgem, no momento por exemplo, é granulado colorido, tudo tem que ter granulado colorido, "porque é tão lindo né?" "porque é tãoooooooooo gostoso mamãe..." e mais 1001 justificativas para o amor colorido. Esses dias fiz uma nega maluca recheadona, e lá vem ele... "só vou comer se for coberto com granulado colorido", e né? Eu não sou amiga do dito cujo, eu como mas não amo, sabem como? Aí ficou lá, meu bolo lindo de viver, metade preto liso e metade todo colorido, e todos fomos felizes e gordinhos para sempre... Um pouco antes de começar as aulas, ele me pediu prá fazermos brigadeiro, mas tinha que ser de copinho e tinha que ter granulado colorido, exigente quem? Eu tinha copinhos que haviam sobrado do chá de bebê da Mariana, e numa tarde quente, logo depois que mudamos, esperamos a Maricota dormir, fingimos que não vimos as 21545184184 caixas que tinham que ser abertas ainda, e fomos "brincar" na cozinha.

E foi assim...


Reunimos os ingredientes e tudo o que era necessário pro nosso momento Brigadeiro Gourmet ;o) Quer fazer também? Anote aí:

* 02 latas de leite condensado
* 02 colheres rasas (sopa) de margarina
* 06 colheres (sopa) de chocolate em pó ou achocolatado
* 04 colheres (sopa) de creme de leite
* saquinho plástico para encher os copinhos
* copinhos plásticos para sobremesa
* confeitos à escolha

A receita em si não tem segredo nenhum, é a mesma receita do brigadeiro comum, faça do seu jeito, do jeito que gosta e está acostumada. Eu juntei numa panela o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó, misturei bem, apurei em fogo baixo, mexendo sempre até o ponto de brigadeiro firme.


Em seguida, misturei metade da massa com o creme de leite, que serve apenas para deixar com consistência mais macia, desprender fácil do copinho e temperar um pouco a massa. Ele quebra aquele doce excessivo do brigadeiro, deixando muito mais suave e gostoso, dá um tom mais escuro e brilhante à massa.


Meu pequeno chef fez manha prá tirar fotos porque estava com um cabelo indigno, férias... não tinha achado um cabelereiro em Cambé City ainda, a situação estava feia mesmo... vaidades à parte... 

Enquanto eu lavava a panela e a louça, deixei o  Leo encarregado de fazer essa mistura, e ele adorou ver as cores se misturando e ficou fazendo desenhos, mais brincando com a massa do que fazendo o que pedi... o que faz totalmente parte do processo ;o)


A melhor parte de todas, lamber as panelas e tigelas... Depois de tudo misturadinho, a recompensa, e num momento de distração... a foto! Sou uma mãe legal e só enquadrei uma parte do cabelo.


Fiz duas receitas, uma prá comer de copinho e a outra porque ele queria enrolar e colocar nas forminhas, igual aniversário. Aqui ficou a metade da massa sem o creme de leite, em ponto de enrolar, e a outra metade, mais molinha que coloquei em um saquinho para encher os copos sem melecar.


Cortei a ponta do saquinho, que já estava fechado em cima com um nó e fui enchendo os copinhos, o Leo também encheu alguns. Dessa forma é ótimo porque não suja as bordas e nem precisamos ficar lutando prá encher com a colherinha. Uma ótica dica prá quem quer fazer prá festinhas e quer um visual bonito e mais bem cuidado.


Cabelo terrível, despenteado e boca suja, é bullying de mãe? Espero que ele não veja essa postagem, senão vou escutar pro resto da vida, porque o Leonardo é desses... Enfim a parte preferida, esperada, o êxtase da culinária... o granulado colorido... rsrsrsrsrs. Acabei não fotografando os brigadeiros que enrolamos porque a câmera estava sem bateria, sorry...


E aí está, no detalhe... a mão pequenina se realizando por uma coisa tão simples... Confesso que sou humana e que muitas vezes eu morro de preguiça de colocar em prática o que eles querem, mas eu faço, porque esses momentos não tem preço, conversamos, rimos, nos aproximamos e isso é super importante prá eles. Eles se sentem seguros, desde pequenos criam vínculos muito maiores, não apenas de disciplina e obediência, mas também de amizade, confiança e respeito. Muita gente me pergunta como eu dou conta, como consigo e vou explicar... 

Não estou por dentro dos últimos filmes lançados, há muito tempo não sei o que é cinema, não consigo devorar livros toda semana, não consigo passar horas a fio nas redes sociais. Às vezes deixo de passar um creme vagarosamente após o banho, resisto à tirar um cochilão de domingo à tarde, ou recuso algum convite que recebo prá sair. Muitas vezes a louça fica na pia prá lavar mais tarde... Não existe mágica, não existe segredo, o tempo é um só prá todos nós. Existe o priorizar o que é mais importante, o gastar seu tempo com coisas que realmente te acrescentem algo de bom, transmitir amor e cuidar daqueles que você ama. E é isso que eu tenho feito, eu tenho tentado cuidar com amor e estar mais próxima dos meus pintinhos, eu tenho vivido mais a minha vida real e valorizado aquilo que tenho. Eu estou correndo atrás de ser feliz e não viver mecanicamente num ritmo que não me dê um retorno efetivo de felicidade. Eu tenho tempo prá mim sim, eu me cuido, quando dá eu leio, quando dá eu saio, quando dá...  Porque não tem nada nessa vida que valha mais prá mim do que estar com meus pequenos e cuidar da minha casa e da minha família. É assim que eu dou conta e consigo, desculpe se decepcionei alguém, que achava que eu tinha super poderes... rsrsrsrsr. 


Será que ficou bom esse negócio? Leo na cozinha... não sei não, deixa eu experimentar bem e já conto prá vocês...


A cara tá boa... vou comer mais uma colherada prá ter certeza...


Hummmmmmmm... acho que o Leo já pode casar ;oP

Nós adoramos essa bagunça toda, e ver a carinha deles de satisfação provando do que fizeram não tem preço, Leo fica todo orgulhoso, o pai chegou do trabalho e ele foi correndo mostrar! Sempre reservo esse tempinho prá bagunçar com eles na cozinha. 

Nós também já fizemos Cupcakes de cenoura, Cupcakes Peteleco e outras delícias, clique prá ver  e inspire-se a fazer e se divertir com seus filhos, sobrinhos e etc...  também!

Beijos ♥

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Ideias, dicas e projetos com furadores quadrados

Semana corridinha, mas super gostosa, com visitas, crianças bagunçando, comidinhas gostosas, passeios e coisas muito boas acontecendo, estou feliz! E por conta disso tudo estou em ritmo mais lento aqui no blog, curtindo meu momento, mas como morro de saudades de postar e blogar, cá estou eu \o/

Lembram que eu mostrei o cartão que eu fiz usando furador quadrado? Prometi trazer dicas, ideias e modelos de cartões usando esse modelo de furador, um dos mais básicos e importantes na minha opinião. Vejam a seleção e dicas abaixo e inspirem-se!

via Chavez Designs

Sequência de recortes quadrados em papel de scrap coordenado, variando as cores, detalhe do carimbo e strass; fita-banana prá dar profundidade e relevo. Simples, fácil, com um efeito bem original. Uma outra opção seria, ao invés de fazer os recortes em papel estampado, carimbar no papel liso e depois furar.

via Stamping with Loll

Sacolinhas lindas e fáceis, a parte inferior pode ser feita com furador quadrado ou retangular, a alça me parece ser pedaço de zíper, mas poderia ser cordão encerado, cordão de pérolas, strass e etc... o papel vermelho é papel seda. Mensagem com carimbo, ou se preferir bem personalizado (eu prefiro muitas vezes), pode ser escrito à mão com marcador permanente.

via Just me & him

Adorei essa ideia para reaproveitamento dos retalhinhos, furador quadrado, bordas envelhecidas com Distress, se quiser mais envelhecido, esfumace com carimbeira marrom. Uma opção que eu daria, seria utilizar alguns dos retalhos como molduras de fotos pequenas, apenas de rostos.

via Etsy

Mais simples impossível, retalhos coordenados, fundo em papel liso ou cardstock, detalhe do acabamento com laço.

via Simply Stamped

Adoro o contraste do kraft com o colorido do estampado, furador quadrado, carimbos coloridos, cantos arredondados com furador de cantoneira, tudo colado com fita-banana. Simples, lindo e de um bom gosto incrível.

via My Grid and Inch Projects

Composição tom sobre tom, apenas colados, sem nada de técnicas ou complicações. Aproveite seus retalhos!

via My Grid and Inch Projects

Preciso confessar, estou apaixonada por costurar papel, aqui são recortes quadrados carimbados, usando muita carimbeira e costurinha ziguezague nas bordas, que pode ser carimbo ou costura de verdade, à mão ou à máquina.

via Splitcoaststampers

Recortes quadrados em dois tamanhos, com dois cantos arredondados, pétalas maiores coladas, pétalas de cima com fita-banana, miolinho de botão.

via Nichole Heady

Quadrados e botões costuradinhos, a dica que eu deixo aqui é de trabalhar a borda, seja usando um furador escalope quadrado, ou Tesouras Artesanais de bordas decoradas.

via Creating Keepsakes

Uma ideia de tag quadrada para organizar o craftroom ou o que você precisar, usando papel glitter, bailarinas e furadores quadrados.

via Kelly Goree

via Stephanie Howell

via Lisa Dickinson

via Two Peas in a Bucket

Gosto de usar o furador quadrado para emoldurar e recortar fotos, adoro essas composições delicadas, onde são mescladas estampas, costurinhas, apliques, fotos e journaling.

Gabarito de Marcação Quadrados - Vlady


Espero que vocês gostem, que aproveitem as ideias e dicas, que essa galeria sirva de inspiração. Quem ainda não tem furador quadrado, pode fazer os projetos da mesma forma, usando os Gabaritos de Marcação do Vlady, onde você risca e recorta no papel, conseguindo formas perfeitas, em vários tamanhos. Prá quem quiser, a velha opção de recorte à mão também é válida, ou seja, a técnica está ao alcance de todos! 

Beijos ♥