quarta-feira, 22 de abril de 2009

Porta-jóias orquídeas - Decoupage 3D

Este porta-jóias em decoupage 3D foi a peça que fiz para o Armarinhos Switta, desde que vi esse papel me apaixonei porque amo orquídeas, são a minha paixão. Nessa peça utilizei PVA pérola, PVA preto, papel para decoupage Flores com Moldura 7426 (DFG378N) by Mamiko,  boleadores 16 e 18 mm 6204 (AR007), tesoura Arte & Hobby 7246 (TA017), cola spray decoupage 250 mL 7001 (CO002), fita-banana (adesivada, espuma dupla-face) 1863 (FAD01), lixa P320, silicone, verniz acrílico, dimensional incolor (gotinhas).



Para colar a lâmina sobre o MDF, usei a cola spray para decoupage e a primeira camada colei com fita-banana, o processo é mais simples, rápido e a base ganha uma sustentação melhor; assim como no quadro de tigre, nas camadas em que eu quis dar um certo "movimento", nas folhas e flores por exemplo, utilizei silicone. Para que as folhas e flores ganhem esse aspecto ondulado, que lhes conferem um ar de leveza e movimentação, é necessário o uso do boleador. A técnica consiste em fazer movimentos circulares no avesso da figura, que deve estar apoiada em uma superfície macia, como um paninho ou tecido dobrado várias vezes. Nesta foto, os detalhes da sobreposição. 





Nesse caso, usei boleador para arredondar e dar volume às flores e folhas e com um palito de churrasco, enrolei as pontas das pétalas, para que ficassem viradinhas prá cima, na colagem da orquídea rosa, que é a flor principal, separei as pétalas e remontei a flor, colando uma a uma separadamente, deixando o centro mais pressionado e as bordas das pétalas mais levantadinhas.

Na lateral do porta-jóias colei as barrinhas com a cola spray, e com pedacinhos da barrinha que sobrou cortei as cantoneiras que usei nas gavetinhas e na tampa. Ao redor da barrinha, fiz um acabamento com bolinhas pretas, uma "continuação" do rendado da figura, utilizei o próprio boleador para fazê-las. Adorei fazer esta peça, espero que tenham gostado, aproveitem essa mesma idéia variando os papéis, as opções estão belíssimas! 

Beijos ♥

Nenhum comentário: