quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Criação x Plágio - E a ética onde fica?

Vocês lembram do que eu disse no post Lilac Flowers? Não? Então vou relembrar vocês...

"Cada vez que crio um desses tutoriais procuro sempre pensar em algo que seja de certa forma novidade, que acrescente alguma coisa à quem faz scrap e outros artesanatos, é bem verdade que nesse nosso mundo virtual nada é novidade, o que mais ouço é que "nada se cria, tudo se copia" e honestamente tenho pavor de tal frase, porque eu crio sim e quando copio, cito a fonte e dou os créditos, nada mais justo. As técnicas em si não são realmente novas, mas o que gosto é de adaptar uma coisa aqui, outra ali, gosto de trabalhos com personalidade, que falam por si, aqueles que você olha e diz... esse só pode ser da Taninha, esse da Jaluza... e assim por diante. Gosto de trabalhos com identidade, com marca pessoal e é o que menos se vê nos dias de hoje. Espero que esses tutoriais e dicas que colocamos nos nossos blogs ajudem a despertar esse processo criativo em cada um, despertar interesse e fazer com que as pessoas vejam as coisas e as formas de trabalhar com elas com outros olhares, que surjam ideias e que haja ousadia prá sempre inovar, sem se preocupar muito com a opinião dos outros, não se preocupar em agradar... é assim que surgem as coisas boas. Isso tudo nem tem relação nenhuma com minhas flores, nem nenhum motivo especial pelo qual eu escrevi, só escrevi porque deu vontade e engatei o assunto. Por pura tagarelice mesmo..."

Na verdade, naquela ocasião eu não tinha mesmo porque falar à respeito, falei de uma forma muito espontânea sobre o que eu realmente pensava sobre o assunto, porque é assim que penso e é nisso que eu acredito. Foi então que recebi o e-mail de uma amiga que eu ainda não conheço, mas que sou grata pela atitude nobre que teve, me alertando sobre meus cadernos de receita estarem sendo divulgados nesse blog, sem os créditos e pior que isso, numa montagem onde outra assinatura foi colocada sobre a minha, a autora do blog até citou que não são da autoria dela, mas daí a citar meu nome... Ela está utilizando não só minhas fotos, mas o meu dom, talento, tempo, trabalho de criação, investimento porque paguei por esse curso, indiretamente estou trabalhando prá ela, essa é que é a verdade...

Você sabe o que é plágio? Segundo um texto que li aqui no Microship, retirado da Wikipédia, plágio é: "o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original". No ato de plágio, o plagiador se apropria indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma. A origem etimológica da palavra demonstra a conotação de má intenção no ato de plagiar; o termo se origina do latim plagiu que significa oblíquo, indireto, astucioso. O plágio é considerado antiético (ou mesmo imoral) em várias culturas, e é qualificado como crime de violação de direito autoral em vários países.


Nesse blog, segundo essa amiga que me alertou, haviam também trabalhos de outras pessoas que após reclamação foram retirados, se outras pessoas já pediram prá retirar, a proprietária do blog já sabe que o que está fazendo não é correto. Toda vez que vou colocar aqui prá vocês as dicas da True Colors ou da Toke e Crie, como disse anteriormente, é um processo, eu às vezes faço um rascunho no papel, imagino que técnicas usar e como fazer, quais produtos posso utilizar e no que aquilo pode ser útil e aplicável. Leva tempo, gasto material, às vezes faço e refaço, até que fique da maneira que acho satisfatória. Então, alguns acham que posso estar sendo radical ou exagerada, não achem, tenham certeza... sou exatamente assim, não admito que meu trabalho seja usado dessa forma. O que é muito diferente de quando coloco um pap aqui e vcs fazem, ou quando vocês copiam minhas peças e fazem as de vocês, não me importo que copiem, jamais me importei, mas o que é meu é meu, e o que é seu é seu! Quer ter mostruário? Faça o seu... ou pelo menos se me usar como modelo,  dê os créditos devidos, são meus por direito, simples assim. As meninas que me acompanham há mais tempo, podem atestar aqui que sempre passei riscos e projetos, expliquei passo-a-passo como fazer, esclareci dúvidas,  autorizei publicações de peças minhas em blogs, nunca achei isso ruim e negativo, realmente não acho, fico muito feliz em poder dividir e ensinar o que sei, fico feliz demais quando as meninas me mostram seus trabalhos baseados nos meus, fico orgulhosa e satisfeita. Podem se inspirar, utilizar meus trabalhos, reproduzi-los, copia-los, mas desde que, de forma ética e limpa, como vários blogs o fazem. Lendo um outro blog que acompanho, o Bitaites, ele diz algo bem interessante: "na Internet existe uma enorme diferença entre um nome sem link e um nome com link. Não associar o link ao nome é o mesmo que passar por um gajo na rua e fingir que não o viu... é o mesmo que condenar o verdadeiro autor e o seu blogue à não-existência, pois não fornece aos seus visitantes um meio fácil de saber de onde foi copiado esse texto". No meu caso, obra pictórica ou imagem, como preferirem...

Seja lá como for, o que eu tenho a concluir é que em primeiro lugar, sejamos éticos, não leva tempo, não custa dinheiro e nem sequer dói, e em segundo lugar... vamos priorizar a criação e não a cópia? Acreditem... o prazer de criar, de ver nascer não tem preço, bem melhor do que CTRL+C  e CTRL+V, ou Salvar como....

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Efeito Máscara e Scrap Decor - Dica time Criativo True Colors

A dica de hoje é mais uma das possibilidades, das formas de se obter o efeito máscara, como a maioria de vocês já sabem, eu trabalho muito com madeira também, então aproveitei os materiais que tenho aqui e mesclei um pouco as técnicas. Para a dica de hoje eu utilizei aplique em MDF cortado à laser como base, papel Repeteco e Spray Colors Violeta e Pink, apenas isso e o efeito ficou bem legal.


Iniciei posicionando o aplique sobre o papel rosa, sobre ele, borrifei o Spray Colors Pink, lembrando que é necessário sempre agitar bem, eu gosto de testar uma ou duas vezes sobre uma folha branca primeiro, assim tenho noção da quantidade e distância também.


Sem retirar o aplique, fiz a mesma coisa com o Spray Colors Violeta, mesclando as duas cores. Deixei secar bem, naturalmente.


Ao retirar o aplique, o efeito fica bem visível e muito legal. O próprio aplique que antes estava cru, também já fica tingido nos mesmos tons.


A dica de hoje é essa e pode ser aplicada de diferentes formas, em vários tipos de materiais e trabalhada com muita criatividade. Adoro esse efeito ;o) e quis mostrar prá vocês uma opção de uso, aproveitando prá mostrar também como o Scrap Decor é fácil e versátil.


Em uma caixinha de MDF pequena passei duas camadas de Tinta Acrílica Hortênsia, entre as demãos, usei lixa P400 para dar um acabamento mais acetinado à peça. Gostei muito dessa tinta, não tem cheiro ruim, o rendimento é excelente, a cobertura perfeita, sem passar fundo branco ou base para artesanato obtive uma cobertura perfeita com duas demãos apenas, secagem bem rápida.


Prá fazer a caixinha, utilizei quatro pedaços de papel com efeito máscara, quatro pedaços de papel Repeteco estampado com bolinhas, filetes de papel puro glitter, furador de cantoneira para arredondar os cantos.


Arredondei os cantinhos com o furador de cantoneira, isso também pode ser feito à mão, mas mesmo com muita habilidade é difícil um acabamento perfeito e simétrico.


Comecei colando os retalhos de bolinhas nas laterais da caixa, nesse caso eu usei cola, mas poderia também ter usado fita dupla-face, nas extremidades do papel eu usei carimbeira ameixa antes de colar, para dar um acabamento melhor, mas é opcional. Nos retalhos onde foi feito o efeito máscara recortei delicadamente ao redor do desenho, deixando apenas uma margem estreita.


Fixei os recortes com cola sobre o papel estampado nas laterais da caixa, tomando o cuidado de medir antes a altura do encaixe da tampa para não encobrir o desenho, nas extremidades laterais deixei um pequeno espaço sem cola, para encaixar e fixar o glitter prata.


Medi o tamanho do filete de glitter que eu precisaria e fixei com cola sob o papel rosa. Fiz o mesmo na outra extremidade, cuidando prá que estivessem posicionados na mesma altura.


Terminada essa etapa, a parte de baixo da caixinha ficou assim.


Prá fazer a tampa eu utilizei o mesmo papel estampado de bolinhas, cortei um quadrado um pouco menor que a parte de cima, passei carimbeira, arredondei os cantos com o furador de cantoneira e colei com cola. Lembrando que cola em scrap é sempre usada em mínimas quantidades. Para as flores eu utilizei as dicas do post anterior Lilac Flowers, as flores rosa eu fiz com os retalhos do efeito máscara cortados com o furador, a flor roxinha foi feita com papel vegetal pintado com o PVA Metal/Cromo Violeta, depois de seco cortada com furador e amassada. A flor lilás é a que foi feita com jornal, Tinta Acrílica Hortênsia e furador. A última florzinha que já está montada é a que expliquei no post Lilac Flowers.


A flor da tampa eu montei seguindo a sequência acima, fixando os miolos com gotas de cola, a última flor que já estava montada colei com fita-banana para dar um pouco mais de volume. Na verdade se fosse pela minha ideia inicial a caixa estaria finalizada aqui, mas eu achei que ainda faltava algum detalhe. Peguei os apliques de arabesco que usei prá fazer o efeito máscara e dei uma demão de PVA Branco, deixei com um efeito meio transparente mesmo, usei Pátina Ecológica Coral e com pincel macio apliquei suavemente, reforçando alguns pontos, dando um efeito de pátina com acabamento metalizado. Prá fazer as laterais cortei uma folha do aplique com o estilete, deixando um pouco menor.


Fixei os apliques com cola emoldurando a flor. Nas laterais da tampa, colei a sianinha fininha em degradê de rosa, com Cola em Fita.


Aqui a caixa prontinha! Adorei trabalhar com esses tons e papéis, técnicas simples e rápidas que juntas deram esse efeito trabalhado à caixa. Espero que vocês tenham gostado tanto quanto eu e em breve, mais uma dica True Colors prá vocês! Desejo à todos uma excelente semana, repleta de coisas boas!

Beijocas ♥

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Lilac Flowers - Dica Time Criativo True Colors

Cada vez que crio um desses tutoriais procuro sempre pensar em algo que seja de certa forma novidade, que acrescente alguma coisa à quem faz scrap e outros artesanatos, é bem verdade que nesse nosso mundo virtual nada é novidade, o que mais ouço é que "nada se cria, tudo se copia" e honestamente tenho pavor de tal frase, porque eu crio sim e quando copio, cito a fonte e dou os créditos, nada mais justo. As técnicas em si não são realmente novas, mas o que gosto é de adaptar uma coisa aqui, outra ali, gosto de trabalhos com personalidade, que falam por si, aqueles que você olha e diz... esse só pode ser da Taninha, esse da Jaluza... e assim por diante. Gosto de trabalhos com identidade, com marca pessoal e é o que menos se vê nos dias de hoje. Espero que esses tutoriais e dicas que colocamos nos nossos blogs ajudem a despertar esse processo criativo em cada um, despertar interesse e fazer com que as pessoas vejam as coisas e as formas de trabalhar com elas com outros olhares, que surjam ideias e que haja ousadia prá sempre inovar, sem se preocupar muito com a opinião dos outros, não se preocupar em agradar... é assim que surgem as coisas boas. Isso tudo nem tem relação nenhuma com minhas flores, nem nenhum motivo especial pelo qual eu escrevi, só escrevi porque deu vontade e engatei o assunto. Por pura tagarelice mesmo...

O passo a passo de hoje é o primeiro da cor Lilás, não consegui fugir das flores, até pensei em fazer outra coisa, mas elas estavam fixas na minha mente... Pensei no lilás e logo pensei em flores, em vasinhos de violetas, é uma plantinha tão singela, tão simples, mas que acho tão delicada... A minha ideia foi de utilizarmos em nossos projetos materiais diferentes, faz tempo que quero customizar papéis, temas e cores. Eu amo os papéis prontinhos, mas também acho muito legal podermos optar por utilizar criações nossas em nossos projetos e foi isso que eu fiz, tonalizei diferentes papéis.


Utilizei a Textura Aqua Glitter Prata, Tinta Acrílica Orquídea, PVA Metal/Cromo Violeta, furadores para as flores e miolos, retalhos de jornal e papel vegetal, papel glitter prata que não está na foto porque decidi usar no finalzinho, cola e fita-banana.


Comecei tonalizando o jornal, apliquei a tinta acrílica hortênsia com pincel macio,  eu não queria que as letrinhas do jornal sumissem, por isso apliquei uma camada bem fininha, mantendo a transparência, deixei secar.


Fiz o mesmo com papel vegetal, o efeito no vegetal é muito legal, porque ele quando úmido fica todo ondulado, por isso tomei o cuidado de prender as pontinhas com fita adesiva, soltei depois de totalmente seco.


Depois repeti o tingimento do papel jornal com o PVA Metal/Cromo Violeta,  quando eu abri o potinho de tinta vi que o tom da tinta era bem vibrante, quase um roxo; como disse antes, eu quis preservar a transparência, e prá que ficasse com esse efeito mais sutil eu molhei o pincel na tinta, tirei todo o excesso e apliquei no jornal, em alguns lugares eu deixei mais claro e em outros eu reapliquei a camada e deixei mais escuro, depois de seco ficou com um leve brilho metalizado.


Fiz o mesmo no papel vegetal, com pouca tinta pincelei o papel de forma irregular, fazendo um efeito manchado, o tom ficou bem mais claro devido à transparência do papel, ele ficou com aquele mesmo aspecto ondulado, mantive as pontinhas fixadas com fita adesiva até secagem.


Depois dos papéis secos, cortei algumas flores nos furadores, caso você não tenha furadores, poderá riscá-los com moldes ou desenhar seus próprios modelos e depois cortá-los, as flores maiores eu cortei abrindo cada pétala e depois as dobrei ao meio, as menores ficam naturalmente onduladas, devido ao tingimento do papel.



Aqui, eu apenas sobrepus os cortes montando as flores, alternando tons e os tipos de papel. Fixei com cola, apenas no centro.


Prá encorpar um pouco mais o papel, dar forma e um pouco de brilho, eu apliquei a Textura Aqua Glitter Prata com os dedos, tomando o cuidado de não deixar uma florzinha colar na outra, quando a textura é aplicada no papel vegetal ele ondula, as pétalas ficam todas torcidinhas, uma graça. Lembrando que essa textura tem o diferencial de ficar totalmente incolor ao secar, deixando apenas um brilho sutil e um pouquinho de glitter.


Detalhe das flores já sequinhas (clique na foto prá ver ampliada), como eu alternei a posição dos papéis, elas ficaram todas com aspecto diferente umas das outras. Os tons ficaram suaves e a transparência deu um ar delicado à elas.




O próximo passo é o miolo da flor, eu optei por usar papel puro glitter, que tem um brilho maravilhoso, cortei com o furador de círculos e posicionei com fita-banana. Poderíamos também ter feito o miolo com um strass, botãozinho, bailarinas, ou  mesmo aplicando Bit Vitro ou Bit Color por exemplo, opções não faltam! Como já tenho em mente como vou usar essas flores e reforçando o post anterior "Se encantou pela cor lilás, prata na luz do amor", essa foi a minha opção...


Reforcei os vincos e dobras das pétalas, trabalhei as flores menores para deixá-las com mais movimento e aí estão as minhas Lilac Flowers.

Espero que vocês tenham gostado e aprendido coisas novas. Aguardem mais dicas ainda essa semana. Se quiserem ver as dicas das outras meninas do Time Criativo True Colors, cliquem nos links abaixo do banner.

Beijos e boa semana!!!

sábado, 16 de janeiro de 2010

Se encantou pela cor lilás, prata na luz do amor...

Eu estava aqui desolada... snif... com tudo atrasado e sem câmera, o conserto da minha não vale à pena ;o( então decidi esperar mais um tempinho, juntar mais uns cobres prá comprar uma câmera de gente grande que eu tanto quero... enquanto isso a fofa da minha irmã me emprestou a dela por tempo indeterminado, é uma fofa mesmooooooo, melações à parte... hoje é dia de dica da True Colors... obaaaaaaaaaaa, e eu estou "a mais atrasada de todas do mundo" mas tenho chefinhas lindas e compreensivas que entenderam bem tudo o que me aconteceu nos últimos tempos e nem me bateram de chinelo, nem me deixaram de joelho no milho... heheheheh. A questão é que eu ainda devo as dicas da cor rosa e hoje as meninas já iniciaram a cor lilás. Prá não ficar atrasada e distante do grupo, decidi apresentar prá vocês os produtos da cor lilás e vou colocar em dia as dicas, a começar por amanhã, até porque sem câmera não tinha jeito de fazer... desculpas de lado, vamos lá...

Eu simplesmente adoro esse negócio de criar, essa gestação artística, sou o tipo de pessoa que muitas vezes dorme pensando nas peças, nos papéis, nas dicas, tentando lembrar do que vi, tentando inventar algo novo, isso tudo porque amo o que faço e nada melhor do que dormir pensando em coisas boas ;o) o sono vem fácil e sereno. Tudo bem que teve uma época que eu era viciada em Tetris e sonhava com os quadradinhos... kkkkkkkkkkk, sou assim, meio descompensada mesmo, mas sou normal, juro. Adorei essa parceria com a True Colors, me faz exercitar a criatividade, explorar possibilidades, me aventurar no novo, acho genial. Já estava bom demais receber os produtos coloridinhos lindos todo mês, mas como tudo pode sempre melhorar, a Lu nos presenteou com uma outra parceria, através da True Colors, fomos presenteadas com um kit lindo de papéis da Repeteco, que à partir de agora passa a nos apoiar também, através da Scrap Brasil, que é um distribuidor autorizado de várias marcas importadas de Scrap e dos papéis da Repeteco e da Scrap Sampa, que é a loja varejista; os papéis são uma gracinha, muito delicados. E eu tenho agora mais dois selinhos de apoio, obaaaaaaaa, adoro ;oP


Recebemos além dos papéis, PVA Metal Cromo Violeta, Bit Color Roxo, Tinta Acrílica Orquídea, Spray Colors Violeta e Textura Aqua Glitter Prata (eu amo essa Aqua Glitter!) Já fiz um sketches e caraminholei umas coisas por aqui, adoro essa cor, simplesmente linda! Me faz lembrar dos campos de lavanda, sempre a associo a coisas de bebê, se eu tivesse uma menina, teria feito tudo lilás, acho muito suave e delicado.

Você sabe o que significa o lilás? Simboliza dignidade, devoção, sinceridade, purificação e transformação interior, suas vibrações transmitem calma, suavidade, conforto e  acolhimento, são associadas à espiritualidade, intuição, melhora da auto-estima e equilíbrio da consciência. Na cromoterapia é usada para purificação do sangue, eliminação de toxinas, combate à insônia e melhora da imunidade em geral. No seu tom mais forte, o roxo simboliza nobreza, respeito, prosperidade, mas também tendência à tristeza, por isso deve ser usado com cautela.


E juntando tudo... minha família está ficando numerosa \o/ temos todas essas opções prá trabalhar em conjunto com a cor do mês que é o delicado e suave lilás!
E prá vcs.. meu beijo enorme de bom final de semana e essa música que eu adoro.





Lilás

Amanhã
Outro dia
Lua sai
Ventania abraça
Uma nuvem que passa no ar
Beija
Brinca
E deixa passar
E no ar
De outro dia
Meu olhar
Surgia nas pontas
De estrelas perdidas no mar
Prá chover de emoção
Trovejar...
Raio se libertou
Clareou
Muito mais
Se encantou
Pela cor lilás
Prata na luz do amor
Céu azul
Eu quero ver
O pôr do sol
Lindo como ele só
E gente pra ver
E viajar
No seu mar
De raio.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Como uma onda no mar...










E minhas curtas férias já acabaram ;o( e na verdade nem estou assim triste, foi tempo suficiente prá descansar, aproveitar o mar, comer e dormir bem, dar atenção à família e receber carinhos 1000, tive sorte e peguei muito sol, dos dez dias que fiquei, oite deles foram de dias lindos e ensolarados, 40º na sombra. E eu consegui sair do branco neve para o branco gelo... kkkkkkk. Tomei litros de água de coco e Coca-Cola, tomei muito sorvete e picolé e consumi alguns tubos de FPS30 e hidratante. Acho que nunca lavei tanto meu cabelo na vida, cheguei a voltar desbotada. Foram bom demais esses dias sem compromisso, sem problemas, sem celular ligado, sem maquiagem, escova e esmalte. Dias de pé descalço, de centenas de fotos tiradas, de passar o dia todo de roupa de praia e comendo bobagens, dando a volta ao mundo de tanto caminhar, de muitas horas de música ouvidas e muitas palavras escritas, outras devoradas dos agradáveis livros que li, dias de sono refeito, dormindo 10h seguidas, sem horário prá acordar, dormindo na cama, na rede, no sofá, no colo em frente à TV,  foram dias renovadores e maravilhosos. Essa semana já recomecei meu ano e minhas aulas que por sinal estão lotadas, dei aula a semana toda e amanhã já tem turma cheia outra vez \o/ adoro.... Aproveitei prá colocar algumas coisas em ordem, colocar no papel alguns projetos e metas prá esse ano, programar o que vem pela frente! Voltei saudosa da minha casa (em lugar algum do mundo existe uma cama igual a minha... rs), saudades dos meus blogs, dos meus amigos e do meu trabalho. Tenho tantas novidades prá contar e mostrar prá vocês, só coisas lindas! Aguardem... Essa semana vou postar meu projeto de Natal da True Colors, que estou atrasada prá caramba ;o( e já mostro a cor de janeiro que está simplesmente linda!!!! E prá não dizer que não mostrei nada... aproveitando o clima de praia, sol e mar, queria mostrar um porta-retratos que fiz, com tema surf, muito legal... E ele também tem história... hehehehe



No mês de setembro, algumas peças minhas saíram na revista de Scrap (sorry, nem contei, né? não deu tempo.... depois mostro) e a Angélica me ligou perguntando se eu fazia projetos personalizados, porque o namorado dela é surfista e ela tinha uma foto linda dos dois que ela gostaria de usar e presenteá-lo no aniversário de namoro. O prazo estava meio apertadinho prá mim, mas não deixei de atendê-la e consegui entregar no dia combinado. Era um tema que nunca tinha feito, mas como adoro uma novidade e desafiar a criatividade da minha mente, aceitei é claro... heheheh. Na parte de baixo usei sianinhas prá dar uma ideia de ondas, de mar, esses adesivinhos ficaram lindos, são os Adesivos Shaker e Chipboard da Toke e Crie, os papéis eram um kit com motivos de surf que comprei uma vez da minha amiga Déia pensando que um dia eu poderia precisar e o motivo não é fácil de achar (uma pessoa prevenida e compulsiva vale por 100... kkkkkkkkkkkk). Na parte de trás pintei com PVA Azul profundo e envernizei, gostei muito do resultado e a Angélica disse assim ó....

-------Original Message-------
From: Angélica
Date: 24/11/2009 12:50:22
To: Tays Rocha
Subject: Re: Scrap

Tayyyyyyyys, ameeeei nossa ficou mto melhor q o esperado. Obrigada mesmo, agora vc tem uma cliente garantida. Vc é mega caprichosa e deu certinho pois hj q é o dia de aniver de namoro.

Beijos e obrigada

E eu fiquei mais que feliz, porque maior e melhor do que o pagamento em dinheiro é saber que o trabalho ficou bom e agradou, que vc de alguma forma tornou especial o momento de alguém, porque isso é o scrap, eternizar as nossas memórias e momentos com beleza e arte. Espero que vocês tenham gostado também, clicando na foto vocês conseguem ver melhor os detalhes. Em breve eu volto com as novidades e novas dicas da True Colors prá vocês, algumas fotos dos meus últimos trabalhos e mais um tanto de conversa fiada... hehehehehe.

Beijocas ♥