Brownie com sorvete, salada deliciosa e dicas!

23:49 Tays Rocha 20 Comments

Brownie com sorvete, sobremesa simples, rápida, sem erro!

Se tem uma coisa que gosto é de ir prá cozinha e esquecer da vida entre as panelas, mas SÓ em dias especiais, no geral ficaria muito feliz se pudesse almoçar fora todos os dias da minha existência, amém! (Vai que os anjos também dizem, né? Não custa tentar... rsrsrsr). Nem por isso cozinho mal ou de má vontade, mas que seria mais leve prá mim e eu bem mais feliz, seria sim. Como moramos em casa e todo o restante da família mora em apartamento, todas as comemorações são aqui e também porque fazemos questão, eu e meu marido gostamos demais da família reunida, dos avôs e avós corujando e paparicando os netos, de conversar na varanda ou no janelão da sala. Domingo dia dos pais não foi diferente, combinamos um almoço aqui e foi uma delícia e super alegre como sempre. Apesar de gostar muito, ando extremamente cansada e sem tanta disposição quanto eu gostaria, então no domingo optei por pratos mais rápidos, que todos gostaram muito, e pedi a colaboração da minha mãe e sogra, quando normalmente nem as deixo chegar perto do meu fogão e preparo com prazer, da salada à sobremesa, mas desta vez me entreguei por bem... Cada um ajudou um pouco e foi uma delícia de almoço. 

Salada sem receita, apenas mistura de ingredientes e tempero simples.

Eu amo saladas, estou sempre inventando algo novo, misturas que acho que ficarão boas e gosto de experimentar receitas que vejo por aí também. Essa receita não é pronta, não peguei de lugar nenhum, apenas misturei alguns ingredientes que adoro. Para fazê-la eu usei:

- 2 corações médios de alface americana
- 1/2 maço de rúcula
- 1/2 caixa de tomates-cereja bem madurinhos
- 1/2 queijo Minas Frescal cortado em cubos grandes
- 1 xícara de grão de trigo integral cozido 
- Orégano

Não tem segredo algum, fácil demais... rasguei as folhas de rúcula e alface americana, e misturei à todos os outros ingredientes, o orégano você coloca à gosto. Aproveitando prá deixar aqui duas dicas que acho muito importantes e muita gente não sabe... 

Não se deve cortar as folhas de alface com faca, pois o alumínio da lâmina acelera o processo de oxidação da folha e ela perde praticamente todos os poucos nutrientes que tem. Isso não é lenda não viu gente? Aprendi na faculdade nas aulas de Farmacognosia, nome feio né? É a ciência que estuda as plantas e ervas medicinais e suas propriedades e estrutura. E foi nessa disciplina que aprendi também a usar o orégano corretamente. Quando o orégano passa pelo processo de desidratação para ser vendido, ou mesmo em casa, antes de usá-lo é necessário ativá-lo. Isso é feito de uma forma bem simples, esfregando as folhas entre as mãos, coloque um punhadinho na palma da mão e faça movimentos circulares. Dessa forma ele libera seu óleo essencial que é tanto responsável pelas suas funções terapêuticas, quanto pelo aroma maravilhoso que exala, e seu prato ganhará um aroma especial e bem mais marcante. 

Incrementada com rodelas de palmito e já com temperinho ;o)

O dia era dos pais, mas e o que a gente não faz por uma mãe né? Como sei que ela gosta, coloquei no final rodelas de palmito. Temperei com sal, azeite de oliva extravirgem e limão do meu quintal, pé carregadinho! Quem gosta pode colocar pimenta-do-reino ou fazer um molho com iogurte natural por exemplo.

Lasanha de peito de peru com molho quatro queijos...

Prá mim ficou perfeito assim, lasanha caprichada de peito de peru com molho quatro queijos, gratinada do jeito que gosto e a minha saladinha inventada. Como todos dessas duas famílias adoram uma orgia gastronômica, tinha também picanha de panela com suco de laranja e especiarias, arroz branquinho, farofa crocante, purê de mandioquinha e maionese de batatas e ovos com milho-verde, numa próxima oportunidade coloco mais receitas engordiet prá vocês... kkkkkkkkk.

Brownie com castanhas, simples, gostoso e muito fácil!

Sempre faço a sobremesa porque ninguém mais nessa família gosta de preparar doces #sofro, só que como eu disse, disposição onde? Não sei, aqui é que não estava... então escolhi algo bem simples também, e queria que fosse rápido, e que fosse bom. Exigência onde? kkkkkkkkk. 

Fiquei pensando, pensando, e decidi por sorvete, mas sorvete assim? Sozinho, abandonado no prato? #Sobremesadadepressão... não, fui procurar um parzinho prá ele... kkkkkkkk, Petit Gateau nessa vibe super animada nunca que ia rolar, cupcake... não dessa vez, vivo fazendo, então lembrei do brownie e foi certeiro. Tenho essa receita anotada em um caderno, de séculos atrás, não tenho a mínima ideia de onde peguei, só sei que deu muito certo, anotem e façam porque é bom demais!

- 200g de manteiga (usei margarina mesmo, sem sal)
- 200g de chocolate meio-amargo picado
- 3 ovos inteiros
- 1 xícara (chá) de açúcar peneirado
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 4 colheres (sopa) de creme de leite
- 1 xícara de nozes ou castanhas picadas

Derreti o chocolate no microondas, em seguida adicionei a margarina que derrete com o calor do próprio chocolate, misturei bem até ficar homogêneo. Em seguida acrescentei os ovos, a receita diz que é só prá acrescentar, mas eu tenho TOC com ovo inteiro assim na receita, dei uma leve batida com fouet... acrescentei então o creme de leite, o açúcar  e a farinha, devagar, mexendo sempre. Quando tudo estava bem misturado e a massa bem lisinha, acrescentei as castanhas picadas grosseiramente. Para não grudar forrei a forma com papel-manteiga, porque esse negócio de fazer nuvem de farinha de trigo pela minha cozinha toda, tô fora... só enfarinho a forma se for caso de vida ou morte e mesmo assim é capaz de eu preferir enrolar o defunto no papel-manteiga... kkkkkkkk. Assei em forno médio por uns 40 minutos, desliguei quando espetei o palitinho e ele saiu limpo. Tem gente que tem o hábito de untar o papel manteiga, eu não untei, não grudou e todos fomos felizes para sempre ;o)

Cobertura de chocolate com Ovomaltine ;oP

Eu não gosto dessas coberturas junto com o brownie, porque acho muito enjoativo, foi apenas para decorar o prato, porque adoro uma peruice até na comida, afinal a gente come antes com os olhos né?  E dei esse prato pro Leo, que me disse, essa foi a sobremesa mais linda que eu já vi na minha vida!! Na longa vida dele de 5 anos, eu fui responsável por essa alegria... kkkkkkkkkk. E lógico,  a opinião de ninguém mais me interessou, fiquei orgulhosa e feliz ;o)

Eu gosto de colocar sobre o brownie uma colher de chá de Nutella e aquecer por alguns segundos no microondas, adoro o contraste do quente x frio, mas quando fui ao supermercado, vi a pasta de chocolate com Ovomaltine, trouxe prá experimentar e foi aprovadíssima, parece Nutella, mas com o crocantinho tradicional do Ovomaltine, gostei muito.

E nosso Dia dos Pais foi assim:

Teve mamãe cansada, com sono e babona, na apresentação do Leo na escolinha.

Teve uma mocinha que assistiu tudo super comportada batendo palminhas!

Perceberam? Mariana em sua versão com cabelo!!!!! Com tic-tac e tudo!!! Espiem o tamanho da fivelinha e a cabeleira... Sou otimista? kkkkkkkkkkk.

Teve um papai que chorou  que assistiu a apresentação, todo orgulhoso das crias.

Teve um menininho que não cabia em si de tanta alegria e pegou o presente prá ele...

Teve criança e colo prá todo mundo, assim ninguém briga nem fica triste... Divisão de vovôs ;oP

Leo descabelado e Mariana com a pança de fora, cadê o glamour dessa família? #sofro

Leo todo contente com o presentinho que ele fez pro papai!

E lembram dos printables que eu sugeri? Eu perguntei se o Leo queria fazer pro papai e ele amou a ideia, em 15 minutos estava prontinho, e o papai adorou o presentinho dele. E assim foi nosso domingo... as vovós não apareceram nas fotos, porque são lindas e fofas, uma estava lavando a louça e a outra organizando a lavanderia prá mim, acabamos esquecendo de tirar fotos ;o( mas também o dia era deles e não delas né? heheheheh

Beijos ♥

Leia também

20 amigos comentaram, comente também!:

Humm...essa saladinha é perfeita pra mim,adoro!Aqui em casa tenho o hábito de sempre fazer,e essas dicas que você deu,são essências:não cortar as folhas com a faca,e esfregar o orégano antes de adicionar.Eu também só faço assim,e faz toda a diferença na salada.Adorei as fotos,Mariana com as bochechinhas rosadas que só...parece que pegou um solzinho...Kkkk vontade apertar!!! #fofa
O Leo uma graça,todo homenzinho nas fotos,família linda,que amo!

Amiga,uma quarta-feira repleta de coisas boas pra você!

Beijoooo de saudades!

Simone Souza

Esqueci de dizer,vou anotar a receitinha do Brownie,e qualquer hora faço,e digo o resultado!
Obrigada amiga!

Simone Souza

jacirascrap disse...

Adoooro salada demais,como verdadeiramente muita salada!! Mas também adoro os doces (bolos, sorvetes, brigadeiros...)! Lindas fotos dos dia dos Pais! Passa lá no blog http://sodesafios.blogspot.com/ e participa... Bjos!

Sonia/sbspsp disse...

A salada está com uma cara ótima... o brownie também. Mas aquelas bochechas rosadas com uma fivelinha no cabelo..... que coisa linda!! Seu filho também é muito lindo. Parabéns pela família.
bjs
Sônia

Oi amiga,amei as dicas!Nosa que almoço bárbaro,estou na fase sem fome e secando mesmo mas a lasanha me deu vontade de fazer mas só quando estiver na minha casa nova se Deus quiser.Minha amiga queria muito que você visitasse meu cantinho .Estou fazendo uma festa e tenho muito que comemorar,nossa espero que a surpresA chegue bem e inteira beijos!

shelly disse...

adorei o seu blog muito lindo.venha visita vou esta esperando.agora ja faço parte do seu blog.bjs

Rita Vieira disse...

Que lindos filhotes!!!

A Marianinha tá liiiiinda!!! E com cabelos!!! que alegria!!! hehehe...

E as bochechinhas rosadas? E o sorriso que ela abriu finalmente pra foto? E a barrigona de fora?

Tô apaixonadíssima!!!

Seu Léo tb tá ficando um gato... esse menino vai dar trabalho...

Estou tentando ignorar o brownie com sorvete, antes que vc fique com terçol de me fazer passar vontade! hehehe

Beijo, minha amiga linda!

True Colors disse...

aaaiiii como eu AMO vir aqui !!!
Ler tudo e fazer parte do seu dia a dia !!!
Que almoçooooo caprichado !!! Me convida da próxima vez !!! rsrrs
- ja disse que vc bem que podia morar aqui por perto... sssnniiffeee -

Te adoroooo !!!!
Um beijo do tamanho do Universoooo !!!
Lu - True Colors

Tays,
Vou anotar agora a receita do brownie! Que coisa boa!
Outra coisa, seus filhinhos são fofos eu já disse isso várias e várias vezes, mas agora não tinha dito que eles são a cara do pai! Não tem nada de vc! Os olhos dos dois são do pai! Como pode! Vc só foi barriga de aluguel! rsrs
Beijos e o dia dos pais foi bem animado na sua casa!
Adriana

Patricia disse...

AFF,jesus Maria José,amei essa postagem,tudo,tudinho mesmo,da salada,aos filhotes!!!
O brownie vou guardar a receita pra experimentar quando acabar a dieta,quem sabe quando,mas força na peruca que vou com fé! rsrsrsrs
Ah,a Mariana,tá tão lindinha,o cabelinho ralinho me lembrou a minha Camila.
Eu também vivia na ilusão duma menininha com cabeleira dourada e teimava em fazer um xuca naquele cabelinho,ralinho,ralinho,mãe é um bicho bobo mesmo né?!
O Leo tá tão grandão,adorei a gravata,ficou tão engraçado,aquela gravata compridona e ele todo cheio de si!
Que belo dia dos pais vocês passaram,linda familia feliz!
bjs
Patricia Petro

Cláudia disse...

Tays, sua linda, que post família, que delicadeza de palavras e de atos!
Que felicidade estampada no sorriso dos homens da sua vida!
Aquela salada, comm grãos...é trigo germinado? totalmente saúde, hem?
Mas, como tudo na vida tem um mas,vou fazer aquele brownie, ah, se vou!!!!
Parabéns por tudo, querida amiga.
Um beijo.

Thais, a família tá linda hein!!! Parabéns!!! Adorei as receitas e vou experimentar neste fim de semana e depois te conto. bijos

Graça Lima disse...

Oi TAYS

Esse foi meu primeiro dia dos pais sem meu pai, não fizemos almoço nem torta de tapioca que ele adorava, mas graças a Deus sobrevevi, adorei sua salada, para não passar em branco fiz pra mim e minhas irmãs, um macarrão que vi no programa de Edu Guedes com sardinha uma delícia facil e não ficou com o gosto forte da sardinha o que é Nutella? Passe nomeu fotolog lá tem uma bonequinha bochechuda igaualzinha a Mariana, deixa uma alô lá pra eu saber que vc viu OK!

http://fotolog.terra.com.br/gracaearte
BJS

Amanda disse...

Thais eu tb colocava tic tac mini na Mari, agora ela está cabeluda! Acorda com a cabeleira toda desarrumada! rsrs... adorooo estamos fazendo coqueirinhos e chiquinhas! rs...
Mariana tua tá linda... cara de boneca! Bjs

Lola disse...

Quando eu vi a foto do seu post no meu blog roll quase surtei....COMO ASSIM ESSE DOCE MARAVILHOSO AQUI???? kkkkk
Depois vi a ocasião mais que especial e percebi o quanto foi gostoso seu dia dos pais!

Bjs

Margarida disse...

Que delícia de receitas e que tentação de sobremesa. Adorei a versão Mariana com tic-tac e barriguinha de fora (uma linda!). Ah! Ela já pode partipar do sorteio de shampoo e condicionador baby que tá rolando lá no coisas d'bela. Avisa pra ela. :-)
Beijos

Olá Tays
Que salada linda, sem dúvidas ficou ótima. Mas a sobremesa huuum... super prática, tudo de bom rss...
Bjos

Olá Tays
Que salada linda, sem dúvidas ficou ótima. Mas a sobremesa huuuum... tudo de bom. E super prática, amo brownie.
Bjos
Bia Costa

Telma Maciel disse...

Ai, menina, q delícia essas coisas todas! Até a salada me atraiu (com palmito! kkk) e olha q nem gosto mto... rs
Lindas fotos!!
Bjks

Que delicia essa comemoração do Dia dos Pais...
Fiquei com água na boca com as delícias... Hummm... Já copiei a receita do brownie.
Teus filhos são liiiinnnndos!!! Parabéns!!!
Bjos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...