Ferro e Prevenção de Anemia

13:03 Tays Rocha 10 Comments


Já comentei aqui com vocês que estou numa briga danada com uma anemia que teima em não se render, estou tomando diariamente doses de sulfato ferroso prá tentar aumentar meu nível de ferro que está baixo, há quase dois meses só vem diminuindo, apesar da alimentação normal e bem completa que eu tenho tido. Hoje ao colocar umas roupas no varal senti um calorão e o chão foi sumindo, só deu tempo mesmo de me encostar na parede e me abaixar, qualquer esforço agora me parece extremo e tenho me sentido fraca. A anemia é comum na gestação e por isso vim falar um pouquinho sobre isso, o aspecto nutricional do Ferro, que é importante na gestação e em qualquer idade, principalmente na rotina alimentar das nossas crianças. 


Por que o Ferro é importante?
O ferro é um mineral vital para o bom funcionamento do nosso organismo, desempenhando uma série de funções essenciais: contribui para a formação de glóbulos vermelhos; transporta o oxigênio para as células do corpo, indiretamente atua no processo de liberação de energia celular e tanto o excesso como a deficiência dele podem ser prejudiciais.Uma alimentação equilibrada fornece o ferro necessário para o dia-a-dia, mas às vezes outras ciscunstâncias podem interferir nesse processo, como doenças do metabolismo, fatores genéticos, gestação, entre outros. Com algumas combinações entre alimentos é possível aumentar a taxa de absorção do Ferro, ingerindo a mesma quantidade, mas com um aproveitamento maior.


Quem mais precisa de Ferro?
- Crianças: porque estão em fase de crescimento e desenvolvimento.
- Gestantes: para suprir o bebê que está se formando. 
- Mulheres: precisam mais do que os homens, pois o perdem com a menstruação.


O que acontece quando falta Ferro no organismo?
A deficiência de Ferro é a principal causa da anemia, provocando diminuição do tamanho dos glóbulos vermelhos no sangue e assim a falta de oxigênio no organismo. No início não há sintomas e o diagnóstico só é possível com o exame de sangue. Quando a doença já está mais avançada podem haver sinais como:  desatenção, desânimo, fraqueza, sonolência, palidez, falta de apetite, cabelos quebradiços, unhas fracas e baixa imunidade.
Como estou tendo que cuidar excessivamente em relação à isso, estou controlando semanalmente minha alimentação com a nutricionista, repasso à vocês a tabelinha que ela fez prá mim e que inclusive recomendou adaptar ao cardápio da família toda, trata-se de comer com mais qualidade, apenas fazendo algumas combinações de alimentos.

* Alimentos com alta quantidade de ferro
- miúdos (fígado, moela, coração, língua), carne de gado, peixes, camarão, mariscos, gema de ovo.


 
* Alimentos com moderada quantidade de ferro
- feijão, lentilha, ervilha-seca partida, açúcar mascavo, melado, vegetais folhosos verde-escuros.
 

* Alimentos com grande quantidade de vitamina C (Ácido Ascórbico)
- laranja, abacaxi, limão, goiaba, maracujá, acerola, mexerica, kiwi, morango, abóbora, couve-for, repolho e tomate.
* Alimentos que interferem na absorção de ferro
Alguns alimentos contêm substâncias que se ligam ao ferro no intestino, prejudicando a sua absorção, desta forma estes alimentos não devem ser associados com os alimentos ricos em ferro: folha de beterraba, cereais integrais (arroz integral, farinha de trigo integral, aveia, linhaça, cevada), clara de ovo, café, chá preto, refrigerantes de cola.


E prá quem assim como eu precisa elevar os níveis de Ferro, deve permanecer longe do chá preto, café e Coca-Cola, pois inibe em cerca de 33 a 65%  a absorção de Ferro, seu consumo deve ser evitado imediatamente após as refeições. O cálcio também é um inibidor da absorção de ferro, estando desaconselhadas sobremesas à base de produtos lácteos (iogurte, pudins, mousses e etc).

Lógico que tudo isso no meu caso, estou levando à sério e de uma forma bem radical, mas no dia-a-dia dá prá ir adaptando aqui e ali, principalmente no cardápio dos pequenos, nada de radicalismos que também não é bom. E cuidem também no aspecto calorias e colesterol, os miúdos, carnes e ovos por exemplo são altamente calóricos, fui hoje me pesar e engordei 2 Kg, só espero que isso reflita também nos meus níveis de hemoglobina, que é só o que me importa agora. 


Uma dica que a nutricionista me deu também foi que 3 maçãs Fuji equivalem em níveis de Ferro a uma porção de carne, é uma escolha mais saudável e menos calórica. 



O Leo é uma criança que desde bebê pede por brócolis, beterraba crua, tomate e cenoura nas refeições, mas sei que isso é meio raro, em breve volto com dicas de alimentação e receitas nutritivas e disfarçadas prá melhorar a inclusão de nutrientes no cardápio dos nossos anjinhos teimosos... rsrsrsr. Essa foto é de 13/06/07 ele tinha 1 ano e 1 mês e já comia sozinho ;o)


Beijos e boa semana!

Leia também

10 amigos comentaram, comente também!:

Betty Gaeta disse...

Oi Tays,
Eu sou vegetariana, e todo mundo pergunta como me viro com a proteina, qdo na verdade a proteina não é o problema do vegetariano, mas sim o ferro. Eu como ovos e tomo leite, mas nada de carnes, daí tenho que buscar o ferro em fontes vegetais, como o brócolis, espinafre, beterraba, feijão. E a manha é não tomar leite perto das refeições pois ele acaba com o ferro. Para potencializar a absorção, é sempre bom tomar suco de frutas cítricas, antes das refeições.
Bjkas e um bom dia.

Tays,esse assunto é muito importante mesmo.
E suas dicas deixadas aqui vai ajudar bastante.
Eu tive esses probleminhas também...mais é
importante ter uma alimentação bem adequada.
Grande beijos querida!
Simone Souza

Fernanda Reali disse...

Excelente e útil! Vou indicar para a Amanda (as coisas mais simples da vida).

Que bom que o Leo come tudo o que é legume! Helena é assim, mas Guga não come nada disso, uma luta.


bjs

Tays Rocha disse...

Simone, obrigada querida pela visita, é um dos problemas mais comuns, simples, mas que pode trazer muito transtorno... Beijocas.

Tays Rocha disse...

Isso mesmo Betty, é importante prá vocês vegetarianos cuidar com os níveis de Ferro e tbm de Ác. Fólico, obrigada pela visitinha. Beijocas amiga!

Tays Rocha disse...

Fer, o Leo pede pro pai dele quando vai no mercado, brócolis e banana, acredita? Nisso ele não me preocupa, agora começou a enjoar com temperinhos, cheiro verde, orégano etc... Ele fala, não quero isso no meu prato, aguente... Eu estou adorando o blog da Amanda também. Beijocas.

True Colors disse...

Ola querida Tays... Amei o blog...
Parabéns... informações importantes !!!

Beijinhos, Lu True Colors

Fernanda Reali disse...

Bom dia, amiga! Citei Mariana no meu post de hoje...

http://fernandareali.blogspot.com/

bjs

Tays Rocha disse...

Fer, eu fui lá ver e adorei ;o) Obrigada pelo carinho conosco amiga! Beijocas.

Tays Rocha disse...

Lu, vc por aqui também! Adorei! Beijos e obrigada pela visitinha.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...