segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Carpe Diem - Dica Time Criativo True Colors

Depois de conhecermos a linha de produtos ScrapColors e de nos familiriazarmos com eles, encerramos esse ciclo com o projeto Carpe Diem, enfatizando as nuances de amarelo e laranja nas técnicas e dicas propostas anteriormente. Esse tema Carpe Diem talvez seja um dos conselhos mais importantes que se possa dar a quem se ama e a si mesmo e ser colocado em prática...  

Um pouco de cultura e conhecimento: Prá vocês que não conhecem, o  termo tem origem em um poema do filósofo Horácio; normalmente as pessoas conhecem apenas o trecho mais famoso do poema: "Carpe diem quam minimum credula postero". Em tradução literal, significa: Colha o dia, confie o mínimo no amanhã. Os adeptos da “filosofia” de vida Carpe Diem, afirmam que o importante é viver o hoje e não preocupar-se com o amanhã, aproveite o dia de hoje e pense o mínimo possível no dia de amanhã, devemos aproveitar cada momento do dia, sem nos afligirmos por desejos e ambições desmedidos que podem não se realizar, ou se realizados, podem nos trazer uma infelicidade maior, o que importa é ser feliz agora; é um pensamento bastante imediatista, mas também verdadeiro. Os sectários reforçam a filosofia: seja feliz hoje, aproveite sua vida agora, não espere que as coisas aconteçam e que a felicidade apareça no futuro, faça acontecer, faça você sua felicidade, hoje, tente aproveitar o que a vida tem de melhor agora, pois talvez futuramente você possa perceber que passou a vida toda se poupando, sendo cauteloso, indeciso e com medo de correr atrás dos seus sonhos, verá que jogou boa parte dela fora, preocupado em tentar ser feliz e resolver problemas. O poema inteiro traduzido pode ser conferido abaixo:
"Colha o dia, confie o mínimo no amanhã
Não perguntes, saber é proibido, o fim que os deuses darão a mim ou a você, Leuconoe, com os adivinhos da Babilônia não brinque. É melhor apenas lidar com o que se cruza no seu caminho Se muitos invernos Júpiter te dará ou se este é o último, que agora bate nas rochas da praia com as ondas do mar Tirreno: seja sábio, beba o seu vinho e para o curto prazo reescale as suas esperanças. Mesmo enquanto falamos, o tempo ciumento está fugindo de nós. Colha o dia, confie o mínimo no amanhã".


Honestamente esse ciclo foi um desafio prá mim, nunca senti muita atração pelo amarelo, gosto dele na decoração, minha sala é toda em tons quentes de amarelo a ocre, mas raramente uso em coisas pessoais como roupas (tenho uma única blusa... rs) ou acessórios ou mesmo nas minhas composições de peças. Por isso gosto tanto de desafios, encerrei esse ciclo vendo o amarelo com outros olhares, no início senti uma dificuldade imensa, mas agora estou familiarizada com ele ;o) até com algumas ideias pipocando.

Sobre o Layout: Nesse layout eu usei as peças que mostrei nas dicas anteriores, usei o fundo marrom onde tinha sugerido o efeito máscara, usei inclusive as flores que tinha recortado para obter o efeito. Gostei dessa quebra que o azul deu, talvez por isso intuitivamente escolhi essas fotos, amarelo me lembra sol, calor, verão e nessas horas só posso mesmo lembrar de água, azul.... eu sem água nada sou, de poça d'água, de chuveiro a mar aberto está valendo, amooooooooooo ;o) Essas fotos tinham bastante azul da água que combinou bem com as flores, ressaltei o azul nos detalhes da costura, usei gabaritos de costura, régua simples e arabescos. Na primeira foto, Parque Aquático Águas Claras, aqui mesmo no litoral do PR, verão de 1998 (ontem); a segunda foto na travessia de balsa da Baía de Guaratuba, onde meus pais tem casa de veraneio, verão de 2005; na última, casa da Nari e do Du (morrendo de :o( saudades) no Alagado, pertinho de Guarapuava City, acharam que eu ia deixar o PicoLéo de fora? Nainai, não tava gorda não, Leo tá ali ó... 7 meses, guardadinho no forninho... heheheheh, saudades do meu barrigão ;oP isso foi no verão de 2006. Essas fotos me trazem à tona doces lembranças, de momentos especiais e muito felizes que tive, coincidência ou não, todos em ambiente aquático, acho que sou uma sereia disfarçada, a própria Ariel ruiva e tudo...


Lembram da florzinha Lollipop? Eu a usei nesse cantinho, embaixo dela coloquei uma flor grande, que fiz com papel liso marrom carimbado com tinta PVA Metal Cromo com plástico bolha, também explicada em pap anterior, no detalhe a costura, no fundo marrom o efeito máscara, botões costuradinhos com fio de bordar.


Queria o título em destaque, tinha essa cartela de alfabeto em chipboard, mas nos tons dela predominava muito verde-claro e branco, que fugiam um pouco do que eu queria. Pintei cada letra com uma camada fina do PVA Metal Cromo apenas tonalizando, deixando um tom amarelado, levemente metálico. Detalhe da costura do arabesco, tudo à mão, sou bordadeira de mão cheia, qualquer dia mostro prá vocês meu amor pelas agulhas e linhas ;o)


Essa foto mostra claramente a diferença de tom do chipboard original e do tonalizado, fica aí mais essa dica, chipboards são super versáteis, eu customizo muito, troco  a cor, colo papel, tecido, faço emboss, de acordo com a necessidade eu os deixo do jeito que quero. Já existem os chipboards crus também, a preços bem acessíveis, mas usei o que eu tinha em casa.



Depois de seco, apliquei Textura Aqua Ouro e coloquei o Bit Vitro, da mesma forma que fiz no pap da rosa vermelha. Gostei desse efeito de transparência e adoro a textura rugosa e macia desses Bits, muito fofos, efeito lindo e suave. 


Nesse cantinho fiz uma flor com furadores, distressei as bordas com tesoura e prá fazer o miolo Textura Aqua com Bit Colors Laranja.



Abaixo da foto colei um arabesco em chipboard, escrevi "Carpe Diem - Seize the moment" com marcador permanente preto e coloquei gotinhas de strass. No detalhe a letra em chipboard, texturizada com Bit Vitro.

Desafio aceito, projeto finalizado e espero que aprovado e gostado ;o)
Adorei a versatilidade dos produtos, facilidade de uso e os efeitos lindos!

A mensagem que deixo à vocês com todo carinho é apenas: Carpe Diem!

Obrigada pelas visitas, recadinhos e carinhos 1000, vocês é que fazem com que eu tenha disposição de criar, procurar coisas novas e continuar vindo aqui mostrar à vocês, fazem com que cada dia eu ame ainda mais o que eu faço, porque percebo sempre o retorno e prá mim é isso que faz tudo valer à pena. A cada dia que olho os meus seguidores e percebo que há rostinhos novos, fico feliz demais!

Beijocas de boa semana!!!

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Carimbando com tinta - Dica Time Criativo True Colors

Eu já contei a minha história resumidamente, de como comecei a fazer scrap, sempre soube das possibilidades do uso e aplicação das tintas e texturas nos projetos de scrapbooking, mas confesso que nunca tinha chegado a fazer algo efetivamente, talvez por falta de tempo mesmo, porque sempre acabo correndo de um lado pro outro e fazendo de tudo um pouco, é um universo imenso de possibilidades. Quando aceitei essa parceria com a True Colors, aceitei na verdade um belo desafio e sabia disso, sempre digo que copiar, colocar em prática uma técnica, um pap é fácil, difícil é o tal do processo de criação, é uma verdadeira gestação artística... tenho conseguido olhar alguns materiais sobre outra ótica, horizontes mais abertos, estou feliz porque tenho conseguido efeitos diferentes e também desenvolver projetos que antes só ficavam no papel. A dica de hoje é na verdade um convite à imaginação e criatividade, a proposta é carimbar com a tinta, podemos usar carimbos prontos, aqueles lindos, de madeira ou silicone, mas também podemos carimbar de outra forma, utilizando materiais alternativos.


Dei uma procurada aqui em casa e reuni o que eu achava que seria legal, um retalho de sianinha, um pedaço de plástico-bolha e esse carimbo artesanal, feito de EVA. Utilizei a tinta PVA Metal Cromo e um pincel macio.


Esse carimbo de EVA é bem fácil de fazer, a base é EVA de 9mm, os círculos são  também de EVA (3mm) cortados no furador circular, prá que ficassem mais altinhos e evitasse borrões, foram colados um sobre o outro e depois colados na base, ficou ótimo para estampar bolas grandes. Com um pincel macio, apliquei a tinta sobre os círculos, o suficiente para cobrir, evitando sobras que transbordassem.


Virei o carimbo e com cuidado pressionei sobre a folha.


Resultado... um monte de bolotas, adoro ;oP


Com o plástico-bolha o procedimento é o mesmo, apenas cuidado para não deixar excesso de tinta, senão as bolinhas não aparecem, fica tudo borrado.


Virar o plástico e alisar com cuidado, suavemente.


Com o plástico-bolha as bolinhas ficam texturizadas, o que eu também adoro, acho um charme o efeito. A sianinha é um pouquinho mais chata de trabalhar, porque por ser muito fininha, ao carimbar borra as laterais, então cuidado redobrado... uma alternativa seria colocar 2 ou 3 pedaços um sobre o outro, ou ter muita paciência e passar tinta apenas sobre ela, sem borrar o papel.


Virei o pedaço de papel com a sianinha e pressionei apenas onde eu sabia que ela estava colada, evitando assim, que borrasse dos ladinhos.


Então aqui as minhas dicas e seus respectivos resultados, espero que tenham gostado e que agora vejam materiais e até mesmo coisas que dispensaríamos  por falta de serventia com outros olhos, tudo pode ser reaproveitado de alguma forma, basta colocar a criatividade em prática. Beijos prá vocês com uma excelente semana!!!!

Vejam no blog da Jaluza, da Tati e da Ana outras sugestões.

Beijocas ♥

sábado, 21 de novembro de 2009

Stencil e Textura - Dica Time Criativo Scrap Colors

Depois de um breve sumiço, por motivos vários, desses que a gente nem sabe bem como lidar, somados a muito trabalho, abandonada pela dirarista e umas pitadas a mais de emoção... cá estou eu, de volta e viva, sobrevivente... kkkkkkkkkkk. Só mesmo essa semana consegui colocar as coisas nos eixos e a vida em dia; falando em atrasos ;o( eu estou prá lá de atrasada com minhas dicas da True Colors, mas esse final de semana, me dediquei a colocar esses e alguns outros projetos em ordem. A dica de hoje é fácil, não requer muito material e eu adorei fazê-la, como das outras vezes, a minha ideia inicial é sempre de reaproveitar o que já temos e acrescentar novos materiais com criatividade, obtendo assim novas técnicas e efeitos. A técnica proposta no nosso cronograma era de trabalhar o stencil com a textura, quando comecei a pensar no que faria, a primeira coisa que lembrei foi que a Textura Aqua depois de completamente seca fica transparente, deixando evidente apenas o glitter, nesse caso, ouro. Nas outras dicas não havia usado ainda o Bit Vitro, que são microesferas transparentes, e cá com meus botões achei o casamento dessas duas transparências perfeito. Consegui dessa forma obter um efeito translúcido, ou seja, a cor do papel de fundo vai predominar e sobre ela, a textura do Bit Vitro e o brilho sutil do glitter ouro. Dessa forma, tendo esses produtos básicos: Textura Aqua, Bit Vitro, Stencil, vc pode trabalhar o motivo e cores que quiser.



Para compor as pétalas da rosa, usei um retalho de papel vermelho liso, para evitar que o stencil escorregasse, fixei apenas as laterais com pequenos pedaços de fita crepe. Com uma espátula plástica, fui colocando delicadamente a textura, alisando, deixando a camada uniforme, não é necessário uma camada muito grossa, inclusive demora mais ainda prá secar.



Sobre a camada fina de textura, aplicada de maneira uniforme, coloquei o Bit Vitro, cobrindo toda a superfície do stencil. * Conversando com a Lu, da True Colors, seria mais interessante por questão de economia do Bit e também da textura, que o Bit seja colocado depois da retirada do stencil, assim a textura que fica excedente no stencil pode ser guardada limpa de volta no potinho, e o Bit também, quando retirar o excesso é só guardar limpinho no vidro, duas cabeças pensam menlhor que uma.. heheheh. Por isso somo uma equipe ;oP *


 Em seguida, com muito cuidado, fui retirando o stencil, nessa etapa é importante uma bandejinha ou mesmo uma folha de papel ao lado, pois o excesso de Bit Vitro sai e pode ser reutilizado, evitando desperdícios.


Ao retirar o stencil está lá o desenho da rosa, bem definido, coberto com textura e Bit Vitro, é importante lavar de imediato o stencil, pois a textura depois de seca pode danificá-lo.


Fiz o mesmo procedimento nas folhas, utilizando o papel verde de fundo, apliquei a textura com espátula, deixando uma camada fina e uniforme.



Da mesma forma, sobre a textura apliquei o Bit Vitro cobrindo toda a área e em seguida, retirei com cuidado o stencil.


Aqui já é possível ver o início da secagem, as áreas esbranquiçadas ainda bem molhadas e em alguns pontos surgindo o efeito transparente, translúcido.


Aqui já tudo sequinho, o que se vê no efeito final é uma textura enrugadinha e transparente conferida pelo Bit Vitro e de forma muito delicada um suave brilho dourado do glitter ouro existente na Textura Aqua. Quando estava tudo bem seco, recortei a rosa e as folhas, deixando uma pequena margem ao redor das peças, evidenciando o efeito e dando um acabamento delicado, montei a flor apenas sobrepondo as pétalas sobre as folhas.


Aqui é possível ver um brilho dourado sutil, bem delicado e o efeito de transparência na flor. Coloquei sobre o fundo escuro prá que vocês pudessem ver melhor o efeito obtido e abaixo, sobre fundo claro.


A minha impressão pessoal sobre o material é a melhor possível, amei trabalhar com essa textura já nas outras dicas, nessa, casamento perfeito com o Bit Vitro, já separei outro stencil e quero fazer um girassol lindo que tenho aqui, variando a cor do papel de fundo com o tema do stencil e tendo em mãos apenas esses dois produtos, as possibilidades são inúmeras. Eu amei o efeito, a delicadeza e a facilidade de trabalhar com o produto, então só posso dizer prá vocês que de minha parte: APROVADÍSSIMO!!!

Já estou com a próxima dica prontinha, fotografada, aguardem que logo coloco prá vocês! Beijos muitos de bom domingo ;o) 

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Baú em scrap decor com flores lollipop

Eu dou algumas demonstrações e aulas na Switta Armarinhos, fiz esse bauzinho em scrap decor à pedido deles, na verdade foi uma espécie de desafio, porque me pediram que fizesse de uma forma que lembrasse tecido. Tinha recém recebido esse papel novo da TeC, e adorei o romantismo dessa folha, desses tons, confesso que demorei um pouco até conseguir idealizá-lo e montar o projeto como eu queria.


Fiz nele um fundo com PVA pérola, pintei as bordas trabalhadas e também por dentro com verde country, coordenei com os tons que estavam no desenho do papel, esse papel é a folha dupla-face Fitas e rosas. Usei somente ela, a recortei de várias formas, como a folha tinha um ar envelhecido e alguns detalhes em marrom, utilizei almofada para carimbo marrom e essa passamanaria para dar acabamento.


Na frente do baú havia esse espaço, lugar reservado para o fecho, que não acompanhou a peça, "quebrei" a cabeça por um tempo, tentando imaginar o que poderia fazer prá preencher esse espaço, acabei lembrando de fuxico, achei que no tamanho certo ficaria lindo e faria o acabamento que eu precisava, mas não tinha tecido nos tons do papel e queria que tudo ficasse coordenado. Pensei em fazer uma flor utilizando os nossos furadores, mas ainda não era bem o que eu queria (imaginem uma criatura chata....) foi então que lembrei dessa florzinha lollipop que adoro, gosto dela pela simplicidade, pelo estilo rústico, pela delicadeza, porque é circular, que eu adoro. De quebra ainda aproveitei as sobras do papel, cortei os círculos utilizando uma sequência dos nossos furadores, em breve vou colocar o pap dela aqui prá vocês. Fixei o centro com aplique metálico (bailarina) rosa, prá que ficasse bem no centro mas não atrapalhasse a abertura e fechamento da peça, fixei apenas na metade superior com fita-banana.



Ainda assim eu tinha achado que na tampa estava vazio demais, faltando algo, prá combinar com a florzinha da frente fiz um arranjo da mesma flor, variei as composições com os tons dos papéis, incluí as folhinhas e o arabesco espiral,  feitas com furador; assim como a primeira, fixei o centro das flores com bailarinas. Eu gostei muito do resultado e fiquei muito feliz porque o cliente também gostou, está na loja em exposição e tem feito sucesso, muitos acham realmente que é tecido ;o)

Em breve trarei mais peças que fiz ao longo desses dias e também alguns passo-a-passo e dicas.

Beijos de boa semana ♥

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Workshop Ladybug Garden na Creare

Na próxima sexta 13/11 estarei na Creare dando um workshop de um vasinho lindo de flores, projeto Ladybug Garden. O projeto é um scrapdecor que além de ser uma gracinha é bem interessante porque abrange vária técnicas na mesma peça, nele trabalharemos: dicas de preparação da peça, utilização de furadores e montagem e armação das flores, baseado nas técnicas de punch art propostas pelo Vlady, trabalharemos costura, uso da carimbeira no distress, dicas de coordenação de cores e da utilização do papel puro glitter. Técnicas e dicas para que as peças em scrap decor fiquem bem acabadas e originais. Vamos passar uma tarde gostosa com uma turminha animada, fazendo o que mais gostamos... scrap!



Ladybug Garden



Detalhe da costura

Detalhe da flor


Para mais informações, ligue na Creare, no 41 - 3339-0060, falar com a Fer.

Beijocas ♥

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Um verdadeiro presente

Eu ando com minha vida bastante corrida, minhas amigas virtuais reclamando das poucas postagens e do sumiço, não diferente das reais, que me ligam e choramingam, que ficamos dias sem conversar, semanas sem nos vermos, que vão marcar hora, etc... Essa cobrança é tão gostosa, denota um carinho tão grande, demonstração de amizade. Acho que a maioria já sabe da minha amizade com a Taninha e de como a ida prá Convenção da Toke e Crie nos aproximou, principalmente por conta do episódio do aeroporto, mas a verdade é que mesmo nós duas sendo demonstradoras da TeC, morando em bairros próximos, não nos vemos com frequência, a velha correria do dia-a-dia...

Esses dias atrás a Taninha postou um canvas e nessa ocasião, ela me disse que tinha feito um outro, lindo e que estava lá na Beija-Flor, que queria que eu visse e dissesse o que eu achava dele, na mesma semana acabei indo na loja comprar umas coisas,  mas... muito distraída... (eu? magina...) olhei por tudo, vi outras peças dela e nem lembrei de perguntar do painel que ela havia dito, alguns dias se passaram e nos falamos novamente por telefone. Ela sutilmente me perguntou se eu tinha visto o painel, e eu disse a verdade... que não, que tinha visto o resto, mas não o painel, ela então insistiu: mas então veja quando vc for lá. Eu sempre voando nem me dei ao trabalho ao menos de pergutar porque ela queria tanto que eu visse, o que tinha de tão importante... bem bacana eu ;o(
Uma semana depois eu voltei na loja e perguntei prás meninas onde estava o painel e quando vi, confesso que me emocionei, estava num dia "bem mais ou menos" meio desanimada, um pouco cansada...


Confesso que foi uma surpresa tão grata, que fiquei tão feliz e emocionada, com os olhos rasos mesmo, não esperava ;o) Tiramos essa foto num dia que  dei um Make & Take na Creare, ela foi lá me prestigiar, aliás sempre vai, foi semana passada na Papelaria Bacacheri também e no final do dia tomamos um delicioso chocolate quente e fofocamos assunto de 3 meses em 1 hora... foi tão rapidinho, mas valeu!
Agradeço à Deus todas as manhãs e todas as noites pela minha família, pelos amigos que tenho, por me permitir ter amizades e pessoas tão especiais ao meu redor. Obrigada Taninha, pela sua amizade, por ter sido tão companheira e amável quando entrei na TeC, por ter nos permitido estar sempre juntas, obrigada pelas conversas, pelo café regado a desabafo e risadas da semana passada, vc é especial, adoro você ;o) Espero que assim possamos continuar, e ano que vem tem convenção novamente, aí vamos mais cedo pro aeroporto, sabe né? viver ao meu lado é ter momentos de aventura e emoção... kkkkkkkkkkkkkkkk.

Te amo amiga.

Beijos ♥

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Efeito Máscara - Dica Time Criativo Scrap Colors

Hoje eu venho com mais uma dica para personalizar as páginas de scrap, às vezes queremos fazer um determinado projeto e temos dificuldade em encontar uma folha no estilo que queremos, então essa é mais uma das possibilidades dessa linha de produtos da True Colors. Prá quem não sabe, o efeito máscara nada mais é do que criar um efeito vazado, seria um stencil ao contrário, ao invés de ressaltar o desenho em si, ressaltamos seu contorno. Você pode usar vários materiais como matriz ou molde para trabalhar. No meu caso utilizei essa florzinha linda, vazada, feita no furador complexo, sendo que ao fazer desta forma, eu consigo tanto o efeito máscara no papel como também tenho as flores prontinhas com efeito perolado, podendo assim compor coordenadamente o cenário.

Iniciei o trabalho com o furador complexo de flor e papel colorplus.


Furei algumas flores, é bom verificar se os cortes sairam perfeitos, sem rebarbas.

 

Como o Spray Colors possui um efeito muito sutil, prá que ficasse mais evidente, eu utilizei um papel de fundo escuro, nesse caso marrom, recomendo também que por se tratar de um produto bastante líquido utilizem papéis com gramatura mais elevada. A minha ideia foi fazer um barrado com as flores, então as coloquei enfileiradas em uma das margens do papel.




Em seguida, apliquei o Spray Colors Ouro Rico, é necessário agitar bem o produto e ter uma certa distância na aplicação, evitando que respingue e manche.




Eu fiz a aplicação e com cuidado retirei uma florzinha, prá ver se eu tinha conseguido o efeito que eu imaginava, tinha ficado exatamente como eu queria, mas no caso de alguém gostar de um efeito mais proeminente, recomendo aguardar secagem (rapidinho) e fazer uma nova aplicação.




Obtive esse efeito, levemente perolado, e lá está o desenho da flor perfeitinho. Esse miolinho recortado dá um charme todo especial à técnica. Nessa foto, tirei sem flash prá que vocês pudessem entender o contraste da técnica.


Aqui é possível ver nitidamente os detalhes.


Temos na verdade as duas técnicas em uma só, tenho o efeito da máscara e tenho a flor com tom perolado, que pode ser coordenada com os projetos. Vejam a diferença da flor com o Spray Colors e o verso dela sem nada.


Resolvi fazer nas duas extremidades para ficar uma espécia de barra, rendada.



Agora basta usar sua criatividade e compor seu layout, o efeito máscara pode ser obtido de várias formas, utilizando recortes em EVA ou papel como molde, chipboards ou até mesmo algum molde riscado em papel e recortado à mão. Tenham todos uma boa semana e aguardem a próxima dica!

Beijocas ♥