segunda-feira, 11 de abril de 2011

Você pode ajudar? Precisamos de você...


Hoje eu quero falar de um assunto especial, de pessoas especiais, que doam parte do seu tempo, dos seus recursos, em prol de ajudar quem precisa, sejam pessoas conhecidas ou não. Hoje eu quero falar de solidariedade e de como pessoas como eu e você, com ou sem dinheiro, podemos juntos ter ações e atitudes solidárias, e assim favorecer quem necessita. 

Esses dias, no trânsito, enquanto levava o Leo prá escola, li em algum lugar, uma frase que me chamou atenção, dizia que o fato de você se comover, se sensibilizar com as tragédias e mortes, não modifica em nada, não faz a mínima diferença prás vítimas em questão... Bem real, todo mundo se sensibiliza, se comove e até chora, mas na prática, muito pouco é feito prá ajudar efetivamente. Não estou aqui julgando ninguém, não falo também de ajuda financeira apenas, mas há muitas formas de ajudar. Ficar penalizado não resolve a situação de quem não tem onde morar, o que comer, o que vestir... 

Aí sei que virão os politiqueiros de plantão, achando que não é papel da população assumir uma responsabilidade que seria do governo, concordo... mas jamais vou ficar inerte frente à alguém passando necessidade, por achar que a responsabilidade não é minha. Não é preciso muito, e se cada um fizer um pouquinho, somos muitos, e fortes.

Quero mostrar à vocês alguns movimentos solidários virtuais, mas com resultados reais e convidar vocês a participarem conosco, nos ajudar de alguma forma.


Já falei aqui sobre o Blog Solidário, e com muito orgulho faço parte dessa campanha, encabeçada pelas minhas amigas queridas, Luci e Elaine. Esse blog surgiu após a tragédia da Região Serrana do RJ, várias blogueiras se reuniram e doaram peças artesanais e produtos para serem rifados, o dinheiro da venda das rifas foi revertido em prol das vítimas das enchentes e deslizamentos. Veja aqui a prestação de contas e o resultado das doações. Estamos novamente em campanha, dessa vez para Páscoa, Dia das Mães e também precisamos de enxovais de bebê. Você pode ajudar de inúmeras maneiras, fazendo doação de produtos, comprando as rifas, que nesse momento é a nossa maior necessidade. Está sem grana? Mês apertado? Então nos ajude a divulgar, já é de grande valia prá nós, leve o selinho, faça um post, ou nos cite, se quiser coloque no seu blog. Toda forma de divulgação é muito bem-vinda! Contamos com vocês! 

 

Tenho uma amiga muito amada, dessas que a gente não conhece na vida real, mas é como se conhecesse, anos de amizade virtual, e é como se fizesse parte da nossa casa, sabem como? Patrícia Petro é o nome dela, infelizmente sem blog ;o( já mostrei o trabalho dela e seu grupo de voluntários com as vítimas da Serra, nesse post, agora venho mostrar o trabalho deles com os bichinhos. Ela pede ajuda porque os custos com tratamento e manutenção deles são altos e conseguir apoio não tem sido fácil. Quem puder ajudar, deixe um recadinho no video do You Tube, ou entre em contato comigo e eu passo o email dela.



Outra campanha que achei muito linda e fofa, foi a da Jana, do blog Casa de Faz de Conta, a campanha Meia Véia, que arrecadará meias novas para serem doadas em asilos e esquentar os pezinhos enrugados dos velhinhos. Meia é baratinho e cabe fácil no orçamento, vamos ajudar? Vamos divulgar? Os velhinhos agradecem!


A Clau, do blog Força de Expressão sugeriu que nessa Páscoa adotássemos um ovo, ou melhor... uma criança... heheheh. Assim como ela diz no blog, não precisa grandes esforços ou muito dinheiro, proponha-se a ajudar alguém, com um ovo, ou uma caixa de bombons, ou um chocolatinho, dentro das suas possibilidades. Vamos fazer a Páscoa de alguém mais doce? Mais feliz? Gestos como esses aquecem o coração de quem dá e de quem recebe, reacendem a esperança e despertam o amor, em pessoas que às vezes estão desacreditadas desses sentimentos.


Essa mesma moça, faz parte de um grupo de voluntárias que desenvolve um trabalho lindo, que emociona. As Fadas Madrinhas tem blog, venha conhecer o trabalho dessas moças, tudo muito tocante. Impossível não se emocionar ao ver as fotos.



A Fer também sugeriu nesse post, que quem quiser e puder, ajude a Sociedade Viva Cazuza, onde a voluntária Lília Coelho reune doações e monta cestinhas de Páscoa. Veja como ajudar e mais detalhes no blog da Fer.

Eu e minha mãe todo ano arrecadamos chocolates, biscoitos e doces, montamos cestinhas e colaboramos com uma instituição daqui, além de distribuir pacotinhos para as crianças de rua, que ficam nos semáforos, porque essas crianças quase nunca são lembradas por ninguém, e não importam os motivos, mas também não são apoiadas por nenhuma instituição. Quem for daqui de Curitiba e quiser doar e nos ajudar com alguma coisa, ou mesmo dinheiro, para a compra dos ovinhos, entre em contato pelo Fale Comigo. Toda e qualquer ajuda é sempre bem-vinda, não importa o que, não importa quanto.


Passem aqui no blog da Fer e vejam como comprovadamente ajudar faz bem!


Eu aprendi que quando queremos ajudar, sempre é possível, com muito, com pouco, com nada... porque doar sentimentos e atenção a quem precisa não custa nada, mas tem valor inestimável a quem recebe. Não está em condições de doar ou comprar nada? Então nos ajude apenas divulgando, seja através dos selinhos, linkando esse post, ou de como ficar melhor prá você, é muito importante prá nós todas e ficamos extremamente gratas.

Beijos e uma boa semana ♥

26 comentários:

samantha prata disse...

minha condição financeira nao anda das melhores nesses ultimos meses,mas vou fazer ovos de pascoa em casa e acho que consigo te ajudar com pelo menos 1...rsrss,mas te aviso...se tiver msn me adiciona ai...samanthaprata@terra.com.br...bjs

Patricia Daltro disse...

Frô, lindo esse post e, é sempre gratificante ver que mesmo aqui na web, tem tanta gente boa, fazendo o bem!
O projeto da Luci e da Elaine já conta com um pouco da minha contribuição, mas o das meias e dos ovos, vou ver como posso ajudar também.
E, para as meninas arteiras, que muitas vezes estão sem grana para ajudar financeiramente, podem ajudar com seu trabalho, que é o que faço. E, as vezes a doação da sua arte, do seu trabalho fazem uma diferença tão grande na vida de tanta gente...

chica disse...

Solidariedade faz bem sempre e costumo ajudar sempre. Quanto às campanhas, deixo pra fazer ao meu redor, h´pa taaaaaaaaaaaaaantos e taaaaaaaanto por aqui que nem imagina.

Nossa lista aqui em casa,(meu marido tb. é assim de ajudar) é imensa. E nos sentimos bem! Se cada um fizer perto de si, é uma grande coisa! beijos,chica

Fernanda Reali disse...

É isso aí, amiga! Trabalhos de formiguinhas...
beijoooo

Giuliana: disse...

Oi coração,

Que post lindo, cheio de bons sentimentos. ;oD

Como você disse:"...quando queremos ajudar, sempre é possível, com muito, com pouco, com nada... porque doar sentimentos e atenção a quem precisa não custa nada, mas tem valor inestimável a quem recebe."

Uma linda semana.

Beijos

Cissa Branco disse...

Tays,

Muito envolvente seu post, sempre nessas datas saímos as ruas envolvidos em alguma ação, eu e os acadêmicos que desenvolvem atividades culturais, abraçamos, conversamos, cantamos, e nessas ocasiões sempre nos chocamos ao ver o quanto carentes são as pessoas, voltamos para casa moídos mas com a certeza de que fizemos o bem para alguns poucos. O ato de compartilhar carinho e palavras também faz a diferença.

Beijos

Lola disse...

Olha Tays, concordo com você em tudo! Solidariedade não é só ajuda financeira...é doar nosso tempo, nossa paciência, nossa força, nosso coração! Um gesto educado, um telefonema, uma visita, uma carta amiga, um abraço..tudo isso faz parte da caridade, da solidariedade. E como está faltando isso tudo no mundo de hoje né?

Bjs

Ana disse...

Muito bom Tays! Solidariedade não envolve somente dinheiro e não é obrigação somente do governo.
É questão de humanidade.
Uma ótima semana!
Bjs

Claudiene Finotti disse...

Tays, ryca e solidária!!! Amay demais!

Olhos cheios de lágrimas! Ando tão a flor da pele, qualquer ovo de páscoa me faz chorar (parafraseando Zeca Baleiro...rs)...

Que post bem feito e cheio de boas energias! O blog das Fadas Madrinhas anda meio inerte, mas as Fadas não. Na Páscoa vai rolar mais ação e festinha prá gente postar fotos.

Vou pegar o lindo selinho, viu? Vai ser o oficial da nossa campanha, e o melhor é que não precisa mandar prá mim ou prá vc, cada um pode adotar uma criança na sua própria cidade, o que torna a coisa mais fácil.

Vou elaborar um novo post com seu selo leeeendo.


Milhões de beijos rycos daqui de Goiás prá vc!

Clau

Neli Alves disse...

Adorei o post! Fico tão feliz quando encontro alguém que também gosta de ajudar. Bjks

Drika - Adriana Ribeiro disse...

Oie! Minha visitinha hj é para fazer um convitinho... da uma passadinha lá em minha gavetinha e participa do sorteio que esta rolando! Não esquece! Bjkas e uma semana linda!!!
http://gavetinhasdadri.blogspot.com

@Drika_Ribeiro
♥3♥

Carine Gimenez disse...

Tays o seu post possui uma importância enorme!
Está faltando amor no mundo.
Eu também fico muito feliz e orgulhosa de fazer parte do Blog Solidário. Também apoio a ideia da Jana e da Clau. E participo de qualquer ação humana.
Lindo post.

Eloisa Floriano Fasulo disse...

Tays minha linda.Estou nessa.
Repassei seu post no face, Twitter e no diHITT,onde tenho quase mil amigos.
Vou colocar também um link no meu blog,ok?
Beijos,beijos.

Fernanda Reali disse...

Linkei a senhorita aqui:

http://fernandareali.blogspot.com/2011/04/generosidade-fazer-o-bem-melhora-nossa.html

beijooooooooo

Vero Kraemer disse...

Tá, você é uma linda!!! Amei este post e divulguei!!!
Beijossssssssssssss me ligaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Vero

Bia Jubiart disse...

Oi Tays!

Lendo aqui foi como um sopro, uma brisa dizendo que nem tudo está perdido e que existem mais pessoas do bem do que as mal intencionadas...

Excelente post!

Beijoooooooooooo

Helena Garcia disse...

OI, querida !!

LIndo post !! Realmente, precisamos amar e ajudar o próximo...amor sem atos não é amor, né?
Querida...não irei no encontro, infelizmente...tenho um aniversário de 15 anos da minha sobrinha no sábado e minha famiia de Londrina vem pra ficar em casa...então não vai dar...uma pena...mas, vamos nos encontrar sim, é só vc combinar,tá?
Amiga, me desculpe não ajudar agora, mas meu esposo ficou desempregado e tá uma barra aqui em casa...estou costurando pra vender minhas coisinhas e ajudar no orçamento...tá brava a coisa ! rsrsrs...mas, dias melhores virão!!

Um beijão pra vc e uma linda semana cheia de bênçãos !
Helena
http://diaadiacorridinho.blogspot.com

A FADA DAS AGULHAS disse...

Tays querida,lendo e me emocionando muito com sua post..como essas atitudes me encanta e faz meu coração feliz.Se todos nós doarmos nossa atenção,carinho e amor o mundo seria melhor.Não precisamos ter muito,e sim ter atitude,vontade de dividir nosso tempo,e nossas boas ações ao próximo."Gentileza gera Gentileza" Essa frase do Profeta Gentileza é perfeita.

Também faço cestinhas com várias coisinhas para a Páscoa e distribuo todo ano,em um orfanato que ajudo a uns 7 anos.E a sensação que sinto é mágica dentro de mim.Para o dia das mães estamos preparando algumas coisas também.
Sempre que posso ajudo a rifa Solidária,e saiba que podem contar comigo!
Uma semana abençoada pra você!
Um beijo carinhoso

Thathy disse...

Tays, bom dia!

Te conheci pelo blog da Fer e o carinho foi imediato. Adorei seu post e adorei ver que tem tanta gente por aqui fazendo o bem. Eu tb participo da rifa solidária. Não conhecia os outros projetos. Qdo vc tiver um tempinho, me manda o email da sua amiga que cuida dos bichinhos, vou ajudar, com certeza. Aliás, podíamos pensar numa rifa solidária versão bichinhos prá ajudar mais substancialmente, que vc acha? To a disposição prá te ajudar como eu puder.

Beijos grandes da sua nova amiga virtual!

Liège Mathias Anacleto disse...

Olá Tays.
Vi um comentário seu no blog da Fernandinha Reali, e fiquei muito curiosa para saber mais sobre vc...e querida...me sinto muito feliz em te dizer que vc é uma verdadeira seguidora da Doutrina de Cristo...que nos ensina que devemos fazer o bem sem olhar a quem...parabéns pelos seus passos, e se houver alguma coisa que eu possa fazer para te ajudar e ajudar o próximo por favor conte comigo.
e já estou te seguindo com certeza.
Ah se vc gosta de assistir filmes...quero te dar uma dica..se ainda não assistiu, assista o filme: Em seus passos o que faria jesus...
Lembre desse filme ao ler seu comentário,seu blog é cheiod e energia boa...
Um abraço bem apertado da lihh

Luci Cardinelli disse...

Lindo post querida! Disse tudo!
Obrigada pela divulgação!

beijos e um lindo dia!

-*Vera Luz*- disse...

Olá Meninas!

Maravilhosa a campanha e vem de encontro ao meu ultimo post em fazer sempre algo produtivo e positivo com atitudes que traga este bem em nosso próprio interior, manifestando sempre o nosso melhor! Já coloquei no final do post um link apontando pra cá, pois creio que é muito importante nossa união em direção ao que podemos ecoar de melhor em nosso universo, assim poderemos contribuir com nosso melhor em nossa vida e seguir sempre em direção ao nosso mundo! Muito obrigada por compartilhar e por poder nos permitir cooperar!

Um abraço,
"Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

Patricia disse...

Tays minha amiga,o que seria de mim,sem minhas amigas queridas?!
Sempre um carinho,uma atenção especial.
Obrigada por apoiar os meus mais loucos sonhos!
bjs enormes
Patricia Petro

"Palavras até me conquistam temporariamente, mas atitudes me ganham sempre."

Clarice Lispector

Veronica Arteira disse...

Oi, Tays, concordo com vc.Se cada um faz um pouquinho, podemos mudar muita coisa e ressignificar a vida de alguém. Seu post é providencial, pq muitas pessoas têm vontade de ajudar, mas não sabem como. E com a divulgação, atinge mais pessoas. Sei disso por experiência própria. Tenho um projeto social de Reutilização de Retalhos (Oficina de retalhos)em parceria com o Rotary e os amigos foram parte essencial nessa empreitada enviando material que não usam mais e que, para nós, é extremamente útil. Pedimos que nos doem apenas material que não usam, não queremos que comprem nada. A intenção é dar vida útil ao que não serve mais e possibilitar uma renda extra para as alunas. Todos querem colaborar, é muito gratificante!
Vou linkar seu post no facebook e dar uma volta nos blogs citados.
Bjs e uma ótima semana.

Marizélia Martins disse...

Olá! Parabéns pelo post direto e sincero sobre ajudar ao próximo. O comodismo e até mesmo a falta de informação impedem que excelentes trabalhos sejam realizados. Parafraseando Chico Xavier, o mal parece imperar porque ainda somos muito tímidos ao fazer o bem. Tá mesmo na hora de escancarar essa solidariedade, pois os bons ainda são a maioria, e precisam de publicidade! abraço e continue fazendo isso!

Anônimo disse...

Quero ajudar alguém.Por favor me envie uma conta pa deposito ou algo assim. meu endereço cidabunitinha@hotmail.com