9 de abril de 2012

Boas notícias e Atitudes para mudar - Respire #1

via Google Images


Depois de apenas 8 dias de reeducação alimentar e caminhada 3x na semana, eu eliminei 2,150 Kg, e isso me motivou demais, estou feliz, animada, me sentindo menos inchada e mais leve, como era de se esperar, minha autoestima deu um up, e estou me sentindo bem melhor. Eu ainda estou de mal com o espelho, mas já parei de xingá-lo, creio que em breve, muito em breve, voltaremos a ser amigos e até quem sabe engatar um namoro... rsrsrsrs.

Não consegui começar a academia, simplesmente porque não achei nenhuma ainda que se encaixe no que eu preciso, mas continuo procurando. Ainda sinto os joelhos, mas já tenho tido menos dores de cabeça do que no início... essa semana meus pais estiveram aqui e eu consegui manter a dieta bem rígida até quinta, depois comi pizza e churrasco, mas tudo em pequenas porções. Ontem ganhamos uma cesta imensa da Cacau Show, com ovos trufados de brigadeiro, maracujá e avelã, e ovos ao leite, canecas lindas cheias de trufas de morango, maracujá e tradicionais, barrinhas, bombons... quem resiste a um presente desses meu Deus? Claro que comi, mas muito menos do que em outras épocas, tudo se resumiu à duas trufas e uma barrinha, e prá compensar jantei só tabule. Como diz minha médica, são trocas não recomendáveis, mas eventualmente possíveis, e ontem foi o meu eventualmente! Apesar de que nessa reeducação alimentar eu tenho consumo livre, do que eu quiser, de até 500 calorias por semana, e posso sim comer tudo em chocolates se for da minha vontade \o/ mas eu já as tinha detonado antes... rsrsrsrsr.

Muita gente me escreveu perguntando sobre a reeducação, eu estou fazendo essa que postei aqui, seguindo as tabelas de porções rigidamente, e ingerindo diariamente 3L de água, super necessário prá eliminar as toxinas. Leiam o post e vocês verão como é simples, você monta seu cardápio com o que tem em casa, sem frescura, sem receitas, sem contar pontos.

via Como tirar

Depois de ter acontecido tudo que eu contei, fui encaminhada ao departamento de Medicina Preventiva do meu convênio médico, onde a cada consulta era feito um acompanhamento rígido, medida da pressão arterial, peso, circunferência abdominal (cintura), que está ligada diretamente ao risco de problemas cardíacos; acima de 90 cm em mulheres é considerado preocupante, com propensão a desenvolver inclusive diabetes, e por isso, nunca mais reclamei dos meus culotes, já que é onde toda minha gostosura vai parar... culotes, coxas e bumbum, melhor assim disse minha médica... eu, toda fartamente sinuosa... #sofro.

Durante esse acompanhamento, eu recebi uma cartilha com algumas atitudes simples e sem custo algum que podemos incluir no nosso dia-a-dia e melhorar nossa saúde e bem estar, são apenas hábitos mais saudáveis e perfeitamente possíveis de serem colocados em prática, tanto que, eu tenho colocado e estou muito satisfeita com os resultados. São 12 atitudes no total, e eu vou colocando uma a uma prá vocês aqui.

Se você quiser ler mais sobre vida saudável, reeducação alimentar, receitas, nutrição e saúde, acesse o blog da Dieta Coletiva, e também a minha tag Dieta, onde estão várias postagens relacionadas.

Essa semana eu ouvi uma música com duas vozes doces e suaves, gosto demais da Colbie Caillat e quando a vi com a Taylor Swift, adorei  a mistura. Compartilho com quem também gosta do estilo, baladinha romântica, e de quebra, no tema da postagem de hoje: Breathe.


Beijos e boa semana ♥

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Imagem via Revista Claudia

 ATITUDE 1 - RESPIRE

A respiração lenta, profunda e relaxada faz com que as moléculas de oxigênio sejam transportadas pelo sangue, alimentando células e órgãos vitais. Esse sangue vai abastecer o seu cérebro, tornando-o mais lúcido e oxigenado. Consequentemente podemos dizer que a respiração adequada aumenta a sua capacidade de raciocínio, diminui sua frequência cardíaca, limpa o organismo, eliminando toxinas, e faz com que você atinja um estágio de concentração e equilíbrio mais profundo.

Existem pesquisas que comprovam que uma respiração adequada reduz o nível de cortisol, que é o hormônio do stress, e aumenta o nível de serotonina, hormônio do bem estar. Em consequência, a depressão e a ansiedade diminuem, e a vitalidade, disposição e concentração aumentam.

A respiração correta pode reduzir a pressão arterial, melhorar a digestão, aliviar a ansiedade e melhorar a qualidade do sono.
IMPORTÂNCIA DA RESPIRAÇÃO NA SUA VIDA

A respiração tem um papel fundamental na maneira como você se sente. Sem respiração não há vida, mas poucas pessoas sabem respirar de forma correta. 

Ao inspirar, quase todos nós expandimos o tórax. Isso faz com que o ar entre somente até uma parte do pulmão, que não é usado na sua potência completa. Ao expirar e contrair o peito, expelimos somente uma parte do gás carbônico que foi transformado no organismo. Com o tempo esse modo errado de respirar vai se fazendo sentir no nosso corpo.

Quando você fica nervoso, sente que sua respiração acelera. Nessa hora está utilizando apenas a parte média e superior dos pulmões. Vemos aí um fator emocional atuando no físico. O importante é você saber que o físico também pode atuar no emocional. Quando você se sentir nervoso e estressado, procure respirar lenta e profundamente, pois essa prática pode levar à calma e tranquilidade.

Faça uma respiração lenta, profunda e relaxada. Inspire o ar, preferencialmente pelo nariz e solte pela boca.

A respiração lenta e profunda é uma das melhores medicações anti-stress de que dispomos. Quando você leva o ar para a parte inferior dos pulmões, onde as trocas de oxigênio são mais eficazes, tudo se modifica. O ritmo do coração diminui, a pressão arterial baixa, os músculos relaxam, a ansiedade cessa e a mente se acalma.

Respirar é muito mais do que satisfazer uma necessidade vital. Mais de 80% das impurezas presentes no corpo são eliminadas através da respiração, mas a maioria das pessoas utiliza somente 35% da sua capacidade pulmonar.

via Google Images

RESPIRAR É VIDA!

* Procure sempre inspirar pelo nariz: o ar é aquecido e filtrado em nossas fossas nasais.

* É muito importante cuidar do seu nariz. Caso contrário, surgem as sinusites, dores de garganta e otites.

* Roncos e ruídos nas vias respiratórias, tosse, são sempre preocupantes e você deve procurar seu médico para avaliação.

* Procure inspirar com a boca fechada, as crianças que respiram muito pela boca podem vir à aprensentar problemas na arcada dentária, hipertensão pulmonar e cardiopatias, entre outras alterações.

* Roncos noturnos com apnéias (paradas respiratórias de dez segundos ou mais durante o sono) sobrecarregam o coração, podendo levar à hipertensão arterial, cansaço físico, sonolência diurna e alterações de comportamento.

* Pratique atividades aeróbicas, como caminhadas, andar de bicicleta, usar escadas ao invés de elevador. Essas atividades são ótimas pois oxigenam ainda mais as células do corpo, garantindo mais disposição física e mental.

* Permita-se por alguns minutos parar, deixar o restante de lado e RESPIRE. Sinta o ar entrando no seu corpo, oxigenando e provendo ENERGIA.

Drª Sandra Quiroz Ribeiro da Silva
Otorrinolaringologista - CRM 13023
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Sobre a autora:
Tays Rocha Tays Rocha é farmacêutica por formação, mas trocou a área da saúde pelas artes, trabalha há 9 anos com artesanato, idealizadora do Atelier Mundo Country, mora atualmente na região de Londrina-PR, casada e mamãe feliz do Leonardo e da Mariana. Romântica, apaixonada pela família, pela vida, pela arte e suas inúmeras possibilidades; feita de cores, palavras, músicas e imagens, e neste espaço compartilha um pouco disso tudo e muito mais.

8 comentários :

Jô Cavalcante disse...

Oi Tays, estou amando as dicas que tem dado. Ainda não tomei o ponta-pé inicial, mas, assim que fizer isso venho correndo te falar.
Um beijo.

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

poxa, parabéns! o resultado é fantástico, mta coisa em pouco tempo. é mta disciplina e determinação, admirável!

Lola disse...

Que legal Tays!
Quando a gente consegue atingir cada passo do nosso objetivo maior, a caminhada fica muito mais possível!

Bjs

Lauisa Sousa disse...

Oi ruiva linda..que bom amiga estás bem amiga..sabe ainda não consegui voltar ao meu peso de antes..luto..luto..luto..karatê não é moleza não kkkk..mas perder peso em si..nada..sei que ainda não fiz uma R.A correta..pq ainda não tive coragem e tb pq gasto tanta energia no treino que acabo comendo do mesmo jeito, mas hoje sei que estou 10 vezes melhor..mais durinha, mais flexível e bem mais feliz...treinar me fez descobrir coisas bacanas..me sinto leve sabe..enfim desejo a vc tudo de bom sempre e saibas que gosto muito de vc..bjus!!!

Débora Neves disse...

Olá Tays, tenho acompanhado seu blog e adorei o post de hoje. Já passei por isso e sei muito bem como é!!!
A idéia de compartilhar nos deixa mais "fortes", pois sempre tem alguem com uma palavra amiga e alguem precisando de um "empurãozinho"...
Bjoss e continue firme - depois que passar essa fase e seu organismo se acostumar, vai ver que valeu o esforço!!!

Irineia Kirach disse...

Oi Tays Parabéns pela sua determinação...Pelo visto vc tá fazendo sua reeducação alimentar bem rígida mesmo...Pois deixou muito peso para traz.
Adorei sua visita Obrigada pelo elogio vindo de vc é muito bom. Afinal vc é expert no artesanato.
Bjos boa semana...

ALE DOSSENA disse...

Oi Tays!!!
Boas não, ÓTIMAS NOTÍCIAS!!
Estou aqui torcendo por tudo, você merece estar bem, sentir-se bem e principalmente, ter saúde sobrando para nos presentear com suas artes, sempre!!! Obrigada por compartilhar as dicas de respiração, adorei!
Bjs e ótima semana!

Ines Wiltshire disse...

Andei lendo seus posts sobre a reeducação alimentar. É dificil, não pode relaxar, nem desanimar. Já estou torcendo por você e pela sua saúde.
Bj...Bj
artemadeiraevida.blogspot.com

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