Pão Light de Abóbora - Blogagem Dieta Coletiva

09:44 Tays Rocha 13 Comments


Confesso que me surpreendi com essa blogagem, como isso me fez bem e eu consegui essa semana fazer direitinho tudo aquilo que eu tinha me proposto, e também o interesse que isso gerou, percebi isso nos comentários, nos emails pessoais, nos emails do Fale Comigo, eu realmente não imaginava esse interesse por parte do meu  público, além das amizades bacanas que fiz, interagindo com as meninas que também estão participando; não imaginava uma troca tão positiva, pude perceber que muitas lutam contra o mesmo mal que eu, o vício da Coca-Cola e não pensei mesmo que isso me traria um entusiasmo tão grande, me mantendo firme no meu propósito a ponto de ficar sem tomar Coca até sexta à noite e recusar jantar numa churrascaria no sábado,  preferindo fazer espetinhos mais saudáveis, com carne magrinha na grelha elétrica; mudanças de atitude, de hábitos, de pensamento magro, que só tem a acrescentar na minha vida.

Aproveitando o gancho; importante também porque nessa mudança e transição do blog eu não sabia se essas mudanças seriam bem aceitas pelos meus leitores que eram 80% do mundo do scrap, e prá minha surpresa foi só sucesso e alegria, os posts mais acessados foram o de Ano Novo, de caráter bem pessoal e o de resenha de livro, e muita gente escreveu falando sobre a afinidade com a leitura também e querendo saber da minha lista de livros, ou seja, vocês me surpreendem sempre, até quando acho que estou indo na contramão, e só posso agradecer, deixo aqui com muita alegria o meu Muito Obrigada!


Decidi então apenas postar em forma de conversa, contar como foi a semana, sugerir algo novo e responder às perguntas que surgirem. E foi a assim...


Muito difícil nos primeiros dias ficar sem Coca-Cola, muito mesmo, mas não cedi, tomei apenas na sexta à noite um copo e bem consciente, um copo no sábado à noite e um ontem no almoço e fim... vejam bem, estamos falando de alguém que tomava até a semana  passada mais de 1L por dia. 

 Tá... e você achou que sabia cortar melancia né? Pega essa então...

Consumi muita saladinha leve, carne magra, frutas. Para sobremesa escolhi frutas e gelatina, prá substituir o chocolate (outro vício) optei por barrinha de cereais e deu muito certo! Muita, muita água, água de coco e chás geladinhos além de suco de abacaxi com hortelã, laranja e melancia que amoooooooooo, prazer, Magali!


Saldo da Semana: me pesei prá saber SE e o quanto emagreci, não prá atingir nenhum peso ideal, e o saldo foi 750g a menos neste corpo de diva mãe... e certamente menos buraquinhos de celulite, da Coca-Cola que não tomei! Continuo firme, me sentindo bem e extremamente animada, não estou fazendo dieta, na verdade, nem posso restringir muito por causa da amamentação, estou apenas tentando me reeducar e melhorar meus hábitos alimentares. No sábado fiz espetinhos de alcatra com cebola, pimentão e bacon, meu marido não tá de dieta né? Comi só um bacon, juro... kkkkkkkkk, acompanhado de salada de folhas e tomatinhos. Não consegui voltar a fazer caminhadas, porque só chove nessa terra de meu Deus e porque tive um sangramentinho fora de hora, consequência ainda do parto complicadinho da Mariana e isso me exigiu um pouquinho de repouso, mas vamos ver se essa semana eu consigo devagarinho recomeçar ;o)


Sei que uma das grandes dificuldades para alguns (prá mim inclusive) é se restringir do pãozinho nosso de cada dia, prometi prá Ingrid que ia postar prá ela uma receitinha que além de deliciosa e nutritiva é de baixa caloria, já que ela adora um pãozinho. Esse pão é um pão de abóbora, mas não tem gosto acentuado, é uma delícia, aqui todo mundo gosta. Quem vai gostar também é a @BelaSM um passarinho de unha azul falou no Twitter que ela gosta de abóboras hehehehe. Sem contar que as crianças mais resistentes podem comê-lo sem ficar reclamando, o Leo adora o pão amarelinho.


 Imagem daqui, meramente ilustrativa, não é o meu pão...

Pão Light de Abóbora

- 700 g de abóbora cabotiá (aquela cascudona)
- 2 col (sopa) de margarina light ou 40% menos lipídeos
- 1 pitada de sal
- 2 col (sopa) de fermento para pão
- 1 xícara de leite desnatado
- 2 ovos
- 1 Kg de trigo, de preferência integral

Bata no liquidificador a abóbora, a margarina, o sal e os ovos. Numa tigela, misture o trigo com o fermento diluído no leite. Misture aos poucos, acrescentando a mistura batida no liquidificador, misture até dar ponto de massa consistente. Deixe a massa descansar e crescer por 45 minutos. Separe em pães do tamanho que desejar, grandes ou individuais e asse em forno médio por 50 min, se fizer pães tradicionais, o rendimento é de 3 pães.

É uma receita baratíssima, fácil, saborosa, pouco calórica, além de ser nutritiva e rica em fibras, duas fatias grossas desse pão equivalem a um pão francês ou de sal, eu sempre faço e recomendo. Essa receita faz parte das preparações sugeridas prá reeducação alimentar que fiz anos atrás. Ele quentinho é uma delícia, e é totalmente permitido uma colher de chá de margarina ou requeijão, ambos sendo light.


A Suzete me pediu uma dica de algo que quero postar há muito tempo,  que é como se organizar de forma prática na cozinha, prá evitar o desperdício, ganhar tempo e não morrer cozinhando/limpando a cozinha; pretendo colocar aqui o modo como eu faço, desde a elaboração dos cardápios, a compra programada e o congelamento inteligente (que a Fer também faz), experiência adquirida depois de quase 10 anos oficiais de forno, fogão, lavanderia e todos os outros cômodos... lerê, lerê... kkkkkkkkkkk. Em breve faço um post separadinho e explicadinho prá vocês. 

Não é necessário estarmos de dieta prá termos uma vida mais saudável e nos reeducarmos, apesar de que na minha opinião, a vaidade e a saúde tem que estar em equilíbrio e caminhando de mãos dadas, assim ganhamos mais qualidade de vida e ficamos ainda mais modestas lindas kkkkkkkkk. Então, de dieta ou não, aproveitem as dicas!

Passem no blog da Clau prá ver quem mais está participando também.

Beijos ♥

Leia também

13 amigos comentaram, comente também!:

Lola disse...

Oi Tays!
Grandes mudancas hein amiga? Gostei Da receita e vou testa-la porque adoro um paozinho! rs
Bjs

Giuliana: disse...

Oi Tays,

Gostei dessa receitinha, pois não sou fã de abóbora cozida e tal, talvez seja uma forma de consumí-la, né?

Coca cola, o mal mundial? rs Eu não era viciada, comecei a namorar e viciei, agora estou tirando ela da minha vida. Em uma semana consegui tomar apenas um copo americano e não senti falta.

Vou ficar aguardando as dicas de organização. Estou em fase de preparação psicológica para uma nova vida a dois em breve..haha

Beijos.

Andreia Lica disse...

Tays, gostei das dicas, o importante é começar, dar o primeiro passo, e tirara coca cola das nossas vidas não é facil, mas eu estou tentando...

Bjão

Suzete Retti disse...

Oi Tays, vc merece premio de honra ao mérito, vencer qualquer ´vicio é muiiiiiito difícil, que melancia linda, e o pão parece uma delícia, vou tentar fazer sem a frinha de trigo.Bjs.

JOANA CAMPOS disse...

Oi Tays, força na peruca menina!
Eu hoje so tive uma fatia de torrada, queijo branco e mamão no café da manhã, mas como disse à Helena do dia a dia corridinho, o café com açucar não deu pra ficar sem, tomei uma xícara...mas Deus é mais na minha vida! KKK

Forma pra nós amiga...inda bem que não tenho vício de refri como vc...aliáz não tenho vício de nada...nem mesmo do café...

Obaaaaa

Beijos

Joana CAmpos

Ana disse...

Mudar de hábitos é um sacrifio né?
Mas vale a pena com certeza.
Adorei as dicas.
Tô me animando tb com isso. Rs
Beijos!

Pepa disse...

Tays, como não te achei antes ??
Adorei aqui e vou ficar posso ??rsrrsr, e please, faz o post da organização ??
Eu preciso, não quero ficar escravona de cozinha, rsrsrsrs

Bjus 1000 e 750 grs é um sucessuuuuuu !!!

Mônica Suñer disse...

Adorei a organização! Muito legal essa blogagem coletiva e o quanto vocês estão levando à sério! Muito bom! Bjs

Alessandra disse...

Oi...
Acho que quero entrar na dieta coletiva... como faço? Veja eu na verdade não quero perder, quero dar um trato nesse meu marido que nunca melhora dessa enxaqueca horrorosa! Vou aguardar o post da organização, preciso, perco muito tempo na cozinha ou pensando em cardápios sempre em cima da hora, ai sempre sai a mesma coisa de sempre. Te mandei um e-mail, será q vc recebeu? Bjs

Oi amiga,que bom que vc está seguindo,o importante é dar o primeiro passo.Nem fala de Coca-Cola,isso vicia mesmo,eu tomei uma latinha no final de semana e só.Procuro tomar sempre assim,minha praia mesmo é sucos naturais #Amooo.
Essa dica de se organizar de forma prática na cozinha é show,super útil na nossa vida diária.
Eu também estou em mente de fazer uma postagem sobre isso.
Coloquei dicas bem importantes lá no blog!

Beijinhossss e continue firme!

Rosiane disse...

Você me desamima! Eu aqui nessa vida de coca mais barata que água e muitos doces baratinhos, e você fazendo dieta >=/
Ja engordei um monte (ta! Nao tanto) e ta cada vez mais difícil parar de comer. Ate porque minha refeição principal ta sendo a janta. Aí Ja viu: comer e dormir. O que me salva um pouco eh a bike de todo dia hehe
Saudades imensas!
Beijos grandes em todos e um especial pra gordinha, Ja que o Léo ta na praia.

Tays,

Tem sorteio no blog..
http://alemdaruaatelier.blogspot.com/
só não vale ganhar mais essa...rsrsrsrs
bjs

MissBFashion disse...

Amiga, estou gostando dos seus posts.
Neste ano resolvi começar o ano fazendo mais exercícios para emagracer. Em uma semana consegui perder 1 kg....e espero nunca mais achá-lo.
Já me sinto até mais leve.
E como quero terminar este meu projeto com sucesso, estou fazendo o possível para eliminar as guloseimas.
Tenho comido bastante frutas, que ajudam a saciar a fome e a vontade de comer.
Está dando certo.
Espero que consigamos alcançar nosso objetivos neste ano.
Um grande beijo e sucesso em 2011!
Sara.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...