segunda-feira, 7 de março de 2011

Dieta Coletiva – Trocas Inteligentes

Semana passada a correria foi tanta que junto com ela veio a total displicência com a minha alimentação, só comi bobagens, fora de hora e claro, engordei. Não me pesei, mas me conheço muito bem ao vestir minhas roupas, e calça colada nas coxas… pode saber… Nem postar sobre a blogagem eu consegui, mas existem algumas coisas e momentos na vida que em determinadas horas se fazem de uma urgência extrema, então é preciso saber o que é realmente prioridade em cada momento, antes eu me cobrava, hoje apenas faço as coisas estabelecidas dentro dos meus limites possíveis e muito bem delimitados. Não é porque avacalhei na semana passada que vou deixar de cumprir minhas metas e correr atrás dos objetivos que me impus, então, essa semana já estou retomando tudinho novamente. 

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Estava meio enjoada das mesmas coisas e comidas, então fui com mais calma ao supermercado e comprei algumas coisinhas diferentes; prá mudar um pouco o café da manhã, porque já estava olhando pro sucrilhos e prá granola sem aquela vontade… comprei e resolvi experimentar esse produto novo, Nutry Nuts, é uma delícia, recomendo! Tem outros sabores, morango, chocolate e banana, mas adorei esse que é um mix de amêndoas e nozes, castanhas e pecãs, é crocante, sequinho, delícia… tem até que cuidar prá não comer em exagero, com um iorgutinho, como esse da Indy fica uma delícia! E os chás que amo, no verão, no inverno, não importa… comprei esses chás como dica da Tia Mala, veja aqui no blog dela que dica legal de servi-los gelado, fica realmente muito bom! São opções prá deixar a dieta ou reeducação alimentar mais gostosa e menos difícil, aprovei tudo, menos o preço… o Nutry na casa dos R$ 9,00 prá um cereal que não dá mais que 4 porções, é caro, mais caro que a granola habitual e cada caixinha de chá R$ 7,80, isoladamente pode parecer pouco, mas junta tudo no montante das compras, né? Dá uma boa diferencinha e tenho percebido que prá muitas meninas, que estão com o orçamento mais apertado, o custo de comprar produtos nutricionalmente mais saudáveis tem sido um grande empecilho; dependendo da época do mês, prá mim também é, aí é preciso contar com a criatividade. 

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Há dias o Leo me pede prá comer no Habib’s, apesar de gostar de comida árabe, eu evito porque acho tudo lá muito engordativo, muita fritura e até as sfihas que eu gosto tanto, são condimentadas demais, cheias de pimenta que eu detesto, sábado na volta do aeroporto acabamos almoçando por lá, tinha um bem no meio do caminho e eu já tinha falado que não ia cozinhar. Resolvi atender o pedido do Leo e almoçamos ali, meu marido já tinha almoçado no avião, então, eu, moça comportada e consciente da minha dieta, pedi um prato mais leve, não comi até explodir e fiquei bem satisfeita, prova de que é possível sim, sair, se divertir e comer, sem ceder aos muitos apelos engordativos. Comi um prato de verão, tabule refrescante, quibe cru com fio de azeite de oliva, homus e suco de laranja, tudo bem saudável, voltei alimentada, leve e feliz ;o)
 
Trocas Inteligentes e Saudáveis 

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Hoje eu resolvi falar um pouquinho de trocas alimentares, trocas inteligentes, que além de diminuir o número de calorias ingeridas e consequentemente emagrecer, são mais saudáveis. Ainda há quem acredite que o sucesso para perder peso é fazer grandes restrições de alimentos ou aquelas dietas malucas de 1, 3 , 5 dias em que se come quase nada, monótonas e impossíveis de serem seguidas por muito tempo. A troca de determinados alimentos ou preparações por outros similares e mais saudáveis faz toda diferença. Prá quem quer emagrecer sem sofrimento, sem agredir o organismo, basta comer de tudo um pouco, com moderação, fazendo escolhas mais saudáveis, promovendo mudanças de hábitos permanentes. Algumas trocas importantes e que nos dão um bom retorno, resultados animadores na balança; substitua:

* Pão branco por pão integral, rico em grãos: as versões integrais apresentam maior quantidade de fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino e promovem a saciedade por mais tempo.

* Queijos amarelos por queijos brancos e o leite integral por desnatado: todos são excelentes fontes de cálcio, o que difere, é que a versão integral do leite e os queijos amarelos, são ricos em gorduras e calorias.

* Biscoitos doces e recheados por biscoitos e cookies integrais: pelo mesmo motivo dos pães e também prá diminuir a ingestão de açúcar.

* Legumes enlatados e conservas, por legumes e verduras in natura: dessa forma você diminui a ingestão de sódio, que leva ao inchaço e aumento da pressão arterial.

* Batatas fritas por cozidas ou assadas: veja aqui no blog da Fer que ótima opção de bife à milanesa e batatas-palito assadas.

* Sobremesas doces e calóricas por salada de frutas com iogurte natural ou gelatina: são mais saudáveis e menos calóricos.

* Óleo de soja por azeite de oliva ou canola: são funcionais e ajudam a elevar a taxa do bom colesterol.

*Pizzas de bacon ou calabresa por pizzas vegetarianas, tomate seco com rúcula: ingredientes mais leves e saudáveis.

* Salgadinhos tipo chips por castanhas e amêndoas: menos glutamato, corantes e conservantes, saciedade maior.

* Cereais açucarados por granola, aveia ou mix de castanhas com frutas: saudáveis com ganho menor de calorias.

* Manteiga por margarina: menor quantidade de gorduras saturadas.

* Suco de laranja por suco de uva (natural): é na casca da uva que está um parceiro do coração, o resveratrol, ele atua na redução do colesterol e tem efeito antioxidante, tanto quanto o vinho que é hipercalórico, além de ser menos calórico que o suco de laranja, é mais funcional.

* Chás de ervas por chá mate: as moléculas de saponina presentes no chá mate atuam na diminuição do colesterol.

* Temperos prontos, caldinhos e outros instantâneos por temperos e molhos caseiros: evitando glutamatos, nitritos, nitratos, que elevam a pressão arterial e ainda desencadeiam crises renais e de enxaqueca.

* Cebola branca por cebola roxa: essa troca pode ser estendida à alface e ao repolho, prefira sempre o roxo. As hortaliças com essa cor abrigam um pigmento que aplaca o colesterol, a antocianina, presente também nas cerejas e morangos.

* Molho branco por molho de tomate: o branco é bem gordo, em 2 colheres de sopa encontramos 4,5 gramas de gordura. Em uma bela macarronada ao sugo nas mesmas 2 colheres de sopa, há somente 0,1 grama de gordura.

* Chocolate ao leite por chocolate amargo ou meio-amargo: possui menos gorduras saturadas que o branco e a versão ao leite, fornece catequinas, substâncias que ajudam a sequestrar o LDL e impedir sua oxidação, mas fique atento ao rótulo: amargo de verdade tem mais de 60% de cacau em sua composição.

* Pipoca de microondas por pipoca de panela: é uma forma de controlar a quantidade de gordura no preparo, porque no produto de microondas ela já é fixa, além disso, na panela dá para usar um óleo mais saudável, como o de canola por exemplo.

Esse foi um apanhado de dicas que peguei da minha reeducação alimentar, de práticas que tenho em casa, de leituras que venho fazendo ao longo da blogagem, poderia estender muito essa lista, mas creio que essas seriam as principais e já são um bom começo.

Beijocas e bom feriado ♥

8 comentários:

Ana Paula Santiago (inventandocasa.blogspot.com) disse...

`isso aí Tays, não podemos desistir, se cair levanta, sacode a poeira e continua desfilando!
bjs

Alessandra disse...

Oi meninaa..
Então, eu troquei aqui em casa o suco de caixa pelo chá gelado tbm, uso o mate Leão comum, só que coloco junto hortelã(da minha horta), um pouco de gemgibre, limão.... Qdo tenho mais tempo faço um suco de maça e misturo, maracujá... Fica muito bom, todos aprovaram... Acho que até mais saudável que esses aí com sabor, não acredito muito que aquilo seja 100% natural. Sou desconfiada, fazer o que né?
Bjks

Giuliana: disse...

Oi amada,

Tem momentos que são bem complicados de fazermos o mais correto possível. Porém, não esquecer dos nossos propósitos e metas é fundamental, facilita e muito a retomada. =)

Adorei as dicas de substituições, a maioria eu já faço e realmente vale muito a pena!

Beijos

Lola disse...

Excelente sua lista com dicas de trocas inteligentes e saudáveis Tays! Agora, fica culpada não, porque homus, tabule e kibe cru são fontes maravilhosas de proteínas leves! rs

Bjs

Indy disse...

Oi Tays, vou experimentar o Nutry Nuts, parece muito bom mesmo, adoro essas coisinhas.
Também tenho um dica. Bom....as vezes você até já faz uso.
Bala de colágeno: Beauty Candy. É composta de aroma de frutas, vitaminas e colágeno, baixa caloria, ótimo para horas que dá vontade de um doce, sem contar que o poder do colágeno é excelente para a pele.
Aqui em Curitiba só vende na farmácia Angeloni, dentro do próprio Angeloni no Bigorrilho. Muito bom.
Beijinhos.

Clau Finotti disse...

Oi amiga rycah e magra!

Ainnnn, tão difícil manter a linha, né?

Essa semana tô muito negligente, mas a balança tem sido generosa comigo. Vamos ver lá prá quarta feira se não vou pegar o abridor de latas e cortar os pulsos...rs...

Bjus amiga!

Clau

Luciana Kotaka disse...

Muito bacana sua matéria, eu mesma que sempre estou alerta não conhecia esse novo produto da Nutry, vou procurar... Bjks

Mariana Malagurti disse...

Olha.. dieta coletiva junto com post cumprido não é comigo.. Mas depois que vi a foto do chá e o meu nome linkado, achei melhor não fazer feio e retribuir com um comentário.
Gostei do post pelas trocas inteligentes. Vivo disso e de as vezes não comer. O chá é uma troca excelente que sempre tem aqui em casa.. e troco tambem o ovo frito em banha, pelo mexido com um pouquinho de margarina. (tudo que eu sei fazer na cozinha).
Ahh.. hoje comi uma ruffles (escreve assim?) FIT. Menos gordura.. menos tudo. Muito bom pras horas loucas de ansiedade e TPM. hIhihI.

=]

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