quarta-feira, 6 de julho de 2011

Cupcakes - Bolinhos Peteleco


Sabe quando você vê uma receita e te dá água na boca? No dia que vi essa receita no blog da Fer foi assim, fiquei morta de vontade, primeiro porque amo bolos de chocolate, da nega-maluca mais básica ao bolo mais elaborado. Resolvi fazer a receita prá sobremesa de domingo, após o jantar, o Leo quando percebeu minha movimentação logo veio... "Vamos fazer bolinhos?" Ele adora cupcakes e adora as tranqueirinhas que vão em cima. Eu ia fazer na forma normal mesmo, mas resolvi deixá-lo fazer os amados bolinhos. 

E foi assim...


Enquanto meu ajudante lavava as mãos, corri no blog da Fer prá copiar a receita e dar uma lida geral. Receitinha em mãos, vamos?


Enquanto eu peneirava e misturava os ingredientes e batia a massa, pedi ao meu auxiliar Cupcake Gourmet prá colocar as forminhas nas minhas formas de empada. 


Formas prontinhas, massa batida e devidamente colocada em cada forma, tudo pronto prá assar. Eu tenho essa assadeira enorme que eu coloco embaixo das forminhas, vai que alguma coisa dá errada, transborda né? Limpar forno melecado não é coisa de diva, nem de Deus diga-se de passagem. Uma housewife prevenida e eficiente vale por várias... kkkkkkkkkk.


Esse bolinho ganhou meu coração, ele é gostoso de comer só assim (claro que comi um quentinho) sem cobertura nem nada, me impressionou o quanto é fofinho, macio, muito leve. E o cheirinho? Vocês nem fazem uma conta do tanto que é bom... heheheh.


Bolinhos fofinhos... minha bolinha fofinha... heheheh. Pausa para espiar a gorducha que agora só quer saber de mexericar em tudoooooooooo. Olha a concentração, nem percebeu a foto...


A cobertura é simples, linda... brilhante e lustrosa, não é tão enjoativa quanto brigadeiro mole. Fiz a cobertura e cobri todos os bolinhos porque enquanto está quente ela é mais mole, depois de fria ela fica cremosa e firme. Prá mim também estaria ótimo assim, sem os frique-friques todos que o Leo colocou em cima.


Então chegou a vez do meu mestre-cuca confeiteiro, separei 8 bolinhos prá ele fazer o que quisesse, inclusive colocar esses enfeitinho ruins coloridos que ele adora, esses eram os dele, liberdade total. Ele fez prá ele e levou também prás profs na escola, todo orgulhoso da obra.


Então passei prá ele mais 12, pedi prá colocar só Confeti sobre 8 deles e deixar peladinhos os outros 4, assim tem prá todos os gostos... heheheh.


E aí estão todos eles, deliciosos, coloridos, saborosos, leves e baratos! Grau de dificudade prá mim: uma estrelinha. Essa será uma receita que repetirei mais vezes com certeza. Aprovada!

Bolo Peteleco da Nestlé

*Massa 

3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de Chocolate em Pó DOIS FRADES®
1 colher (chá) de fermento químico em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 xícara (chá) de óleo
2 ovos ligeiramente batidos
2 xícaras de água fervente

*Calda
6 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de Chocolate em Pó DOIS FRADES®
1 colher (chá) de raspas da casca de laranja
1 colher (chá) de manteiga

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo com meia xícara (chá) de água, deixando ferver até obter uma calda grossa. Retire do fogo e espalhe ainda quente, sobre o bolo, assim que retirá-lo do forno.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Retirei essa receita do blog da Fer, ela me autorizou a postar e agradeço à ela por ter compartilhado conosco. Quem é principiante ou tem dificuldades na cozinha, tipo a minha irmã @_rosiane_, eu sugiro visitar o post original, lá é mostrado passo-a-passo as etapas da massa inclusive.


Esse é um programa frequente aqui em casa, o Leo ama futricar na cozinha, picar coisas, amassar e rechear as pizzas dele, fazer biscoitos e etc... e eu incentivo sempre, limpar a cozinha e só um detalhe mínimo diante da riqueza do momento. Se você quiser ver outro momento nosso, espie esse post, onde também nos divertimos e saboreamos cupcakes deliciosos, mas com outra massa. Se você está com as crias em casa, em férias intermináveis, sem saber mais o que fazer com eles... põe prá trabalhar... heheheheh.

E sabem... esse negócio de ser mãe não é bolinho, tenho sentido a necessidade dele de estar mais comigo de fazermos as coisas que fazíamos antes da chegada da Mariana, quando toda a atenção era só dele. Às vezes sei que exijo demais dele, esquecendo que ele é totalmente criança ainda, essa semana foi uma semana de paciência e tolerância curta e isso reflete diretamente no convívio familiar, já que no profissional não pode, não dá. Tenho procurado me policiar mais em relação à isso, cuidado prá não descontar minha ansiedade e impaciência frente à algumas situações neles, principalmente nele, porque a Mariana sempre tem a prerrogativa errada de poder tudo porque é bebê ainda. Mas agora já é um bebê que entende e muito bem, principalmente quando quer algo e já estou tratando de desentortar essa pepininha brava... heheheheh. É preciso muita serenidade, muito amor e desprendimento, além de claro, muita vontade de fazer tudo dar certo. Mesmo assim, tudo vale à pena, tudinho... e eu não trocaria minha vida de mãe por nada ;oP

Beijos e um bom dia ♥

16 comentários:

Adelaide Araçai disse...

Thays, adorei ver seu mestre confeiteiro em ação, creio que a educação de nossos filhos deve ser assim participativa. Eu não fui tão corajosa quanto você ..tenho uma filha única. Não devemos nos privar de estar com eles nesta fase pois passa muito rápido. Sabe que deu vontade de fazer bolinhos...rsrs

Muita luz e paz
Abraços

Adriana Balreira disse...

Tays,
1) Sua gorducha de poás rosa está muito fofa. Vontade de apertar!
2) Seu filhote está lindo e grande! E pelo visto te ajuda de montão!
3) também já fiz esse bolo da Fer, amei. Ficou fofinho, fofinho...me deu vontade de comer um cupcakes desses...
4) É, ser mãe não é fácil não! Mas está de parabéns! Seus filhotes são lindos!
Beijos
Adriana

Rosana Remor disse...

Que filhos lindos vc tem!!E ainda te ajudam??Uma fofura!!Adoro estes bolinhos...hum!!!Bjs!!

Claudinha disse...

Que coisa mais linda o Leo ajudando!!! Com certeza, a diversão supera a bagunça da cozinha!
Momento lindo! Digno de uns scraps com as folhas de cup, he he he.
Beijão, Tays!
Muita saúda para os seus filhotes!

Renata Reginato disse...

Que delicia esses bolinhos... Hummm!!!
Lindos os teus filhos!!! Parabéns!!!
Ser mãe é um aprendizado diário... tens dias que tudo dá certo! Perfeito! Mas outros... nossa!!! Não dá para desaminar!!!
O bom é que as crianças nos amam mesmo quando a gente erra! Temos muito que aprender com eles... rsrsrs
Bjos

Luci Cardinelli disse...

Acho muito legal incluir os filhos em tarefas, acho que além de aprenderem tem o tempo de convivência que é fundamental. Ele um lindo de mestre cuca hahahamerecia ganhar um chepéu e avental :)
Agora, essa menina linda nem tá aí né? só na maciota fuçando tudo hehehe adoro!!

beijos cheios de saudades

Mariana Malagurti disse...

Já ia falar que era post repetidoo!!! uHuhUhUH
Gostei da parte DIficuldade: UMA estrela.

Só não tenho essas forminhas.. onde compra-las??
Quero fazer!!!

Mas as Minhas especialidades ainda são.. BOLO DE CAIXINHA, PUDIM DE CAIXINHA, SUFLE DE CAIXINHA, GELATINA DE CAIXINHA..
um VIVA PRA CAIXINHA!!!!!

hUHuh
bEIJOSSS

Cláudia disse...

Acho que preciso urgente de um confeiteiro, um gourmet desse naipe aí.rs. Vai aproveitando porque quando crescer mais um pouco, vai salvar os seus dias...o meu caçula, quando está em casa, faz até arroz pra visita importante...
Tudo lindo e delicioso, mas estou diet, então vou deixar mais pra frente pra fazer e experimentar!
Amei!
Bjo
Clau

Cláudia disse...

Ah, esqueci de dizer que a Mariana também está craque...na arrumação!!!!
bjo.

Margu Bakery disse...

Oie minha amora.
Olha eu quero tudo nessa foto.
Esses bolinhos todos, adoro!
Essa coisa mais linda e gostosa e fofa a mariana.
Amiga q filhos lindos vc tem!
E os bolinhos estão com cara de gostosos.
Bjks.

Welize disse...

Ai que vontade...de comer o bolinho e apertar a fofinha....
De poás..hehe

bjs

A FADA DAS AGULHAS disse...

Amiga,eu amo esses bolinhos,e você tem um ajudante dos bons hem?..kkkk concentrado com os enfeites que nem quer saber de mas nada.Com toda certeza eles adoram esses momentos de futricar na cozinha.E Mariana só nas artes dela..Aguarde,pois logo,logo vai querer enfeitar os bolinhos também..Hehehe.

Aquela caixinha já fiz muitas algum tempo atrás..então coloquei o PAP pra quem se interessar a fazer.Estamos em sintonia...somos gemulas,não esqueça!..rs

Beijo amiga querida!

Indy disse...

O que dizer????
Adorei o bolinho....adorei a "bolinha",hehe....adorei o Léozinho.
Beijokas flor

Bimart´s ateliê disse...

Olá Tays,ai só deler a receita dá agua na boca.Minha querida,fui a mega e vi seus trabalhos show!fotografei todos e postei no blog hoje,inclusive a caixa com a foto da fofucha!Que coisinha mai rica mo deuso!!!bjks querida.

Beatriz disse...

não sei o que mais gostei do post: os cupcakes ou seus filhotes!rs
Gente, que coisa mais linda o Leo querendo te ajudar na cozinha. Foi assim que comecei, hj AMO cozinhar! Bjs

Ana disse...

Só digo que vc é má muito má!
Dar de cara com essa delicia ainda pela manhã com pão dormido em casa é cruel! Kkk
Mas ando uma preguiçosa na cozinha.
O Léo não faz para mim? Rs
Beijos!
*Vc tá certa, filhote gostou do livro do Marcelo mas eu amei. Kkk