Organizando a semana e congelamento

09:40 Tays Rocha 15 Comments


coracao

Quando fiz uma das primeiras postagens da sobre Reeducação Alimentar comentei que gostava de me organizar com cardápios e porções congeladas, pra minha surpresa, muita gente comentou à respeito e passou email me pedindo pra detalhar e explicar como faço. Hoje resolvi postar à respeito disso, porque acho muito importante, acho que essa programação semanal é fundamental pra não nos sabotarmos, usarmos de desculpas como: não programei, não fui ao supermercado, estava corrido… e acabar comendo qualquer bobagem calórica, como comidas industrializadas, macarrão instantâneo ou lanches de padaria e lanchonetes. E com que propriedade eu falo disso aqui? Com a propriedade de quem já fez isso várias vezes… era pHD em me sabotar e mentir pra mim mesma, até o dia em que eu percebi que agindo assim eu era a única prejudicada e que se eu quisesse realmente mudar e me sentir melhor, teria que ter atitudes mais firmes e força de vontade, e não ceder à todo instante.  Acho que as coisas tem sim que ser graduais, mas tomando o cuidado de não usar isso como mais uma desculpa de adiamento… assim como uma coisa é adaptar seu ritmo, outra é não sair do lugar, por ceder sempre. Hoje não resisto porque fui a um aniversário, amanhã porque tive visitas, depois porque estou ansiosa, outro dia é outra coisa e cada dia uma coisa surge pra usarmos como desculpa. É preciso ter em mente seus objetivos, evitar o que pode te sabotar e tornar o processo de reeducação e consequentemente de emagrecimento, o mais prazeroso possível. Esse é o meu ponto de vista.

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Quanto ao modo como eu me organizo, não existe nada de complicado, eu faço um esboço de como será minha semana, primeiro elaboro o cardápio decidindo o que cozinharei, essa semana por exemplo:

* Segunda
A -   Peito de frango grelhado com molho de mostarda, salada de folhas, grão de bico e vinagrete, arroz
J – Vitamina de frutas, aveia e linhaça com hambúrguer caseiro e pão integral

* Terça
A - Tirinhas de carne com legumes e broto de feijão, arroz
J – Salada de folhas verdes com peito de peru e pão de alho torrado

*Quarta
A – Peixe grelhado à moda portuguesa, purê de batatas, salada simples
J – Quibe assado com salada verde e tomate-cereja

*Quinta
A – Omelete ou fritada vegetariana, salada de repolho e cenoura crua com vinagrete
J -  Batatas assadas recheadas, salada de folhas verdes

*Sexta
A – Carne moída com legumes, arroz, feijão, salada simples
J – Salpicão de frango com folhas verdes

*Sábado: normalmente não como em casa

*Domingo
A – Frango assado em pedaços com batatas coradas, arroz, salada colorida
J – Mini pizzas de pão sírio ou sanduíche natural

congelamento-comida











Pra facilitar minha vida eu faço sempre porções aumentadas do que é possível, compro as carnes em quantidades dobradas. Acho mais fácil porque o tempo que vou demorar pra cozinhar 1 ou mais porções é praticamente o mesmo, sujo a louça só uma vez, tenho no freezer porções já separadas pra dias mais corridos. Lógico que nem tudo pode ser congelado, é preciso cuidar com a maneira certa de se preservar cada alimento.

Congelo as carnes que serão grelhadas em porções separadas, carne moída refogada, feijão e molho de tomate podem ser congelados sem problemas, sempre tenho no freezer frango desfiado, quibe assado é algo que também pode ser congelado pronto. Tenho evitado as massas, mas quando faço lasanha por exemplo, faço de 3 a 4, variando os sabores e congelo, nhoque é algo que adoro, mas tenho uma preguiça descomunal de fazer, odeio espremer a batata… também faço e congelo, primeiro em bandejas pra não grudar um no outro, depois de bem durinhos coloco em saquinhos. Preparo a carne com molho como base de strogonoff de carne e frango, bastando na hora de servir adicionar apenas os condimentos e o creme de leite, molho de tomate e bolonhesa sempre tenho também.
O congelamento ajuda não só na praticidade, mas também na economia, porque podemos direcionar as compras e cardápios aproveitando as ofertas e promoções do supermercado e direcionando o consumo para produtos de época.
 Ice Cherries




 Eu não coloco no cardápio café da manhã e os lanches da manhã e da tarde, porque basicamente gosto de consumir as mesmas coisas, suco de soja, chá, pãozinho, queijo minas, iogurte, granola e frutas, vou me alternando entre essas opções. Para os horários de lanche eu compro amêndoas e castanhas, iogurte, frutas, gelatina e cookies integrais.

Eu faço dessa forma e todo sábado faço as compras da semana, quando chego já deixo as frutas e verduras lavadas, porções de carne separadinhas, facilita muito. Sempre faço pacotinho com seleta de legumes em cubinhos, eles enriquecem carnes, refogados, faço ensopadinhos, viram um bom suflê de legumes ou fritada vegetariana sem muito esforço e perda de tempo. Pra ala rebelde da casa que não faz dieta, eu tenho sempre congelado pão de queijo, empadões e tortas assadas também. Lógico que tudo é muito flexível, na hora tenho outras vontades e modifico a refeição, ou a forma de preparo, tudo aqui é muito democrático.

Sumario

Se você tem dúvidas quanto à forma de congelar os alimentos e prazos, estou disponibilizando aqui o Guia de Congelamento de Alimentos que consulto quando tenho dúvidas. É prático  e bem completo. Clique no link para baixar.

Resumo da semana

Uma semana relativamente tranquila, como sempre o que mais pega pra mim é a falta do doce e do refri, mas me sinto tranquila em relação às trocas que tenho feito. Durante a semana tenho conseguido ficar rigidamente dentro daquilo que havia estabelecido pra mim. As frutas são pra mim o que mais me ajuda a driblar a fome, ansiedade e vontade de comer doces, tenho sempre a fruteira cheia. Essa semana também quero incluir algumas farinhas, alguns grãos e algumas receitas sem trigo. Estou mais ativa, as aulas recomeçaram e a correria aumentou, consegui caminhar no parque essa semana 3 vezes, dependo da combinação de uma série de fatores pra conseguir ir...





Estou sentindo falta mesmo é do meu Body Combat, que me faz queimar calorias, aliviar o stress, canaliza minha irritação e me dá imenso prazer em fazer, mas a academia é meio longe pra mim e terei que esperar mais um pouco, quando voltar conto pra vocês, se eu conseguir digitar… kkkkkkkk. Espero que todas estejam firmes e tendo sucesso nos seus objetivos, que tenhamos força de vontade pra continuar por mais esta semana!

"Que a comida seja teu alimento e o alimento a tua medicina." Hipócrates


Cenas dos próximos capítulos: scrap reciclagem com pap, leitura, mulherzices.


Beijos e boa semana ♥

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15 amigos comentaram, comente também!:

Fernanda disse...

OI Tays, bom dia.
Se eu fosse fazer um selinho paraseu blog seria: ESse blog tem conteúdo! rs...adorei a dica de congelamento e já tô me programando aqui pra fazer umas cosinhas dessa. VALEU a dica.
Uma ótima segunda pra ti.
bj.

Sandra Peres disse...

Tays, estou hj organizando minha semana, pq geralmente trabalho muito aos sábados, o problema de organizar na segunda é não encontrar hortifruti fresquinho. Talves pule para quarta. Fazendo assim não tem erro.

E não tem um dvd de bodycombat pra fazer em casa??? Amo pular dar soco, desestressa mesmo, só não vou ter tempo e nem grana para academia por enquanto.
Vou procurar e ficar pulando na sala.

Bjos

Andreia Lica disse...

Adorei as dicas, simples e que facilitam muito o nosso dia a dia.

Bjão

rsrsrsr, fiquei babando por seu relato,rsrsr
vivo querendo fazer um regime , porem tenho loucura e vicio por doces, e pior , detesto verduras , legumes , então é complicado substituir, as vzs fecho a boca , mas sofroooooooo
sem açucar , rsrsrsr
fico feliz que vc ta firme e forte, rsrsrs
b js

Giuliana: disse...

Tays,

Muito bom, fico louca com essa praticidade sua, da Fê. Já até baixei o Manual e vou imprimí-lo, para ler com calma (detesto ler no pc)e aprender muitas coisas antes de ser responsável pela cozinha da casa. =]

Beijos

Alessandra disse...

Oi...

Adorei as dicas,eu costumo congelar algumas coisas, mas pouco, vou olhar o manual com carinho e imprimir (tbm odeio ler no pc). Estou animada, hj começei a caminhar com minha vizinha. E mudei muito do cardápio da Familia Murakami!! Rss
Beijos menina, boa semana

Lola disse...

Oi Tays!

Sou super adepta de planejamento, organização e praticidade, portanto, sou super a favor do congelamento dos pratos e alimentos. Eu fazia muito isso, ainda mais quando os meninos eram pequenos porque fazer papinha todo dia é UÓ e viver de papinha Nestlé só sendo filha do Eike Batista. Mas agora tenho congelado muito pouco porque doei meu freezer grande e estou só com o da geladeira mesmo. Não cabe nada! Quem sabe, com a mudança pro apê novo, eu resgate um freezer maior né? rs

Bjs

Rosiane disse...

Ok! Vou confessar... Engordei aqui sim!
As calças não estão apertadas, estão justas, mas já me bateu um desesperinho =/
Tomo pelo menos 2 latinhas de coca por dia, nuggets do Mac na segunda pra economizar $$$, e me viciei no sorvete daqui. O de morango, por exemplos tem pedaços de morango! Pedaços mesmo!!! Aí já viu né!? rsrs

Mas, em compensação, a bicicleta ta me ajudando a controlar o peso! Minha coxa está dura, minha bunda também já deu uma melhorada. Hoje reparei que até meus braços tão mais fortinhos hehe
Pra quem não gosta de andar, recomendo a bike! No começo foi dificil, sentia falta de ar andando e cansava rápido. Mas agora, já estou melhor =)

Saudades de você!
E não esquece de me passar as medidas das crianças pra eu comprar coisinhas pra elas aqui =)

Beijos =***

Nane Regulle disse...

Adorei seu post, mas confesso que não sou organizada assim não! Na verdade tenho em mente o que farei na semana, mas aqui é difícil porque tenho dois filhos pré-adolescentes e o que um come o outro não come...daí já viu?!

SUper semana pra todas!!

Marcia disse...

Oi, querida!! Adorei suas dicas de congelamento. Já até baixei o manual. Quase nunca congelo as coisas - e acho que é uma bobagem minha, tentarei mudar isso e tornar as coisas mais práticas para mim mesma.
Fiz body combat há um tempo. Adorava. A música, o ritmo, os golpes... Realmente é desestressante. Tomara que vc consiga voltar logo.
Beijoca e uma linda semana.

Carol Kroetz disse...

Oi, Tays!
Adorei suas dicas de organização, vou tentar colocar em prática amanhã mesmo... vou fazer minha listinha do mercado conforme o cardápio da semana...
E vamos nessa!

beijos

Tays. tem um suco espertíssimo la no meu blog pra você fazer na sua semana de dieta. Delicioso, pouco calórico e bom pra saúde. preciso do seu email pra mandar as fotos da mariana e do leléco. beijos

Adorei sua dicas amiga.Acho muito bom o congelamento dos alimentos,pois ajuda nossa vida que já é tão corrida né?Eu aqui faço isso a uns 2 anos,e me ajuda muito.A praticidade é tudo prá mim atualmente..rs
Ótima postagem!
Beijosss

Simone Souza

Tatitando Arte disse...

Nossa xonei pelo seu blog, muiiito bom,muito boa está matéria...bj.

katia disse...

Oiii, tudo q preciso. Vou seguir, beijos

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