quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

E quem disse que Natal só pode ser vermelho? Dica Time Criativo True Colors

Eu amo vermelho (nem precisava dizer isso prá vcs, né?) mas a verdade é que por natureza já não sou muito fã das festas de Natal, pelo simples motivo de que o verdadeiro sentido do Natal se perde entre shoppings, futilidades e consumismo. Sei que soa estranho, mas nem do Papai Noel eu gosto, a imagem dele definitivamente não me atrai, ele não me encanta, simples assim... também não gosto de anjos e de querubins tenho verdadeiro pavor, tipo criança que tem pavor e trauma de palhaço sabem? Então... igualzinho; como diz meu marido, você é atípica, uma pessoa que não gosta do Papai Noel e que não é fã de sorvete, raramente toma, não pode ser normal... enfim, bem-vindos ao meu mundo imperfeito e estranho, já dizia a frase: "de médico e louco todo mundo tem um pouco"... e eu, tenho é muito... dos dois. Sempre quem monta a árvore e enfeita a casa é meu marido, junto com o Leo, eu só venho de vez em quando dar uns palpites e pitacos, enjoada do vermelho, no ano passado mudei um pouco a minha árvore e coloquei umas bolas de patch pink, rosa e verde. Amei o resultado, ela deu uma nova cara, trouxe vida e alegria à minha árvore. Quando recebi o kit desse mês da True Colors, não me aguentei, pink e tons de rosa.... perfeito e lindo, veio bem a calhar. Demorei a decidir o que faria, pensei num enfeite de árvore (apesar de em cima da hora) que combinasse com os que eu já tenho aqui, até porque esse ano será o último ano da minha árvore que completa 8 natais, já com ares de cansada, ano que vem vou mudar tudo, mas pretendo manter o rosa. E foi pensando nessa renovação futura que resolvi fazer uma bolinha de Natal diferente.


Eu tinha várias bolinhas de MDF cortadas à laser, aqui paradas e resolvi partir delas, queria trabalhar um pouquinho de volume, por isso usei chipboard cru. Nesse projeto usei Pátina Ecológica Coral, Tinta Acrílica ScrapColors Pink, Textura Aqua Metal Coral, PVA Metal Cromo, além de papel de scrap estampadinho, cola, lixa de unha, fitas de voil, cristais e strass que eu tinha guardado da época que eu fazia biju (tudo se aproveita).


Comecei pintando o chipboard cru com a tinta ScrapColors Pink, que tem uma excelente cobertura por sinal e a cor vibrante e maravilhosa! Caso você não tenha o chipboard, alternativas baratas seriam riscar o desenho em pratinhos de isopor, papelão ou EVA.


Em seguida, com o PVA Metal Cromo, pintei algumas estrelinhas também de chipboard cru, nesta etapa, para uma cobertura mais rápida, é interessante aplicar antes da tinta um PVA claro.


Em seguida, apliquei com um pincel de cerdas duras a Textura Aqua Metal Coral, apliquei batendo o pincel, para que o aplique ficasse texturizado, "crespo", como usei pouca quantidade de textura, o efeito final foi de um delicado metalizado, levemente transparente, permitindo em alguns pontos enxergar o tom pink do aplique.


Como a minha árvore já tinha as bolinhas em tons de verde e rosa, escolhi um papel que tivesse uma estampa delicada, mas sem sair do tom de verde-clarinho, o fundo do papel era branco, usei a Pátina Ecológica Coral para tonalizar e dar um efeito perolizado.


Coloquei aqui prá vocês verem o meu modo de fazer essa tonalização, a consistência da Pátina é maravilhosa, rende muito, para fazer qualquer pátina com efeito mais delicado, eu uso pincel de cerdas duras, carrego pouquíssima tinta, tiro o excesso em um papel ao lado, deixando no ponto em que o pincel não tem mais umidade, ele apenas borra o papel. Fiz uma pátina suave no papel, reforçando alguns pontos, prá que não fique muito uniforme, muito certinho.


Risquei a bola no papel e recortei groseiramente, apenas para facilitar a colagem, colei com cola branca, pouca cola, espalhada com pincel. Fiz isso dos dois lados da bolinha.


Para retirar as rebarbas do papel, utilize lixa de unha, do lado mais fininho, em movimento de cima prá baixo, o acabamento fica perfeito. Por mais suave que seja a lixa, sempre as laterais ficam arranhadinhas e neste caso, por ser cortado à laser, as laterais do aplique eram escuras, eu apliquei a Pátina na lateral e reforcei as bordas da bolinha, como se fosse um sombreado.


De um dos lados, eu colei a estrela, na verdade achei que ela ficou muito apagada só com o amarelo, aqui não aparece, mas depois, sobre essa estrela eu colei uma estrelinha menor, pintada de pink e texturizada, igual ao presentinho.


Do outro lado, colei o presentinho e dentro dele uma estrelinha amarela, menor.


Queria colocar na árvore, mas não com apenas um fiozinho de nylon, fucei nas minhas caixas de cristais, pedrarias e strass, que guardo há séculos. Escolhi esses cristaizinhos, uma florzinha de voil, strass verdes e também fita de voil pink.


Montei alternando os cristais, fiz um laço de voil pink e sobre ele colei a flor rosa. Não ficou uma graça? Está tão delicadinho na árvore, e o Leo todo orgulhoso, toda hora ele diz, foi a mamãe que fez ;oP e essa é a melhor parte, não tenham dúvidas.


Aqui a parte que eu escolhi prá ficar prá trás, por ter gostado menos, achei que ficou meio vazia, ainda vou colar uns strass pink prá preencher esse espaço, mas não tinha aqui à mão.


E aqui, a parte que ficou prá frente, lindinha na minha árvore, do meu Natal Rosa, cheio de cores vibrantes e fru-frus, que é como eu gosto.

 
O próximo pap já está pronto e tenho também umas coisas novas prá contar e mostrar, ainda essa semana ;o)

Beijos meus cheios de carinho ♥

10 comentários:

Unknown disse...

Esta tudo tão lindo.Amei a bola de natal de MDF.Eu condordo com vc em relação ao desvio do verdadeiro significado do natal, as pessoas acreditam mais em presentes do que no sentimento de união e confraternização.Uma pena tudo isso.Mas não tenha medo dos anjos não, eles são nossa proteção nesse mundo louco.Rsrrs
Bjs frô

Jaluza Scrap disse...

Amei tudo. Tu és perfeita com um pincel!!
Teus trabalhos são lindos!
Obrigada querida pela visita.
Bjs

Tays Rocha disse...

Obrigada Meg pela visita e pelo carinho ;o) Eu não tenho medo do significado real dos anjos não, eu não gosto é do desenho, da personificação da imagem, não gosto de querubins, a estética não me atrai. Creio que sim que em grande parte contamos com a proteção deles, o do meu filho tadinho... deve estar todo esfolado... hehehehe. Beijocas.

Tays Rocha disse...

Jaluzaaaa, tô me coçando prá saber o que são essas chamadas, tô te esperando amanhã no bazar ;o) Obrigada pelo carinho de sempre e por elogiar meus trabalhos. Beijocas.

Silvana Franco disse...

Tays, vc arrasa!!

Enfeites muito fofos para sua árvore!!Criativa, diferente!!!

Bjcas natalinas

Tays Rocha disse...

Obrigada Silvana! Fico feliz que tenha gostado, o negócio é que eu enjoo, estou sempre reinventando as coisas reorganizando de forma diferente, tenho comigo essa necessidade de renovar ;o) Teu blog também está maravilhoso. Beijocas amiga.

Renata Moni disse...

Adorei sua ideia!
fiocu lindo!!!
bjs

Déa Café disse...

que máááxiimoo!!! pena que não vi isso antes! rsrs muito obrigada pelas dicas, viu? e parabéns! beijocas!

Tays Rocha disse...

Renata e Dea, obrigada meninas pelo recadinho e pelo carinho de vocês, fico feliz que tenham gostado da sugestão. Beijocas ;o)

Luci Cardinelli disse...

aaaah gostei demais! e amei isso de pátina no papel, nunca havia visto! Mais uma lição, obrigada!

beijoss