sábado, 16 de junho de 2012

Culinária - Misturinha gostosa e versátil!

Não vou nem entrar em detalhes do assunto correria da minha vida louca vida... rsrsrsr, todo mundo já sabe disso, como me divido entre a casa, a família, o trabalho e não tenho ninguém prá me ajudar, só uma diarista que vem duas vezes na semana... não posso complicar muito minha vida. Inventar moda durante a semana nem pensar! O almoço e lanche são os basiquinhos normais de toda família, nenhum ingrediente que tenha que pronunciar enrolando a língua, preparar, ajoelhar e rezar antes de usá-lo. Tem que ser tudo muito prático, do tipo, temperei, foi prá panela tá pronto! rsrsrsrsr

Nem por isso comemos mal ou qualquer coisa, sempre tem comidinha gostosa nessa casa, sempre! Arroz muito bem temperado e refogado, feijão também. Meu povo aqui é enjoado level 12563, não comem nem isso, nem aquilo, nem aquilo outro... #sofro, então eu faço uma comida bem básica prá eles e dou uma repaginada prá mim. 

Risotinho de frango e legumes para os meus doentinhos

Trouxinhas de repolho (preguiça de fazer charutos... ahahaha)
 
Meu almoço de ontem ;o)

Como sabem, estou numa guerra contra a balança, então procuro me comportar durante a semana, fazer comidas mais saudáveis, prá poder abusar um pouquinho no final de semana, que é quando estamos todos em casa e invariavelmente queremos comidas mais gostosas e calóricas.

Fiz esse risoto semana passada, quando a virose passou por aqui; charuto de repolho, na verdade trouxinhas porque é mais fácil de enrolar, com molho caseiro de tomate (essa comida é tão comfort food prá mim, me lembra tanto a minha infância e a minha avó...). E esse prato foi meu almoço ontem, peito de frango douradinho e legumes, e assim vamos... estou irritada comigo mesma porque tinha emagrecido super bem e por descuido e relaxo, engordei novamente, mas essa semana estou recomeçando do zero. Durante a semana é assim, comidas mais saudáveis e simples.

Spaghetti à romana, sempre sucesso aqui em casa

Mas... no final de semana... não tem jeito. A gente acaba abusando um pouquinho mais, adoramos esse prato que é uma delícia, rápido e simples de fazer. Essa é a minha mistura versátil (bacon, milho-verde, cheiro-verde, molho branco, bechamel ou requeijão). Por que versátil? Porque ela vai bem em vários pratos, e já me salvou inúmeras vezes, em que tive que rapidamente inventar algo que fosse rápido e gostoso.

Não vou colocar receita porque não tem, eu faço a olho como 99% das minhas receitas, e é tão fácil que dispensa. Resume-se a fritar bem o bacon, escorrer toda a gordura, deixando bem sequinho, misturar o milho-verde, cheiro-verde e se você gostar, alho e cebola. Gosto de colocar azeitona picadinha, mas coloco separado na minha porção, já que ninguém aqui em casa come. Depois disso é misturar com a massa escolhida, juntando o molho, seja branco, bechamel, ou mesmo vermelho, fica igualmente bom.

Pão de  queijo recheado

Assando... casa cheirando a pão de queijo.. hummmm

Presunto, milho-verde, temperos, alho ,azeite de oliva e orégano, tudo misturado com requeijão

Faço pães de queijo recheados pro lanche, no lugar do molho branco eu uso requeijão light, no lugar do bacon, presunto cozido ou peito de peru. Depois de assados, corto os pães ao meio, recheio com uma colher e volto pro forno prá dourar um pouquinho mais e aquecer o recheio. Fica muito bom, todo mundo que come aprova! Esse pãozinho também fica bom com outros recheios, com frango, carne seca, basta usar a criatividade e inventar novas misturas.

Batatas grelhadas na manteiga e gratinadas.

Batatas ficando bem douradinhas e com uma crosta crocante.

Todas na assadeira, já cobertas, agora um queijinho por cima e gratinar

Outra coisa que todos adoram por aqui são essas batatas, compro batatas grandes, descasco e corto-as ao meio, cozinho de forma que estejam macias, mas firmes, depois de escorrer bem, coloco prá dourar, o correto seria manteiga, mas prefiro usar a margarina light mesmo, deixo que fiquem bem douradas dos dois lados. Reservo e coloco a mistura sobre elas, por cima um pouco de muçarela ou parmesão ralado, volto ao forno para gratinar e derreter o queijo. Uma saladinha leve de folhas e não precisa nada mais.

Essa mistura fica deliciosa dessas formas e também recheando pãezinhos de leite, um pouquinho de forno e pronto! Tem a desvantagem de ser um pouco calórica, mas podemos fazer substituições, quem é vegetariano pode colocar cenoura, tomate, passas, milho-verde e champignon; ricota e tomate seco com manjericão, azeite de oliva e ervas, também fica maravilhoso, muito bom. Dá prá trocar o presunto e o bacon por frango, carne seca, pernil ou atum, as possibilidades são inúmeras! Não dá prá fazer direto, mas nos finais de semana dá prá abusar um pouquinho, e comendo porções menores dá prá se deliciar, sem ficar passando vontade.

Essa é a minha dica prá vocês, de coisas realmente práticas e gostosas que funcionam muito bem na minha cozinha e tem aprovação unânime dos amigos e família \o/

Beijos e bom final de semana ♥



20 comentários:

flaviane disse...

Olá Tays!
Noossa, passei para te desejar um ótimo fim de semana e, embora tenha almoçado, fiquei com muita água na boca com essas fotos! um delírio gastronômico,rsrs
Bjs

Betty Gaeta disse...

OI Tays,
Sou doida por estas últimas batatas que vc postou. aquela casquinha de fora fica bem crocante... aimeud'us!
Bom final de semana!
xoxo

www.gosto-disto.com

Telma Maciel disse...

Menina, sou louca pra fazer batata recheada aqui em casa! Q delícia!
Eu queria fazer essas receitinhas diferentes, mas desanima... Sofia come nada! Nem obrigada! rs
Mas gostei das dicas pros finais de semana... nhami nhami!
Bjks
Saudade docê!!!!

Liliane de Paula disse...

Tays, o problema maior de peso é, justamente, esse.
Não manter o peso depois de ter perdido é coisa que não entendo.
Todas as comidas que vi são, ou me parecem ser, calóricas. Lindas, deliciosas, mas calóricas(risos). Vc devia acostumar as crianças a já comer correto. Fazer comida separada para cada um vc sabe que não é correto. E é trabalhoso. Meus filhos já cresceram. Mas vivi isso de tempo curto. Cheguei a ter 3 empregos. Corria de um para outro.
Bem que queria(queríamos)poder comprar tempo.
E a cidade? Já está gostando?

Liliane de Paula disse...

Tays, o problema maior de peso é, justamente, esse.
Não manter o peso depois de ter perdido é coisa que não entendo.
Todas as comidas que vi são, ou me parecem ser, calóricas. Lindas, deliciosas, mas calóricas(risos). Vc devia acostumar as crianças a já comer correto. Fazer comida separada para cada um vc sabe que não é correto. E é trabalhoso. Meus filhos já cresceram. Mas vivi isso de tempo curto. Cheguei a ter 3 empregos. Corria de um para outro.
Bem que queria(queríamos)poder comprar tempo.
E a cidade? Já está gostando?

Andréa Cabral de Oliveira disse...

Olá querida Tays,
Que LOCUUUUURA!!!!!!
Não sei nem qual eu faço primeiro,cada um mais maravilhoso que o outro.
Menina tenho até uma inveja "branca",kkk. Como você consegue dar conta de tanta coisa. Parabéns!!!!

Beijo grande e bom fim de semana.
Andréa Cabral

Liliane de Paula disse...

Tays, esqueci de dizer que vi suas fotos de grávida e estão muito bonitas. Vc ficou uma grávida, linda.

Irineia Kirach disse...

Hummmmm que fome...não quero jantar e vim ver tudo isso...ai aia ai...Mais valeu a dica...Obrigada adorei a massa com o molho de bacon e milho e requeijão vou fazer...bjos...

Faniquito disse...

Hummmm plena manhã e eu já fiquei com vontade de almoçar.

Depois dessa mostra posso dizer q eu poderia comer tranquilamente na sua casa.hehehe Eu como de tudo mas a comida tem q agradar primeiro os meus olhos senão não vai.hehehe

Linda semana prá vcs....eu finalmente vou te conhecer...tô ansiosa a beça.Vem logo !!! hehehe

Beijinhos

Ana

familiacomarte disse...

Hummmm gente Tô babando a tela do pc.ai ai..adorei as receitas..já estão no caderno..beijus

Scrap's Welize Archas disse...

Hummmmm...delícia de menu...

bjs

Bedroom Paint disse...

Hi
Culinária - Misturinha gostosa e versátil!
Your post has good quality, I absolutely love this write-up and it was so nice. This is an excellent story, I did not expect this.

Ana disse...

Uiiiiiiiiiii quanta coisa del[icia!

Vou me inspirar no cardapio da semana.
Adorei, beijos e uma linda semana pra voce.

Ana

Unknown disse...

Nossa da proxima vez me convida pro almoço deu fome so de olhar te desejo uma semana
bjs

Adriana Balreira disse...

Comidas básicas??? Menina do céu! Quanta delicia junta! Amei suas comidinhas. Essa batata e pão de queijo recheado. Fiquei aqui com água na boca, e olha que acabei de almoçar. Ainda bem meu bom Deus que vim aqui com o bucho cheio!
Beijos
Adriana

artes e arteirices disse...

engordei só de ler e ver tanta gostosura... rsrsrrsrsr


beijus linda

Marion disse...

Hum... Tô aqui, no meio da tarde, morrendo de fome... E ver isso... Delícia! Mas Tô no aeroporto e nada vai ser tão saudável e gostoso...! Abs.

Georgia Visacri disse...

ai, essas batatas das últimas fotos devem ter ficado di-vi-nas, hein? Mas sua culinária não tem nada de básica, é super saudável e variada. E o melhor: você não usa a vida corrida como desculpa para ficar entupindo sua família com comida processada, pronta, industrializada ou cheetos como tanta gente faz, kkkkkkkk. Está de parabéns!!

bjs

Anônimo disse...

Meninaaaaaa!
Cheguei até aqui através da Vila do Artesão, por causa daquele lindo cartão de corujinha... e dou de cara com essas comidas maravilhosas!! assim você me mata...hehehe
Adorei e por aqui vou ficar...
Beijinhos!!!!

Caldeirão das Artes by Mallú Marianno disse...

OLÁ, THAIS...GOSTEI MUITO DE SEU BLOG, PARABÉNS PELA PARCERIA COM A ARTESANATO E DECORAÇÃO.....SE PUDER VISITE MEU CANTINHO, SERÁ MUITO BEM VINDA...PAZ, LUZ E SUCESSO!!!! BEIJOS NA ALMA!!!