segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Dieta Coletiva - Uma proposta diferente


E a gente corre tanto no final do ano, prá dar conta de tudo, prá que tudo termine bem e dê certo que mal percebemos o quanto tudo passa rapidinho, já é 2011... e todo início de ano renovam-se as esperanças, as promessas e principalmente as metas, renova-se o estoque de esperança. E tudo aqui, dentro da nossa cabeça... porque não passa de um dia após o outro, somente mais um dia comum, como todos os outros do ano anterior também foram, como disse Drummond: "É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre." Ou seja, não precisaria ser Ano Novo prá tomar decisão nenhuma, mas sempre essa data nos impulsiona a melhorar, a plantar novas sementes, a querer coisas novas, a fazer novos planos e a pensar que é um recomeço, uma nova chance.  Ouvi tanta gente falando "em 2011 eu quero tanta coisa"... mas a gente tem que querer sempre, hoje, amanhã, depois... e não esperar uma data de calendário prá isso; e muitas pessoas me perguntaram meus planos prá 2011, ia até postar mas não consegui e agora já sinto fora de contexto, mas minha principal dificuldade e que espero superar é tentar me organizar melhor com meu tempo e espero parar de priorizar outras coisas e pessoas, voltar a me cuidar um pouco mais e dar mais atenção à mim mesma e fazer as coisas que gosto. 



E foi por isso que quando vi a proposta da Clau Finotti do blog Força de Expressão resolvi aderir, uma dieta coletiva em forma de blogagem, mas não é apenas prá quem quer emagrecer, é prá quem quer aprender a viver de forma mais saudável, prá quem quer cuidar mais da saúde também. Cada uma com seus próprios objetivos, no mesmo propósito: da interação, da troca, do aprendizado, de se sentir compreendida junto às outras que passam pelo mesmo problema, que tem as mesmas dificuldades ou participam da mesma experiência. A blogagem é aberta à todos, quem quiser é só postar e avisar a Clau, se você tem algo prá nos ensinar, experiências a dividir ou se quer apenas aprender de forma divertida, venha também!

O meu objetivo principal é cuidar da minha saúde, apesar dos últimos exames terem mostrado que tudo está 100%, melhor impossível, lembrem que nesse assunto o que vale é a prevenção, saúde preventiva. E claro que quero emagrecer, não sei quanto, nem me pesei, costumo perder peso e saber disso sentindo pelas minhas roupas e parar quando os meus olhos se agradam e não quando alguém me diz que está bom. 


Na gravidez da Mariana engordei 9 Kg e desde então já eliminei 13 Kg e quero eliminar ainda um pouco mais, coloquei esse antes e depois, véspera do parto (19.09) e véspera de Natal, depois de 3 meses, tá lá minha cintura de novo! Quero mantê-la e diminuir um pouco mais esse peso. E nessa primeira postagem quero apenas colocar alguns passos prá iniciar essa caminhada, coisas que já faço e outras que preciso voltar a fazer, aqui vão as minhas metas e que servem prá qualquer pessoa que quer emagrecer e manter a saúde em dia:

* Hábitos essenciais que fazem parte da minha rotina, prá manter o metabolismo ativado, aumentar a queima de calorias e não prejudicar o organismo durante a perda de peso:

- Beber no mínimo 2L de água por dia (aqui podemos incluir chás e sucos diet tipo Clight; agora com a amamentação eu bebo em torno de 3,5L por dia)

- Fracionar as refeições e não ficar sem se alimentar por mais de 3h (gosto de ter sempre em casa: frutas, barrinhas de cereais, frutas secas, iogurte light, gelatina light)

- Evitar bobagens e guloseimas e a melhor forma de evitar é não tendo em casa, só compro no final de semana e pequenas porções prá serem consumidas na hora e não sobrar

- Alta ingestão de fibras, que retém água, melhoram o funcionamento do intestino, aumentam a saciedade e ajudam a ter uma circulação mais saudável, valem as fibras dos vegetais, dos grãos integrais ou mesmo das farinhas

* E o que eu preciso retomar:

- Fazer caminhadas diárias - sempre caminhei religiosamente 8Km por dia, mas com a gravidez fui diminuindo até que parei por completo no último mês, a caminhada é um exercício leve, é indicada prá quase todas as pessoas, de portadoras de problemas de coração a pessoas com problemas de articulações como joelhos e coluna, tem a vantagem de cada um poder regular seu ritmo. Não tem custo algum, requer um mínimo de esforço inicial, praticamente qualquer um pode praticar sem desculpas. Além de emagrecer, nos proporciona um contato maior com a natureza, é um calmante natural. Eu coloco o MP3 no ouvido e vou, dar minha volta ao mundo, essa semana recomeço com 3Km prá sentir como meu organismo reage.

- Selecionar melhor os alimentos e me alimentar de forma mais inteligente. Como? Incluindo na minha dieta diária alimentos funcionais, comprando coisas mais saudáveis e light, porque me permitem comer porções maiores com o mesmo ganho de calorias e o que eu acho fundamental e fiz sempre, só parei com a correria de fim de ano: programar as refeições e o cardápio. Dessa forma você foge daquilo de ter que improvisar e seu almoço acabar  num lanche de padaria, num sanduíche ou num Miojão, que prá quem não sabe é um veneno à saúde, porque prá ser pré-pronto ele é uma massa frita, por isso cozinha tão rápido e o pó é riquíssimo em glutamato monossódico um agente com fortes indícios de ser cancerígeno, presente em vários alimentos.

- Ingerir menos Coca-Cola e refrigerantes - sou viciada, se pudesse bebia feito água, mas quero mudar isso, mesmo a Zero não é saudável e dá celulites, isso sim será um grande desafio, uma grande restrição prá mim


Eu participei de um grupo há anos atrás, um grupo de reeducação alimentar e foi muito bom prá mim, aprendi, fiz amizades, ganhei autoestima, foi um aprendizado prá vida toda. Aprendi várias receitas que são bem saudáveis, light, saborosas, vou colocando aqui aos poucos prá quem quiser fazer também, são rápidas, fáceis e cabem tranquilamente no orçamento. Não vou me comprometer a postar toda segunda sobre o assunto, porque né? Nem sei de mim daqui a 2h, imagina daqui a uma semana... mas vou tentar participar ativamente com as meninas e sempre trazer algo sobre o assunto.

E que venha prá nós um 2011 mais saudável!

Nos próximos posts: scrapdecor, leitura, minhas férias... sintam-se convidados a voltar. Beijos e boa semana ♥

11 comentários:

Fernanda Reali disse...

Perfeito! Cinturinha voltando em 3 meses é uma dádiva! estás linda na foto com Leo!

Adorei todos os itens do teu post e sigo tudo, excetoas caminhadas e a ginástica que só retomarei em março.

Delícia de blog, este teu!

beijooooo

Karina Bertolassi Regiani disse...

Essa meta é essencial para 2011 eu preciso melhorar minha auto estima...adorei a idéia de trocar as dicas eu comecei a beber aguá gelada a cada 2 horas vamos ver...bjs

Lola disse...

Oi Tays!

Que bom te ver em 2011 (hahaha) e já com esse pique todo, ainda mais depois de ter uma filhota linda e ainda cuidar de outro filhote fofo! E 9 kig só numa gravidez? Tá ótima mulher! Na gravidez do Thi engordei exatos 32Kg!!! hahahahah

Bjs

Jana Marson disse...

Tays, nem posso reclamar da gravidez que a que eu mais engordei, foram exatos 11kg! Sorte, neah?!

Agora qdo perdi... O médico me deu alguns hormônios pra não sei o quê... Engordei 6 e não estou nem um pouco a fim de dieta.
Mas com a Blogagem, qm sabe melhorando alguns hábitos eu não reverta esse negócio?!

Muah!
Qdo der, passa lá pra ler: http://casadefazdeconta.blogspot.com/2011/01/nao-nasce-no-pe.html

Simoni disse...

Ai eu to fazendo tudo isso aí, exceto a caminhada, tentei fazer esteira depois do trabalho, mas em dezembro não consegui seguir agora quero começar outra vez e tentar fazer direitinho e vamos que vamos.
Linda nas fotos inclusive a com o barrigão, amo um barrigão!!!
Beijos!!!

Georgia Visacri disse...

é isso aí, Tays! o caminho é esse mesmo e quanto antes a gente entender que precisa levar uma vida saudável, melhor, não?
Isso inclusive tem tudo a ver com a minha palavrinha para 2011, me aguarde que logo logo eu post no blog

Bjs mil, um 2011 maravilhoso para você e sua família e sucesso nessa nova empreitada, tenho certeza que você vai arrasar, já está arrasando!!

Giuliana: disse...

Tays,

Altas dicas, adorei! Algumas também já faço, outras quero começar a fazer.

Espero que todas nós alcancemos nossos objetivos.

Tá linda nas fotos. =]

Beijos

Unknown disse...

Parabéns! Eu sigo já algumas coisa, voltei pra caminhada... gostei de ver as fotos de sua gravidez e depois do Léo... menina vc voltou rápido a forma hein...inveja muita gente heheheeh

E como está a princesinha??

Bjo pra vc e ótimo começo de ano!

Suzete Retti disse...

Lindas as fotos, as dicas são ótimas, e vc está de parabéns e me ensina como consegue programar e fazer cardápios, para mim isso é um sonho antigo, e que quero realizar, dá umas dicas please.Bjos.

Ana disse...

Preciso me inspirar na sua força de vontade!
Parabéns!
Beijos!

Aline Fonseca disse...

Olá, Tays!
Belíssimo post para comçear o ano!
Boa sorte e siga adiante com seus planos!
Feliz 2011!
Tudo perfeito e maravilhoso 2011!!!
Beijoss